Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SALVE O MAR! NÃO JOGUE LIXO NA PRAIA - Campanha de conscientização

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Divulgar o problema da poluição marinha;
  • Desenvolver e ampliar as propostas de soluções relacionadas à poluição do mar e das praias;
  • Incentivar e promover junto a população o envolvimento no combate a poluição.
  • Desenvolver a capacidade argumentativa;
  • Desenvolver a habilidade de escrita em função de campanha pública.
Duração das atividades
2 aulas - aula de campo de 2 horas. Registro - 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre a poluição marinha. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula, apresentada neste portal, intitulada "Poluição do mar - um problema a ser discutido pelas crianças".

Estratégias e recursos da aula

Atividade: Ida à praia para a realização da campanha de conscientização dos banhistas.

Antes da aula passeio, o professor e as crianças devem organizar os "combinados" , como: o horário de saída e o que elas irão fazer durante a aula. Nesse momento os pais são aliados para ajudar na campanha e acompanhar as crianças no espaço público.

1º Momento: Chegando ao local combinado as crianças e o professor sentam na roda e conversam sobre a importância dessa campanha planejada pelas crianças. O professor orienta a forma de abordar os banhistas e o papel de cada um na realização da campanha. Após essa conversa, divide as crianças em duplas ou em trios para  distribuir os panfletos e convercer os banhistas a preservar a praia e o mar.

O (a) professor (a) deve registrar esta atividade com fotos ou vídeos para posteriormente fazer a retomada da aula passeio com as crianças e refletir sobre o papel de cada uma na educação de outras pessoas.

Participação dos pais na realização da campanha.

undefined

As crianças abordando os banhistas e conversando sobre a preservação das praias e do mar.

undefined

Trabalho de conscientização dos banhistas e turistas

undefined

Distribuição dos panfletos

2° Momento: Após retornarem a escola, o professor pode realizar u ma roda de conversa pa ra avaliar a realizaçã o da campanha. Em seguida,  assume o papel de escriba para registrar o relato da atividade  (texto coletivo). Em seguida,  Individualmente as crianças  escrevem  sobre o que mais gostaram e o que observaram durante a aula.

Avaliação

Avaliar se as crianças participaram das aulas com o seguinte procedimento:


  • fazendo a divulgação do problema da poluição marinha;
  • elaborando   as propostas de soluções relacionadas à poluição do mar e das praias;
  • conversando com  a população para  combater a poluição.
  •  argumentando para convencer as pessoas a não poluir a praia;
  • reconstruir por meio da linguagem (oral e escrita)  o que fizeram na prática.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.