Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre a poluição marinha. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula, apresentada neste portal, intitulada "Poluição do mar - um problema a ser discutido pelas crianças".
A campanha realizada e idealizada pelas crianças visa sensibilizar e conscientizar a população quanto aos problemas ambientais causados pela poluição das praias e ressaltar a importância da mudança de hábitos para a preservação da vida marinha.
1ª Atividade:
Confecção de um panfleto informativo
1º Momento: O professor distribui com as crianças traçados de pequenos balões vazios (como no exemplo abaixo) e pede que as crianças escrevam uma frase alertando as pessoas sobre os riscos e os danos causados pela poluição das praias e do mar. Porém, é necessário que o professor antes de iniciar a atividade apresente diferentes tipos de panfletos na sala chamando a atenção para a sua estrutura.

- Crianças produzindo as mensagens do panfleto


2° Momento: Após o registro escrito individualmente, as crianças sentam na roda e nesse momento cada uma ler para o grupo a mensagem que escreveu. O profes sor e as crianças produzem as mens agens para a confecção do panfleto educativo e utiliza uma imagem produzida por eles para ilustrar a campanha.
3° Momento : Com o objetivo de envolver a família nos projetos realizados pelas crianças, o profess or assume o papel de escriba e constrói junto com as crianças um convite para que os pais também participem da campanha que pode ser realizada em uma praia próxima à escola.
OBS.:
- Por se tratar de uma aula de campo, é importante que junto ao convite também seja enviado um bilhete solicitando a autorização dos pais para a participação da campanha na praia.
- Os panfletos produzidos pelas crianças podem ser utilizados para a realização de uma campanha educativa, como ocorreu na aula apresentada neste portal, intitulada "SALVE O MAR ! NÃO JOGUE LIXO NA PRAIA - Campanha de conscientização".
ATIVIDADE 2 - Organizado as ideias e produzindo um texto coletivo.
1° Momento: Após a socialização dos textos produzidos pelas crianças, o professor pode, ainda, ajudá-las a construir um texto coletivo envolvendo as ideias e soluções sugeridas por eles para a preservação do mar e das praias, como no exemplo de um texto produzido por crianças na faixa etária de 5 anos:
