23/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
A partir desta aula os/as alunos/as poderão construir o conceito de sistema posicional do numeral.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já realizem operações de adição.
Professor/a organize sua sala de aula em grupos de até 3 alunos/as cada.
Apresente a eles/as o Material Dourado, contando-lhes sobre sua inventora e a função desse jogo. Sugerimos que você, professor/a, faça uma leitura prévia do sítio: http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm, para se informar e posteriormente recontar aos/as alunos/as a história de forma clara e objetiva.
Feita essa apresentação forneça para cada grupo dois dados e um exemplar do Material Dourado. Caso não seja possível a distribuição de um jogo para cada grupo, distribua de modo proporcional as peças de um único Material Dourado, para os grupos.
Proponha-lhes a seguinte dinâmica:
1- Um/a aluno/a faz o papel de caixa e outros dois jogam os dados. Aproveite a oportunidade para explicar aos/às alunos/as o que um/a caixa faz e qual sua função.
2- As crianças que ficaram com os dados jogam-nos, cada uma na sua vez, e os valores obtidos pelos dois dados deverão ser somados.
3 - De acordo com o resultado a criança recebe do/a caixa, o Material Dourado correspondente, ou seja, se a soma manteve-se na casa das unidades, a criança receberá cubos equivalentes à quantidade obtida na casa das unidades.
4- Sempre que um/a jogador/a conseguir juntar dez unidades, ele/a deverá trocá-la por uma dezena, que no Material Dourado é representada pela barra. Quando conseguir juntar dez dezenas, ele/a deverá trocá-la por uma centena, o que equivale a uma placa do Material Dourado.
5- Vence o jogo quem conseguir a placa da centena primeiro.
Professor/a, simultaneamente ao jogo poderá ser fornecido a cada aluno/a um papel impresso para que ele/a vá registrando suas trocas.
Fonte: http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p3.php
2ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a você poderá concluir a atividade trabalhando com as crianças a tabela do jogo anterior. Reorganize-as nos grupos da aula anterior e, de posse, da tabela, solicite-as que respondam às seguintes questões:
a. Quem formou o maior numeral?
b. Quem formou o menor numeral?
c. Quantas barras Maisa tem a mais do que Gláucia?
d. Quantas unidades todos os jogadores têm juntos? É possível efetuar a troca por uma dezena? De que modo?
A partir desse procedimento, a criança compara os numerais e percebe o valor posicional de cada algarismo. Ou seja, na posição das dezenas, o 8 vale 80 unidades; na posição das centenas vale 800 unidades.
Professor/a você poderá também, pedir aos/às alunos/as que de posse de suas tabelas, classifiquem o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto lugares. Esse desdobramento oportuniza à criança começar a ordenar os numerais.
A avaliação desta aula se dará pela observação da participação das crianças e pela demonstração do conhecimento sobre o valor posicional dos numerais.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!