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O que é metrópole?

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
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Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Um só mundo, muitos cenários geográficos
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades os alunos deverão:

- definir metrópole;

- identificar as metrópoles brasileiras;

- conhecer e reconhecer as maiores metrópoles mundiais;

- identificar os estados onde estão as principais metrópoles brasileiras;

- reconhecer as cidades que exercem influência na cidade onde mora.

Duração das atividades
03 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- conceituar urbano e urbanização.

Estratégias e recursos da aula
Aula 1

Professor, leve para a sala de aula o vídeo "São Paulo: parte 2 [Momento Brasil]" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/584/dominio-em-geo-0026.wmv).

São Paulo: parte 2 [Momento Brasil]

Objetivo

Conhecer sobre a cidade de São Paulo

Descrição

Episódio do Programa Momento Brasil, da TV Escola. Trata sobre o Estado de São Paulo e das características paulistanas. Relata sobre o trânsito , cultura, lazer e a variedade de museus , como o MASP, o mais importante museu de arte ocidental da América Latina, discorre também sobre a culinária

1. passe o vídeo todo de uma vez, para os alunos conhecerem o tema;

2. converse com os alunos sobre o vídeo a partir das questões:a) sobre o que o vídeo trata? (cidade de São paulo)b) por que será que foi feito um vídeo sobre São Paulo? (porque é uma metrópole nacional);

3. passe, novamente, o vídeo. Dessa vez com pausas para comentários. Peça que os alunos comentem detalhes. Abaixo algumas sugestões de pausas e de encaminhamento da discussão:

Pausa 1: cidade caótica e poluída: converse com os alunos o significado dessas palavras e a razão de muitas pessoas as utilizarem para definir São Paulo;

Pausa 2: ângulos, arestas, fumaça: essa pausa é para discutir a urbanidade de São Paulo; aproveite e pergunte "por que a narração fala em "ângulos" e "arestas"? A que se referem estas expressões matemáticas ao se falar numa cidade?

Pausa 3: "comparada a das principais metrópoles do mundo": a rede de entretenimento de São Paulo é rica como a das principais metrópoles do mundo. São Paulo é uma metrópole? Por quê?

Pausa 4: "o MASP": converse sobre a diversidade cultural e científica que viabiliza a presença de museus diversos, e que isso se dá em maior intensidade em grandes cidades; oriente para comparação dessas informações e a cidade onde vocês estão: é caótica? é poluída? é cheia de fumaça? tem muitos museus? tem muitas opções de entretenimento (teatro, cinema, etc)?

Pausa 5: representantes de diferentes nacionalidades": continue a discussão sobre as variedades de entretenimento e de gastronomia relacionado-as às culturas chegadas com os imigrantes de diversas nacionalidades que vivem na cidade.

Final do vídeo.

A partir das discussões do vídeo, liste com seus alunos o que concordam ser características de uma metrópole. Utilize a lista para conversar sobre o que caracteriza uma metrópole: ter uma área de influência que vai muito além de seu território. Explique que há metrópoles em diversos níveis - internacionais, nacionais, regionais - peça que eles citem exemplos, dizendo porque as cidades citadas influenciam outros lugares. Apresente a eles de forma dialogada, as formas de relação entre as cidades conurbadas, trazendo para a discussão a expressão "região metropolitana" e seu significado.

Peça que os alunos acessem, por meio da internet, as cidades citadas na discussão utilizando o Google maps. A orientação para estas buscas é:

a) procurar a cidade pelo no me (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Tóquio, Nova York);

b) verificar se o modo de visualização está na opção satélite (se não estiver, colocar);

c) observar a "mancha cinza" que dá como resultado da busca;

d) alternar a visualização, com e sem os nomes das localidades e as vias de acesso;

e) ao observar as metrópoles brasileiras, anotar o nome das cidades que fazem parte de cada espaço conurbado;

f) também devem procurar a cidade onde moram e a maior cidade próxima, aquela que exerce alguma influência na região.

Lição de casa: S olicite que os alunos escrevam um texto sobr e metrópoles. O texto deve conter as informações discutidas a partir do vídeo (aula 1), das discussões iniciadas na aula 2 e as observações obtidas por mei o da navegação na web utilizando o Google maps. Peça que façam relações sobre a cidade de influência da região. Avise que todos irão apresentar seus textos na aula seguinte.

Professor, peça que os alunos apresentem seus textos. A cada leitura, abra para comentários dos demais alunos e aproveite para inserir informações ou reforçar conceitos que você perceba necessidade.

Ao término das atividades os alunos deverão produzir um mural didático para compartilhar com os demais alunos da escola o que descobriram sobre:

- metrópole;

- as metrópoles brasileiras;

- as maiores metrópoles mundiais;

- um mapa com os estados onde estão as principais metrópoles brasileiras;

- as cidades que exercem influência na cidade onde mora.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
São Paulo: parte 2 [Momento Brasil] Vídeo
Recursos Complementares
Sugestões para o professor:
1. Sobre metrópoles: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metrópole (acesso em: 19 out 2009);
2. Info-escola: http://www.infoescola.com/geografia/metropole-e-megalopole/ (acesso em: 19 out 2009);
3. Ministério das Cidades: http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/programas-urbanos/Imprensa/plano-diretor/noticias-2008/abril/metropoles-brasileiras/ (acesso em: 19 out 2009);

4. Regiôes de influência das cidades 2008: IBGE - http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=1246.

Avaliação
Deve acontecer no decorrer das atividades. Os critérios:
a) o aluno contribuiu nas discussões feitas no decorrer do vídeo;
b) o aluno participou das discussões quando foram inseridos os conteúdos específicos;
c) o aluno participou das buscas na web fazendo suas tarefas, auxiliando os colegas;
d) o aluno produziu o texto de forma coerente e apresentou aos colegas;
e) o aluno soube lidar com críticas ao seu texto;

f) colaborou significativamente na produção do mural.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
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