Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando com material dourado

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula os/as alunos/as poderão construir o conceito de sistema posicional do numeral.

Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos- 2 aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é preciso que os/as alunos/as já realizem operações de adição.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a organize sua sala de aula em grupos de até 3 alunos/as cada.
Apresente a eles/as o Material Dourado, contando-lhes sobre sua inventora e a função desse jogo. Sugerimos que você, professor/a, faça uma leitura prévia do sítio: http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm, para se informar e posteriormente recontar aos/as alunos/as a história de forma clara e objetiva.
Feita essa apresentação forneça para cada grupo dois dados e um exemplar do Material Dourado. Caso não seja possível a distribuição de um jogo para cada grupo, distribua de modo proporcional as peças de um único Material Dourado, para os grupos.
Proponha-lhes a seguinte dinâmica:
  1- Um/a aluno/a faz o papel de caixa e outros dois jogam os dados. Aproveite a oportunidade para explicar aos/às alunos/as o que um/a caixa faz e qual sua função. 
 2-  As crianças que ficaram com os dados jogam-nos, cada uma na sua vez, e os valores obtidos pelos dois dados deverão ser somados. 
3 -  De acordo com o resultado a criança recebe do/a caixa, o Material Dourado correspondente, ou seja, se a soma manteve-se na casa das unidades, a criança receberá cubos equivalentes à quantidade obtida na casa das unidades. 
4-  Sempre que um/a jogador/a conseguir juntar dez unidades, ele/a deverá trocá-la por uma dezena, que no Material Dourado é representada pela barra. Quando conseguir juntar dez dezenas, ele/a deverá trocá-la por uma centena, o que equivale a uma placa do Material Dourado. 
5-  Vence o jogo quem conseguir a placa da centena primeiro.

Professor/a, simultaneamente ao jogo poderá ser fornecido a cada aluno/a um papel impresso para que ele/a vá registrando suas trocas.

Fonte: http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p3.php


2ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a você poderá concluir a atividade trabalhando com as crianças a tabela do jogo anterior. Reorganize-as nos grupos da aula anterior e, de posse, da tabela, solicite-as que respondam às seguintes questões:


a. Quem formou o maior numeral?
b. Quem formou o menor numeral?
c. Quantas barras Maisa tem a mais do que Gláucia?
d. Quantas unidades todos os jogadores têm juntos? É possível efetuar a troca por uma dezena? De que modo?


A partir desse procedimento, a criança compara os numerais e percebe o valor posicional de cada algarismo. Ou seja, na posição das dezenas, o 8 vale 80 unidades; na posição das centenas vale 800 unidades.
Professor/a você poderá também, pedir aos/às alunos/as que de posse de suas tabelas, classifiquem o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto lugares. Esse desdobramento oportuniza à criança começar a ordenar os numerais.

Avaliação

A avaliação desta aula se dará pela observação da participação das crianças e pela demonstração do conhecimento sobre o valor posicional dos numerais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.