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A caixa de Pandora – Ensino Médio

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender a elaborar hipóteses (e a testá-las) a partir da observação de um fenômeno.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais do aluno sobre o tema
Estratégias e recursos da aula

 Aula 1 – 50 minutos

 

Professor, por meio de uma atividade prática (um jogo), você vai trabalhar com os alunos alguns conceitos básicos de como funciona o pensamento científico. Mas antes de começar o jogo em si, discuta com seus alunos. Questione-os. O que eles acham que é ciência? O que é o conhecimento científico? Como será que pensam os cientistas ao elaborarem uma teoria? Eles conhecem alguma teoria famosa? O que é uma hipótese? Uma vez formulada, uma hipótese será sempre válida?

 

Dica! O objetivo não é expor diretamente, não é explicar aos alunos as etapas do método científico. Tal discussão deve servir para incitar nos alunos a curiosidade para o tema.

 

Atividade – Explorando a “caixa de Pandora”. Por meio deste roteiro de atividade você pode levar aos alunos a identificarem algumas etapas do método científico, no caso, a elaboração de uma hipótese a partir da observação de um fenômeno.

 

Dica! O objetivo desta atividade é evidenciar aos alunos, de uma forma divertida, que o processo de desenvolvimento de uma teoria pode surgir a partir de uma pergunta. Uma vez formulada uma pergunta a respeito de um fenômeno, como essa pergunta pode ser respondida? A hipótese criada satisfaz o questionamento? Ao descobrir novos elementos sobre o fenômeno, a hipótese continua válida? Com a descoberta de novos elementos outras perguntas podem ser feitas sobre o fenômeno? Que outra hipótese poderia ser formulada? Fique atento! Conduza a atividade de modo que estes tópicos fiquem bem claros. O conhecimento científico é dinâmico, uma hipótese formulada para explicar um fenômeno não representa uma verdade absoluta, inquestionável. O questionamento de uma hipótese é necessário para dar à Ciência este caráter dinâmico. É por meio do questionamento/teste de uma hipótese que normalmente surgem novos elementos para a criação de uma segunda hipótese e assim por diante.

 
 
 
 
Aula 2 – 50 minutos
 

Professor, esta segunda aula tem como objetivo aplicar o s conceitos trabalhados na aula anterior. Para tanto, os alunos devem ser desafiados a resolverem o problema proposto pelo objeto de aprendizagem do RIVEDVá plantar batatas”. Nele os alunos devem manipular variáveis de modo a descobrir as melhores condições de cultivo para uma lavoura de batatas.

 

Dica! Durante o desafio oriente os alunos a tomarem notas do processo exploratório. Que questionamentos podem ser levantados a respeito do desafio lançado? Que hipóteses podem ser testadas durante a atividade? Como estas hipóteses foram testadas durante o processo? Estas são algumas perguntas que podem auxiliar os alunos na reflexão sobre o processo. Peça aos alunos que lhe entreguem por escrito o relato do que pode ser evidenciado com a realização desta atividade.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Roteiro de atividade:
http://docs.google.com/Doc?id=dhpnwwtd_4739hdmmj - A caixa de Pandora. Atividade lúdica com o objetivo de perceber o processo de elaboração de um modelo teórico, como ser dá criação de hipóteses para explicar um determinado fenômeno observado.

Objeto de aprendizagem:
http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/va_planta_batatas/vaplantarbatatas.swf - Vá plantar batatas. Atividade desenvolvida para o RIVED. Tem por objetivo estimular a capacidade de proposição de hipóteses, treinar o planejamento de testes para elas e verificar, a partir dos resultados desses testes, se a hipótese é adequada.

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribuição individual nas discussões e na proposição de hipóteses. 2. Por meio do relato por escrito da experiência realizada com o objeto de aprendizagem “Vá plantar batatas”. Conseguir resolver o desafio não é o que deve ser levado em consideração quanto à avaliação, mas sim se alunos conseguiram identificar e relacionar os conceitos trabalhados na primeira aula durante a resolução do desafio. Os alunos conseguiram elaborar hipóteses para resolução do desafio? Eles testaram as hipóteses? Quais são os principais pontos de dificuldade para os alunos durante o processo? Aproveite esses pontos de dúvida para trabalhar de forma mais intensiva os conceitos que não foram bem entendidos.
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