23/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Um só mundo, muitos cenários geográficos |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Globalização e as novas hierarquias urbanas |
Ao término das atividades os alunos deverão:
- definir metrópole;
- identificar as metrópoles brasileiras;
- conhecer e reconhecer as maiores metrópoles mundiais;
- identificar os estados onde estão as principais metrópoles brasileiras;
- reconhecer as cidades que exercem influência na cidade onde mora.
- conceituar urbano e urbanização.
Professor, leve para a sala de aula o vídeo "São Paulo: parte 2 [Momento Brasil]" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/584/dominio-em-geo-0026.wmv).
São Paulo: parte 2 [Momento Brasil]
Conhecer sobre a cidade de São Paulo
Episódio do Programa Momento Brasil, da TV Escola. Trata sobre o Estado de São Paulo e das características paulistanas. Relata sobre o trânsito , cultura, lazer e a variedade de museus , como o MASP, o mais importante museu de arte ocidental da América Latina, discorre também sobre a culinária
1. passe o vídeo todo de uma vez, para os alunos conhecerem o tema;
2. converse com os alunos sobre o vídeo a partir das questões:a) sobre o que o vídeo trata? (cidade de São paulo)b) por que será que foi feito um vídeo sobre São Paulo? (porque é uma metrópole nacional);
3. passe, novamente, o vídeo. Dessa vez com pausas para comentários. Peça que os alunos comentem detalhes. Abaixo algumas sugestões de pausas e de encaminhamento da discussão:
Pausa 1: cidade caótica e poluída: converse com os alunos o significado dessas palavras e a razão de muitas pessoas as utilizarem para definir São Paulo;
Pausa 2: ângulos, arestas, fumaça: essa pausa é para discutir a urbanidade de São Paulo; aproveite e pergunte "por que a narração fala em "ângulos" e "arestas"? A que se referem estas expressões matemáticas ao se falar numa cidade?
Pausa 3: "comparada a das principais metrópoles do mundo": a rede de entretenimento de São Paulo é rica como a das principais metrópoles do mundo. São Paulo é uma metrópole? Por quê?
Pausa 4: "o MASP": converse sobre a diversidade cultural e científica que viabiliza a presença de museus diversos, e que isso se dá em maior intensidade em grandes cidades; oriente para comparação dessas informações e a cidade onde vocês estão: é caótica? é poluída? é cheia de fumaça? tem muitos museus? tem muitas opções de entretenimento (teatro, cinema, etc)?
Pausa 5: representantes de diferentes nacionalidades": continue a discussão sobre as variedades de entretenimento e de gastronomia relacionado-as às culturas chegadas com os imigrantes de diversas nacionalidades que vivem na cidade.
Final do vídeo.
A partir das discussões do vídeo, liste com seus alunos o que concordam ser características de uma metrópole. Utilize a lista para conversar sobre o que caracteriza uma metrópole: ter uma área de influência que vai muito além de seu território. Explique que há metrópoles em diversos níveis - internacionais, nacionais, regionais - peça que eles citem exemplos, dizendo porque as cidades citadas influenciam outros lugares. Apresente a eles de forma dialogada, as formas de relação entre as cidades conurbadas, trazendo para a discussão a expressão "região metropolitana" e seu significado.
Peça que os alunos acessem, por meio da internet, as cidades citadas na discussão utilizando o Google maps. A orientação para estas buscas é:
a) procurar a cidade pelo no me (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Tóquio, Nova York);
b) verificar se o modo de visualização está na opção satélite (se não estiver, colocar);
c) observar a "mancha cinza" que dá como resultado da busca;
d) alternar a visualização, com e sem os nomes das localidades e as vias de acesso;
e) ao observar as metrópoles brasileiras, anotar o nome das cidades que fazem parte de cada espaço conurbado;
f) também devem procurar a cidade onde moram e a maior cidade próxima, aquela que exerce alguma influência na região.
Lição de casa: S olicite que os alunos escrevam um texto sobr e metrópoles. O texto deve conter as informações discutidas a partir do vídeo (aula 1), das discussões iniciadas na aula 2 e as observações obtidas por mei o da navegação na web utilizando o Google maps. Peça que façam relações sobre a cidade de influência da região. Avise que todos irão apresentar seus textos na aula seguinte.
Professor, peça que os alunos apresentem seus textos. A cada leitura, abra para comentários dos demais alunos e aproveite para inserir informações ou reforçar conceitos que você perceba necessidade.
Ao término das atividades os alunos deverão produzir um mural didático para compartilhar com os demais alunos da escola o que descobriram sobre:
- metrópole;
- as metrópoles brasileiras;
- as maiores metrópoles mundiais;
- um mapa com os estados onde estão as principais metrópoles brasileiras;
- as cidades que exercem influência na cidade onde mora.
Nome | Tipo |
---|---|
São Paulo: parte 2 [Momento Brasil] | Vídeo |
4. Regiôes de influência das cidades 2008: IBGE - http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=1246.
f) colaborou significativamente na produção do mural.
Quatro estrelas 3 classificações
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10/02/2011
Quatro estrelasMuito boa!
24/03/2010
Cinco estrelasUma otima opção de video
24/03/2010
Cinco estrelasO que é metropole?A aula ora observada e trabalhada pela professora,foi bastante interativa;pois a mesma trabalhou o uso da tecnologia com as diversas mídias.Gostaria de saber da professora como faço para trabalhar o mesmo conteúdo em uma escola que não temos tanto suporte de mídias como dvds,tv,etc?