23/11/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
- Localizar-se no tempo e espaço através das referências;
- Vivenciar através do faz-de-conta um trajeto orientado por pontos de referências;
- Representar por meio de desenho o trajeto realizado.
Posições e pontos de orientações
Atividade 1 – Realizar um percurso na escola se orientando através de pontos de referêcias.
1º Momento: O professor deverá combinar com as crianças um percurso pela escola em um transporte imaginário. Inicialmente deverá solicitar que as crianças se agrupem em pequenos grupos para fazerem o percurso de “carro”, esse carro será demarcado com uma corda ou uma caixa grande, ficando o motorista e os passageiros dentro deste espaço. Os passageiros terão a função de auxiliar o motorista sobre as direções e caminhos que deverão percorrer até chegarem no lugar combinado com os outros grupos.
Observação: O professor deverá auxiliar nas escolhas dos grupos, cada grupo poderá ter no máximo cinco crianças, uma vez que a capacidade de um carro passeio é de cinco pessoas.
Sugestão: Este percurso pode ser orientado através de um mapa elaborado pelo professor ou pelos alunos do outro grupo.
2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças se organizem para sairem para o passeio no carro imaginário, lembrando o percurso que devem fazer, passando pelos pontos de referencias sugeridos pelos grupos: secretária, parque, cantina, sala do turma 4. O professor deverá combinar as referências com as crianças, situando-as a chegarem ao local combinado.
Crianças realizando um percurso de faz-de-conta na escola
3º Momento: Após o percurso realizado, o professor deverá conversar com o grupo na sala sobre a atividade, indagando o que foi necessário para se realizar o percurso e como foi desempenhada cada função dentro do “transporte”.
Diante dessas indagações o professor pode dar uma folha ou um giz para as crianças representarem o percurso, destacando as referências e as direções que precisaram realizar para chegar ao destino.
Observação: O professor deve estar atento as falas das crianças já que a linguagem está sempre presente na maioria das atividades, é necessário registrar destes momentos através da escrita, fotografia e filmagem.
4º Momento: Ao final, as crianças devem fazer uma avaliação da atividade realizada, explicitando seus desejos, aprendizagem e frustações.
O professor deve avaliar se as crianças:
Quatro estrelas 4 classificações
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20/10/2012
Cinco estrelasMuito bom!
31/03/2011
Cinco estrelasMUITO CRIATIVA ESTA AULA. É O APRENDER BRINCANDO. O ALUNO NÃO ESQUECE A EXPERIÊNCIA E LEVA ISSO PARA A FAMÍLIA O QUE É BOM. GRATO - ELIAS.
26/06/2010
Quatro estrelasmuito criativo, incentivador e motivador
08/06/2010
Cinco estrelasMuito bom! Adorei