01/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Sistematizar a ortografia e a compreensão fonética de algumas letras e sílabas.
Desenvolver atividades em grupo incentivando a cooperação entre os colegas.
Desenvolver a coordenação motora fina, através de recorte e colagem.
Refletir sobre os direitos que toda criança possui, bem como as brincadeiras da infância.
Momento 1
Através de uma conversa informal a professora perguntará aos alunos o que eles entendem por “ser criança”. Deixar que eles expliquem e exemplifiquem da maneira deles. Perguntar:
O que é ser criança?
O que as crianças fazem?
De que as crianças gostam?
Quais brinquedos elas usam?
De que brincadeiras elas brincam?
Após essa conversa ,explicar que ouvirão uma música que fala de coisas de crianças. Pedir para prestarem bastante atenção nas palavras e nos objetos que serão falados.
Momento 2
Nesse momento a professora precisará de um aparelho de CD em sua sala. Colocar a faixa 3 - Criança não trabalha - do CD “Canções Curiosas” para as crianças ouvirem.
Artista: PALAVRA CANTADA
Ano: 1998
Procedência: Nacional
Label: MCD
ISSN: 7897181219924
Imagens disponíveis em: http://4.bp.blogspot.com/_tS9ZBw8iKyY/SambEuw6nKI/AAAAAAAAAik/bHd3PCzB-Ec/s1600-h/mubi1108.jpg e http://2.bp.blogspot.com/_tS9ZBw8iKyY/SambFPSeoeI/AAAAAAAAAis/2Va1QthvsWM/s400/Can%C3%A7%C3%B5es+Curiosas+-+capa+2.jpg
Disponível para ouvir em:
http://www.youtube.com/watch?v=LLPTluWokdw&feature=related
Momento 3
Após ouvirem a música, a professora perguntará para as crianças o que ouviram. Quais nomes de brinquedos foram falados? Que brincadeiras foram citadas? Após falarem, a professora dividirá as crianças em pequenos grupos de até 4 crianças e distribuirá um alfabeto móvel para cada grupo. Pedir que cada grupinho monte com o alfabeto móvel as palavras que a professora for ditando. Lembrar que serão algumas palavras da música.
Exemplo:
Momento 4
Relembrar que na música foi falado que “criança não trabalha, criança dá trabalho”. Explicar que criança não pode trabalhar, que é contra a lei, que a criança tem o direito é de estudar, de brincar, de ser feliz! O trabalho que a criança dá é o processo natural de cuidado que todo ser humano deve ter uns com os outros. Na infância, o adulto tem o compromisso de cuidar ou zelar pela criança, da mesma forma que deve ter acontecido com ele, quando era pequeno.
Distribuir uma folha de papel ofício para cada criança e escrever no quadro: CRIANÇA NÃO TRABALHA. ELA ESTUDA, BRINCA E SE DESENVOLVE.
Pedir que as crianças copiem a frase e posteriormente recortem de revistas os brinquedos que aparecem na música e também figuras de crianças brincando.
Analisar a capacidade de concentração da turma enquanto ouvem a música.
Na atividade do ditado a sugestãp é observar o processo de escrita dos alunos, bem como os fonemas ainda não dominados. Durante essa atividade é possível avaliar se trabalharam em equipe ou se houve competição entre crianças ou grupos.
Avaliar, também, se o aluno foi capaz de recortar com habilidade as figuras propostas, reconhecendo brinquedos e situações que fazem parte da vida das crianças.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!