16/06/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Aula 1 – 50 minutos
Professor, por meio de uma atividade prática (um jogo), você vai trabalhar com os alunos alguns conceitos básicos de como funciona o pensamento científico. Mas antes de começar o jogo em si, discuta com seus alunos. Questione-os. O que eles acham que é ciência? O que é o conhecimento científico? Como será que pensam os cientistas ao elaborarem uma teoria? Eles conhecem alguma teoria famosa? O que é uma hipótese? Uma vez formulada, uma hipótese será sempre válida?
Dica! O objetivo não é expor diretamente, não é explicar aos alunos as etapas do método científico. Tal discussão deve servir para incitar nos alunos a curiosidade para o tema.
Atividade – Explorando a “caixa de Pandora”. Por meio deste roteiro de atividade você pode levar aos alunos a identificarem algumas etapas do método científico, no caso, a elaboração de uma hipótese a partir da observação de um fenômeno.
Dica! O objetivo desta atividade é evidenciar aos alunos, de uma forma divertida, que o processo de desenvolvimento de uma teoria pode surgir a partir de uma pergunta. Uma vez formulada uma pergunta a respeito de um fenômeno, como essa pergunta pode ser respondida? A hipótese criada satisfaz o questionamento? Ao descobrir novos elementos sobre o fenômeno, a hipótese continua válida? Com a descoberta de novos elementos outras perguntas podem ser feitas sobre o fenômeno? Que outra hipótese poderia ser formulada? Fique atento! Conduza a atividade de modo que estes tópicos fiquem bem claros. O conhecimento científico é dinâmico, uma hipótese formulada para explicar um fenômeno não representa uma verdade absoluta, inquestionável. O questionamento de uma hipótese é necessário para dar à Ciência este caráter dinâmico. É por meio do questionamento/teste de uma hipótese que normalmente surgem novos elementos para a criação de uma segunda hipótese e assim por diante.
Professor, esta segunda aula tem como objetivo aplicar o s conceitos trabalhados na aula anterior. Para tanto, os alunos devem ser desafiados a resolverem o problema proposto pelo objeto de aprendizagem do RIVED “Vá plantar batatas”. Nele os alunos devem manipular variáveis de modo a descobrir as melhores condições de cultivo para uma lavoura de batatas.
Dica! Durante o desafio oriente os alunos a tomarem notas do processo exploratório. Que questionamentos podem ser levantados a respeito do desafio lançado? Que hipóteses podem ser testadas durante a atividade? Como estas hipóteses foram testadas durante o processo? Estas são algumas perguntas que podem auxiliar os alunos na reflexão sobre o processo. Peça aos alunos que lhe entreguem por escrito o relato do que pode ser evidenciado com a realização desta atividade.
Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):
Roteiro de atividade:
http://docs.google.com/Doc?id=dhpnwwtd_4739hdmmj - A caixa de Pandora. Atividade lúdica com o objetivo de perceber o processo de elaboração de um modelo teórico, como ser dá criação de hipóteses para explicar um determinado fenômeno observado.
Objeto de aprendizagem:
http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/va_planta_batatas/vaplantarbatatas.swf - Vá plantar batatas. Atividade desenvolvida para o RIVED. Tem por objetivo estimular a capacidade de proposição de hipóteses, treinar o planejamento de testes para elas e verificar, a partir dos resultados desses testes, se a hipótese é adequada.
Três estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Uma estrelaMuito boa.
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito...me ajuldou muito