Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Espaços urbanos e rurais (Características e diferenças)

 

09/01/2009

Autor e Coautor(es)
Irene Ferreira Coelho
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar e caracterizar as diferentes paisagens e conscientizar sobre a importância da valorização dos diferentes espaços.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais dos alunos.
Estratégias e recursos da aula

 Professor é de grande importância que se valorize os conhecimentos que os alunos já possuem sobre cada assunto a ser abordado na sala de aula, portanto, sugerimos que inicie esse conteúdo através de uma conversa com os alunos pedindo para eles caracterizarem o lugar em que vivem. Várias perguntas podem ser feitas para mediar essa conversa: Como é o lugar que você mora? Existem muitos prédios, casas, lojas ou existem rios, animais, muitas árvores? Quais os lugares que as pessoas costumam freqüentar para se divertir? Como elas se vestem? Quais são as principais brincadeiras das crianças? O que as pessoas costumam comer nas refeições?
Professor esses são alguns exemplos de perguntas que poderão ser feitas, mas você poder planejar outras que facilitarão a conversa com as crianças. Não se esqueça que é de extrema importância que você comente que o espaço urbano e rural de ontem já não são os mesmos de hoje, pois a tecnologia tem estado presente não só nas cidades, mas também no campo trazendo muitas inovações no trabalho rural e no cotidiano de seus moradores. Assim também tem sido as cidades que se modernizam cada vez mais através dos avanços tecnológicos. Caro professor, a partir das perguntas das crianças, você irá fazendo as mediações necessárias explicando as principais características, semelhanças e diferenças entre o meio urbano e rural. Para isso é importante que você leve imagens, gravuras, fotos, cartazes que auxiliem a visualização das crianças e seu aprendizado.


1ª ATIVIDADE: Após a conversa e as explicações necessárias concernente ao conteúdo trabalhado, sugiro que o professor peça às crianças que desenhem o lugar em que vivem destacando se suas características enquadram em um espaço urbano ou rural. Professor, leve materiais que possam estimular a criatividade dos alunos como, por exemplo, tinta guache, gravuras de revistas tanto do meio urbano como do rural, palito de fósforo, papel picado, lápis de cor, giz de cera, cola, cola colorida, cola com glíter dentre outros materiais, deixando as crianças à vontade para que possam usá-los na construção do desenho. Terminado o trabalho, peça que cada criança descreva o seu desenho, definindo-o como rural ou urbano, citando suas características de acordo com o que foi conversado e explicado a eles na conversa anterior. Depois, junto com as crianças, cole no mural de um lado os desenhos que representam o espaço urbano e do outro lado os desenhos que caracterizam o espaço rural. Caso na sua sala tenha apenas crianças que moram no meio rural ou só no meio urbano, desenhe com eles alguns desenhos que representem o outro espaço que faltou.
Sugerimos o desenho do lugar que a criança vive para que ela possa relacionar o conteúdo ensinado com aquilo que ela vive, com aquilo que é a sua realidade, o seu cotidiano, pois só assim o assunto de cada aula terá significado para o educando.
2ª ATIVIDADE: No final da aula, fale aos alunos que eles deverão conversar com o vovô, vovó, titio, titia, mamãe, papai ou um amigo mais velho sobre os lugares que eles já moraram, e peça para eles anotarem o que as pessoas falarem e que tragam na próxima aula de geografia, pois será feito uma atividade com os testemunhos que eles anotarem. Professor, isso é muito importante, pois você está resgatando a memória e a história de vida de muitas pessoas que com certeza faz parte da memória da cidade e da própria vida dos alunos, alem de buscar uma interação maior na relação escola-família.
Professor, antes da próxima aula, converse com alguém da comunidade escolar, a merendeira, o pessoal da limpeza, o porteiro (a), o guarda, convidando-o para participar da próxima aula a fim de dá o seu testemunho às crianças sobre o lugar ou lugares que ele (a) já morou. Meu objetivo com isso é promover uma relação maior entre todos os participantes da comunidade escolar, valorizando o papel de cada um para o bom desenvolvimento da escola, além de interagir o conteúdo ensinado com o cotidiano e a realidade das pessoas da própria cidade.
Na aula seguinte, então, peça para os alunos relatarem o que eles anotaram da conversa que tiveram com a pessoa que eles escolheram não deixando de fazer as mediações necessárias quanto ao conteúdo que está sendo trabalhado, estabelecendo ligações com o que está sendo ensinado e intervindo nas correções necessárias. Em seguida comunique às crianças da participação de uma pessoa muito importante que irá contar a história do lugar ou lugares que ela já morou. Após o testemunho do convidado (a), deixe as crianças fazerem perguntas e também faça perguntas a elas relacionando a história contada com o que elas estão aprendendo. Com certeza, elas identificarão algumas semelhanças entre a história contada e a história de alguém de sua família ou conhecido. Direcione assim a conversa para que o aprendizado seja positivo para todos. Essa atividade é importantíssima, pois contribui para a conscientização das crianças da importância do outro, e da história de vida de cada um para nós, pois é no coletivo que a nossa história vai sendo construída. Sem contar que a partir do momento em que há uma compreensão do que é ensinado com a história de vida dos alunos é que de fato estaremos criando possibilidades para uma transformação social.
 

 

 

Recursos Complementares
Retroprojetor, power point, jornais, fotografias, livros, etc.
Avaliação
Após o relato dos testemunhos dos alunos e do convidado (a), peça às crianças que criem uma história que tenha um personagem ou personagens que viva no campo ou na cidade, contando o que ele faz, como trabalha, com o que brinca e etc. Deixe que elas escolham sobre qual espaço ela vai escrever, mas antes prepare e mostre imagens em transparências, cartazes ou power point dos espaços urbanos e rurais e incentive seus alunos na produção escrita de acordo com o que eles aprenderam nessas duas aulas de geografia. Professor, na avaliação analise e faça observações quanto ao aprendizado da criança em relação ao que foi ensinado não esquecendo de avaliar também a escrita.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Celia Ortelan de Rezende, Secretaria Muncipal de Educação , Mato Grosso do Sul - disse:
    celiaortelan@hotmail.com

    07/09/2011

    Cinco estrelas

    excelente aula, utilizei em meu plano de aula, fazendo algumas modificações. Obrigada pela contribuição.


  • Neide Dinazete Acosta de Lima, EE LINO VILLACHA , Mato Grosso do Sul - disse:
    dinazete@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei das idéias, prabéns ao prof


  • rosaniscalcon, E.E.B.Professora Neusa Massolini , Santa Catarina - disse:
    rosaniscalcon@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Um trabalho muito ótimo, com atividades atraentes e diversificadas, respeito as ideias das crianças.Ë essencial os comentários também sobre a grande relação e a importância existente entre campo e cidade e os preconceitos que em alguns lugares tem em relação a algumas atividades.


  • graca valois, ponto final , Goiás - disse:
    francavalois@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achei a aula interessante, principalmente a forma de avaliação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.