Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEIO DE TRANSPORTE – Um percurso em sala de aula

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças irão aprender sobre pontos de referências, as direções pelo percurso elaborado.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 10 a 15 min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Direções e pontos de referências

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Simular um percurso em sala de aula com os transportes.
1º Momento: O professor deverá discutir com as crianças o percurso realizado da casa até a escola. Estabelecendo um acordo com o grupo para que ouçam o que os colegas falam, estimulando os que tem mais dificuldade de se expor no grupo: O que você vê no caminho de casa até a escola? Tem posto de gasolina? Você sabe se tem algum mercado? Você viu alguma igreja? Tem alguma escola? Depois, o grupo deverá eleger um destes trajetos para ser representado na sala de aula. Quando o grupo chegar a um consenso sobre o trajeto que deve ser representado, o professor deverá desenhar com o aulixio da criança o trajeto no chão da sala ou no pátio da escola, utilizando um giz, lembrando que neste trajeto devem ser colocados todos os pontos de referências (farmácia, shopping, praças e ruas), durante a representação o professor deve questionar: É para a direita?; É para esquerda?; Sigo em frente), É curva ou é reto? Depois do trajeto representado no chão, solicitar que as crianças desenhem os pontos de referência: farmácia, mercados, igrejas, árvores.

desenho

2º Momento: O professor deverá solicitar que cada criança escolha seu meio de transporte para fazer o percurso,  explicando que cada criança deverá apontar o que tem nos lados (esquerda e direita), os pontos de referências e que direções que irão percorrer até chegar ao destino.

desenho                desenho

 desenho

Obs.: O professor deverá lembrar que só servem de referência os pontos fixos, pois os móveis não estaram no mesmo lugar no dia seguinte, ex: carros, pessoas, animais.

3º Momento: Ao final, as crianças deverão fazer uma avaliação da atividade realizada, explicitando suas expectativas, desejos, frustações e conhecimentos adquiridos.

Avaliação

O professor deve avaliar se as crianças:

  • Compreenderam os pontos de referências como facilitador para percorrer um caminho;
  • Participaram da simulação realizada na sala de aula;
  • Orientaram-se pelos pontos de referências para realizar o percurso.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.