Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEIO DE TRANSPORTE – Como se orientar através de pontos de referências.

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Localizar-se no tempo e espaço através das referências;

- Vivenciar através do faz-de-conta um trajeto orientado por pontos de referências;

- Representar por meio de desenho o trajeto realizado.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 10 a 15 minutos ca
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Posições e pontos de orientações

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Realizar um percurso na escola se orientando através de pontos de referêcias.

1º Momento: O professor deverá combinar com as crianças um percurso pela escola em um transporte imaginário. Inicialmente deverá solicitar que as crianças se agrupem em pequenos grupos para fazerem o percurso  de “carro”, esse carro será demarcado com uma corda ou uma caixa grande,  ficando o motorista e os passageiros dentro deste espaço. Os passageiros terão a função de auxiliar o motorista sobre as direções e caminhos que deverão percorrer até chegarem no lugar combinado com os outros grupos.

Observação: O professor deverá auxiliar nas escolhas dos grupos, cada grupo poderá ter no máximo cinco crianças, uma vez que a capacidade de um carro passeio é de cinco pessoas.

Sugestão: Este percurso pode ser orientado através de um mapa elaborado pelo professor ou pelos alunos do outro grupo.

2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças se organizem para sairem para o passeio no carro imaginário, lembrando o percurso que devem fazer, passando pelos pontos de referencias sugeridos pelos grupos: secretária, parque, cantina, sala do turma 4.  O professor deverá combinar as referências com as crianças, situando-as  a chegarem ao local combinado.

desenho

desenho

Crianças realizando um percurso de faz-de-conta na escola

3º Momento: Após o percurso realizado, o professor deverá conversar com o grupo na sala sobre a atividade, indagando o que foi necessário para se realizar o percurso e como foi desempenhada cada função dentro do “transporte”.

  • O que foi preciso para se chegar ao destino?
  • Como o motorista conseguiu chegar o destino?
  • Quais caminhos foram realizados para seguir o caminho certo?
  • Quais foram os pontos de referências que vocês se orientaram?

Diante dessas indagações o professor pode dar uma folha ou um giz para as crianças representarem o percurso, destacando as referências e as direções que precisaram realizar para chegar ao destino.

Observação: O professor deve estar atento as falas das crianças já que a linguagem está sempre presente na maioria das atividades, é necessário registrar destes momentos através da escrita, fotografia e filmagem.

desenho        desenho 


4º Momento: Ao final, as crianças devem fazer uma avaliação da atividade realizada, explicitando seus desejos, aprendizagem e frustações.

Avaliação

O professor deve avaliar se as crianças:

  • Compreenderam as orientações proposta pelo professor;
  • Conseguiram realizar o percurso se orientando pelas referências;
  • Respeitaram os colegas no momento da atividade auxiliando em cada etapa;
  • Participaram do percurso e registros das atividades.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.