Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sistema monetário: discutindo a economia

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar a visão de mundo, construir noções de custo de vida vivenciando situações que envolvam o sistema monetário, resolver situações-problemas envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão e também desenvolver raciocínio lógico matemático.

Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos_ 2 aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é preciso que os/as alunos/as já compreendam o sistema monetário nacional.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a inicie esse conteúdo solicitando aos/às alunos/as que façam uma pesquisa sobre:


a) O valor do salário mínimo atual.
b) A origem da palavra salário.


Sugerimos que você, professor/a, subsidie-se acessando os seguintes sitios:

http://www.portalbrasil.net/salariominimo.htm


http://www.suapesquisa.com/o_que_e/salario_minimo.htm

De posse da pesquisa que os/as alunos/as trouxeram, discuta com eles/as o que se pode comprar com o valor atual de um salário mínimo. Se preferir você poderá indagar sobre o que poderemos comprar tendo como referência vestuário, produtos eletrônicos e alimentícios, dentre outros.
Faça com seus/suas alunos/as uma lista, na lousa, dos produtos que eles/as acham que é possível comprar com um salário mínimo. Solicite que registrem no caderno.
Em casa, peça aos/as alunos/as, que, com o auxilio de um adulto, pesquisem o valor desses produtos.
Em um segundo momento, providencie encartes de supermercado para cada um/a de seus/as alunos/as.
Tomando por base o valor do salário mínimo, peça que escolham dentre os produtos do encarte, aqueles que eles/as gostariam de comprar, recortando-os e colando-os no caderno.

2ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a retome a pesquisa de preço, feita pelos/as alunos/as com o auxilio de um adulto e os produtos escolhidos no encarte. Explore nesse momento, com base no salário mínimo:


• Peça às crianças que somem a quantidade que gastaram para comprar todos os produtos das duas listas e verifiquem se os custos se adequam ao salário mínimo;
• Verifique se há produtos comuns entre as duas listas, caso haja, some os preços mais caros e os preços mais baratos desses produto;
• Elabore um gráfico comparando os produtos mais caros e os mais baratos e posteriormente, exponha-o na sala ou no mural da escola.


Professor/a debata com seus/suas alunos/as sobre as necessidades básicas dos cidadãos brasileiros (moradia, alimentação, saúde, educação e lazer) e o que ganham para conseguir manter-se dentro dessa necessidade.
Elabore com seus/as alunos/as um texto coletivo sobre o assunto anterior.
Exponha os trabalhos no mural da escola.

Avaliação

A avaliação deverá ser desenvolvida em todas as etapas do processo de desenvolvimento da aula, através do diálogo reflexivo, produzido individual e/ou coletivamente e dos registros orais e escritos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.