02/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Despertar a imaginação e a criatividade a partir da exploração de uma história de imagens.
Produzir texto coletivo a partir de livro de imagens.
Desenvolver a linguagem oral.
Desenvolver a empatia e o respeito às diferenças individuais.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
1ª aula:
a) Trabalhar com o livro:
Imagem da capa do livro a partir do link:
http://images.jacotei.com.br/grd/89894.jpg
b) Apresentar o livro para os alunos, pedindo que observem as ilustrações. Depois, os alunos podem contar com suas palavras a história apresentada.c) Após ouvir a história contada pelos alunos, a professora fará perguntas para verificar a compreensão:
Quem é a personagem principal da história?
Em que Pê era diferente dos outros patos da família?
O que vocês acharam da atitude do pai de Pê quando presenteou o filho com um violão?
d) Dramatização da história:
A professora convidará alguns alunos para ser os personagens e, à medida em que ela for apresentando as páginas, eles farão a interpretação.
2ª aula:
e) Convidar os alunos a escrever a história coletivamente, uma vez que o livro apresenta somente imagens. O texto tomará a forma que os alunos apresentarem. Abaixo está um exemplo de como poderá ficar o texto.
"Uma família de patos tinha um patinho que não gostava de fazer o mesmo trabalho da família na marcenaria. Esse pato gosta mesmo é de música e faz, de todos os momentos do trabalho, uma oportunidade para transformar os objetos que constrói em instrumentos musicais. A música é seu grande sonho. Até que um dia o pai resolve fazer um violão e presenteia Pê. O livro termina com Pê indo para uma escola de música".
f) Após a escrita coletiva da história, conversar com os alunos sobre o que significa ser diferente. Perguntar: Você também se acha uma pessoa diferente? Como? É bom ser como você é? O que podemos fazer para aceitar as pessoas que são tão diferentes de nós?
Tecer comentários sobre as diferenças, tanto físicas como de conduta que cada ser humano possui.
Pedir que os alunos façam um desenho mostrando como cada um é diferente do outro.
Após o trabalho realizado, os alunos farão a apresentação para a turma, tecendo comentários ou verbalizando sobre as diferenças produzidas.
Observar a participação dos alunos na contação oral da história.
Através das perguntas orais, perceber se todos compreenderam a história.
Avaliar a construção coletiva da história: a participação dos alunos, a coesão entre as partes do texto, ...
Observar, no decorrer das aulas, se os alunos passaram a desenvolver a empatia em seus relacionamentos, por exemplo, na hora das brincadeiras, se formam grupinhos ou permitem que todos participem, etc.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/03/2014
Cinco estrelasMuito interessante!! Gostei muito irei utilizar as ideias na minha sala, pois o adotamos o livro também. Parabéns