23/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar a visão de mundo, construir noções de custo de vida vivenciando situações que envolvam o sistema monetário, resolver situações-problemas envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão e também desenvolver raciocínio lógico matemático.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já compreendam o sistema monetário nacional.
1ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a inicie esse conteúdo solicitando aos/às alunos/as que façam uma pesquisa sobre:
a) O valor do salário mínimo atual.
b) A origem da palavra salário.
Sugerimos que você, professor/a, subsidie-se acessando os seguintes sitios:
http://www.portalbrasil.net/salariominimo.htm
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/salario_minimo.htm
De posse da pesquisa que os/as alunos/as trouxeram, discuta com eles/as o que se pode comprar com o valor atual de um salário mínimo. Se preferir você poderá indagar sobre o que poderemos comprar tendo como referência vestuário, produtos eletrônicos e alimentícios, dentre outros.
Faça com seus/suas alunos/as uma lista, na lousa, dos produtos que eles/as acham que é possível comprar com um salário mínimo. Solicite que registrem no caderno.
Em casa, peça aos/as alunos/as, que, com o auxilio de um adulto, pesquisem o valor desses produtos.
Em um segundo momento, providencie encartes de supermercado para cada um/a de seus/as alunos/as.
Tomando por base o valor do salário mínimo, peça que escolham dentre os produtos do encarte, aqueles que eles/as gostariam de comprar, recortando-os e colando-os no caderno.
2ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a retome a pesquisa de preço, feita pelos/as alunos/as com o auxilio de um adulto e os produtos escolhidos no encarte. Explore nesse momento, com base no salário mínimo:
• Peça às crianças que somem a quantidade que gastaram para comprar todos os produtos das duas listas e verifiquem se os custos se adequam ao salário mínimo;
• Verifique se há produtos comuns entre as duas listas, caso haja, some os preços mais caros e os preços mais baratos desses produto;
• Elabore um gráfico comparando os produtos mais caros e os mais baratos e posteriormente, exponha-o na sala ou no mural da escola.
Professor/a debata com seus/suas alunos/as sobre as necessidades básicas dos cidadãos brasileiros (moradia, alimentação, saúde, educação e lazer) e o que ganham para conseguir manter-se dentro dessa necessidade.
Elabore com seus/as alunos/as um texto coletivo sobre o assunto anterior.
Exponha os trabalhos no mural da escola.
A avaliação deverá ser desenvolvida em todas as etapas do processo de desenvolvimento da aula, através do diálogo reflexivo, produzido individual e/ou coletivamente e dos registros orais e escritos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/04/2011
Cinco estrelasboa
26/05/2010
Cinco estrelasGostei muito de sua aula e vou usar na turma.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns Patícia achei muito legal sua aula.