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Um dragão no piquenique: uma história de dar medo

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar o interesse em ouvir histórias.

Desenvolver a criatividade e a imaginação.

Escrever textos, mesmo que de forma não convencional.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

1° aula:

Iniciar uma conversa informal sobre o prazer que temos quando vamos passear e também os possíveis imprevistos que podem acontecer em passeios. Deixar que os alunos contem suas experiências. Em seguida, incentivá-los a ouvir uma história que conta sobre um passeio e um susto.

Pedir que imaginem ou tentem descobrir, através de perguntas à professora, onde é o passeio e o que pode ter acontecido.

Ouvir a história:
O dragão no piquenique, de Ana Maria Machado e Claudius, da Coleção Mico Maneco, Editora Salamandra.

A história está gravada no seguinte link:

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/um-dragao-no-piquenique

Conheça a capa do livro, disponível em http://images.americanas.com.br/produtos/item/233/6/233623g.gif

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Atividade 1:

Após a escuta, fazer algumas perguntas orais para verificar a compreensão da história:

a) Onde as crianças foram?

b) Quando foram passear?

c) Qual meio de transporte utilizaram?

d) O que levaram?

e) Que tipos de alimentos a professora levou?

f) O que fizeram durante todo o dia?

g) Onde estava a rede?

h) Que monstro apareceu?

i) Como era esse monstro?

j) Como foi o desfecho da história?

Atividade 2:

Apresentar a capa do livro para que eles vejam o título da história e a ilustração. Nesse momento, o livro deve ser distribuído para todos os alunos (caso a professora o possua).

 Essa variação permite uma interação diferente ,suscitando no aluno o desejo de receber o livro para desvendar a sua capa e, posteriormene, fazer ele mesmo a leitura.

Distribuir a capa do livro xerocada em preto e branco para eles colorirem, utilizando as cores que desejarem. 

2° aula:

Retormar a história da aula anterior, pedindo que recontem oralmente os principais fatos ocorridos.

Na oportunidade, perguntar aos alunos se alguma vez já sentiram medo. Pedir que contem como foi a experiência.

Convidar os alunos a escrever uma história de dar medo, inventada ou vivida por eles.

Se os alunos ainda não estiverem na fase alfabética, a professora poderá escrever o texto de forma ortográfica abaixo do texto do aluno, para que ele perceba as regularidades.

Após a atividade de escritura, os alunos serão convidados a ilustrar o seu texto.

As produções dos alunos poderão fazer parte de um livro da turma intitulado: Histórias de fazer medo.

Avaliação

Observar o interesse dos alunos em ouvir a história.

Avaliar a capacidade de verbalizar os fatos ocorridos na história.

Analisar a produção escrita, verificando se os alunos apresentam sequência lógica das ideias, imaginação e criatividade.

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