20/11/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre a poluição marinha. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula, apresentada neste portal, intitulada "Poluição do mar - um problema a ser discutido pelas crianças".
Atividade: Ida à praia para a realização da campanha de conscientização dos banhistas.
Antes da aula passeio, o professor e as crianças devem organizar os "combinados" , como: o horário de saída e o que elas irão fazer durante a aula. Nesse momento os pais são aliados para ajudar na campanha e acompanhar as crianças no espaço público.
1º Momento: Chegando ao local combinado as crianças e o professor sentam na roda e conversam sobre a importância dessa campanha planejada pelas crianças. O professor orienta a forma de abordar os banhistas e o papel de cada um na realização da campanha. Após essa conversa, divide as crianças em duplas ou em trios para distribuir os panfletos e convercer os banhistas a preservar a praia e o mar.
O (a) professor (a) deve registrar esta atividade com fotos ou vídeos para posteriormente fazer a retomada da aula passeio com as crianças e refletir sobre o papel de cada uma na educação de outras pessoas.
Participação dos pais na realização da campanha.
As crianças abordando os banhistas e conversando sobre a preservação das praias e do mar.
Trabalho de conscientização dos banhistas e turistas
Distribuição dos panfletos
2° Momento: Após retornarem a escola, o professor pode realizar u ma roda de conversa pa ra avaliar a realizaçã o da campanha. Em seguida, assume o papel de escriba para registrar o relato da atividade (texto coletivo). Em seguida, Individualmente as crianças escrevem sobre o que mais gostaram e o que observaram durante a aula.
Avaliar se as crianças participaram das aulas com o seguinte procedimento:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!