01/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Despertar o interesse em ouvir histórias.
Desenvolver a criatividade e a imaginação.
Escrever textos, mesmo que de forma não convencional.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
1° aula:
Iniciar uma conversa informal sobre o prazer que temos quando vamos passear e também os possíveis imprevistos que podem acontecer em passeios. Deixar que os alunos contem suas experiências. Em seguida, incentivá-los a ouvir uma história que conta sobre um passeio e um susto.
Pedir que imaginem ou tentem descobrir, através de perguntas à professora, onde é o passeio e o que pode ter acontecido.
Ouvir a história:
O dragão no piquenique, de Ana Maria Machado e Claudius, da Coleção Mico Maneco, Editora Salamandra.
A história está gravada no seguinte link:
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/um-dragao-no-piquenique
Conheça a capa do livro, disponível em http://images.americanas.com.br/produtos/item/233/6/233623g.gif
Atividade 1:
Após a escuta, fazer algumas perguntas orais para verificar a compreensão da história:
a) Onde as crianças foram?
b) Quando foram passear?
c) Qual meio de transporte utilizaram?
d) O que levaram?
e) Que tipos de alimentos a professora levou?
f) O que fizeram durante todo o dia?
g) Onde estava a rede?
h) Que monstro apareceu?
i) Como era esse monstro?
j) Como foi o desfecho da história?
Atividade 2:
Apresentar a capa do livro para que eles vejam o título da história e a ilustração. Nesse momento, o livro deve ser distribuído para todos os alunos (caso a professora o possua).
Essa variação permite uma interação diferente ,suscitando no aluno o desejo de receber o livro para desvendar a sua capa e, posteriormene, fazer ele mesmo a leitura.
Distribuir a capa do livro xerocada em preto e branco para eles colorirem, utilizando as cores que desejarem.
2° aula:
Retormar a história da aula anterior, pedindo que recontem oralmente os principais fatos ocorridos.
Na oportunidade, perguntar aos alunos se alguma vez já sentiram medo. Pedir que contem como foi a experiência.
Convidar os alunos a escrever uma história de dar medo, inventada ou vivida por eles.
Se os alunos ainda não estiverem na fase alfabética, a professora poderá escrever o texto de forma ortográfica abaixo do texto do aluno, para que ele perceba as regularidades.
Após a atividade de escritura, os alunos serão convidados a ilustrar o seu texto.
As produções dos alunos poderão fazer parte de um livro da turma intitulado: Histórias de fazer medo.
Observar o interesse dos alunos em ouvir a história.
Avaliar a capacidade de verbalizar os fatos ocorridos na história.
Analisar a produção escrita, verificando se os alunos apresentam sequência lógica das ideias, imaginação e criatividade.
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