Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sports - play, go or do

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Usar vocabulário referente a esportes e atletas para falar e produzir textos;

Diferenciar o uso dos verbos play, do ou go para se falar sobre esportes que praticamos;

Praticar o Presente Simples (com uso de auxiliar DO/DOES)

Duração das atividades
4 horas / aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Presente Simples (auxiliar DO/DOES)

Advérbios de frequência (always, usually, frequently, often, sometimes, rarely, never)

WH and YES/NO questions

Estratégias e recursos da aula

O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em: 

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/sports-play-go-do (acesso 14/11/09)

Esse material deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos. 

1ª aula

1. Pergunte, em inglês ou em português: “Do you practise any sports?” (=Vocês praticam algum esporte?), “What sports do you watch on TV?” (=que esportes vocês assistem na TV?). Observação: As formas "practise" e "practice" são corretas. Pergunte também se eles sabem o nome de algum esporte em inglês, mas que não digam o nome do esporte em voz alta. Peça que escrevam em um pedaço de papel e levem até você, na frente da sala, e que aguardem um pouco ao seu lado, enquanto você recolhe todos os papéis, mistura-os e escreve os esportes no quadro. Peça a aproximadamente 10 alunos que levaram os papéis que façam uma mímica imitando alguém praticando o esporte que ele conhecia enquanto os outros alunos da turma tentam adivinhar qual é o nome do esporte entre os nomes que estão no quadro. Depois, leia todos em voz alta e peça que os alunos repitam.

Distribua então o material (handout), pergunte se eles conhecem todos os esportes ilustrados (eles não precisam saber as regras dos esportes) e peça que os alunos façam a associação. Oriente-os a fazer primeiramente aqueles que já sabem. Destaque também a existência de várias palavras cognatas, o que também facilitará a realização da atividade. Antes de corrigir com toda a turma peça que comparem suas respostas com o colega ao lado.

2. Leia as respostas em voz alta e peça que repitam.

Respostas: a. skate boarding, b. snorkeling, c. swimming , d. parachuting,  e. karate, f. chess, g. volleyball, h. tennis , i. judo, j. football , k. biking, l. aerobics, m. basketball, n. surfing, o. yoga, p. table tennis, q. scuba diving, r. video game,  s. soccer, t. running.

3. Pergunte aos alunos se eles concordam em classificar vídeo games e chess como sports e o que faz de uma atividade um “esporte”. Eles podem se expressar em português.

4. Se houver tempo disponível, proponha uma atividade de hangman (forca) para praticar o vocabulário (os esportes) que os alunos ainda não conheciam. Você pode também sugerir um "Bingo". Os alunos podem criar a cartela nos próprios cadernos, desenhando uma grade do "Jogo da Velha" e um quadrado em volta dela. Dessa forma, terão uma cartela com 9 espaços. Em cada espaço, devem escrever um esporte. À medida que você, professor, disser os esportes eles devem marcá-los em suas cartelas e será o vencedor aquele que primeiro marcar três esportes em sequência (horizontal, vertical ou diagonal) ou toda a cartela, como preferir. Esse "Bingo" também pode ser feito na última aula ou sempre que houver um "tempinho" antes do término de uma aula. 

2ª aula

Essa aula deve acontecer em um laboratório de informática. Opcionalmente, se apenas o professor tiver acesso a um computador conectado à Internet em sala de aula, ele pode projetar a tela do computador no quadro ou na parede para que os alunos façam as atividades. Explique que farão atividades sobre esportes baseadas em um site.

1ª atividade: http://www.learn english.org.uk/kids/games/sportsmaze/ (acesso 14/11/09)     &nb sp;      ;

Nesta atividade os alunos terão que clicar nos nomes dos esportes que ouvirem até chegarem ao outro lado do labirinto. Outras atividades esportivas citadas no jogo são: Paragliding, caving, bungee jumping, surfing, rafting, climbing  e sailing.

2ª atividade: http://www.britishcouncil.org/kids-stories-sports.htm (acesso 14/11/09)  

Nesta atividade os alunos ouvirão uma estória na qual dois personagens praticam vários esportes. É possível ainda salvar e imprimir uma atividade sobre essa estória a partir do próprio site. 

3ª atividade: http://www.britishcouncil.org/kids-games-hangman-sports.htm (acesso 14/11/09)       

Nesta atividade os alunos terão um desafio maior, pois terão que descobrir, através de dicas, os nomes dos esportes. 

3ª  e 4ª  aulas

Atividade 3: Peça a dois alunos que leiam em voz alta as frases dos balões. Pergunte aos alunos se perceberam que verbos diferentes (que estão em negrito) foram usados antes de cada atividade esportiva que os personagens citaram. Leia, então, a parte superior da tabela. Peça aos alunos que separem os verbos da tabela da atividade 1 nas colunas play, go ou do e que acrescentem outros verbos às colunas.

Play Ball sports/board games: chess, volleyball, tennis, football, basketball, table tennis, video game, soccer. Outros exemplos: Handball, (ice) hockey, checkers (jogo de damas), golf.

Go “-ing” sports: swimming, skate boarding, snorkeling, swimming, parachuting, biking, aerobics, surfing, scuba diving, running. Outros exemplos: Paragliding, caving, surfing, bungee jumping, rafting, climbing, sailing,

Do Martial arts/athletics: yoga, karate, judo. Outros exemplos: muay thai, boxing, kickboxing, jiu jitsu. 

Avaliação

Atividade 4: Peça aos alunos que formem grupo de 4 para reunirem dados sobre atletas e/ou pessoas famosas e escreverem um quiz. Este quiz deve ter 10 perguntas que apresentem as estruturas play, go e do e as atividades físicas que estudaram (o handout traz vários exemplos). Cada grupo também pode ficar responsável por dois ou três esportes, de modo que todos terão a oportunidade de aprender sobre vários esportes diferentes. Esta parte da atividade pode ser dada como tarefa de casa ou feita no laboratório de informática, através de uma pesquisa na Internet. Na segunda parte da atividade, os grupos de alunos trocam os quizzes entre si e respondem às perguntas. A checagem dos pontos pode ser feita da seguinte forma: um aluno de cada grupo lê as perguntas em voz alta diante da turma e diz a resposta do seu grupo. A cada resposta, o grupo que redigiu o quiz diz se o grupo acertou ou não. O professor deve anotar a pontuação de cada grupo no quadro e verificar que grupo acertou mais questões ao final da atividade. 

Opção 1: Os questionários (quizzes) dos alunos podem ser expostos em uma parede do corredor da escola, e, em um cartaz à parte, podem ser colocadas as repostas de todos os questionários. Desta forma, outros alunos da escola poderão ler o material produzido e testar seus conhecimentos sobre o assunto.          

Opção 2: Os alunos podem criar cartazes ilustrados sugerindo a prática de esportes, usando as estruturas aprendidas: Go swimming! / Play soccer! Os cartazes podem ser colocados em vários locais na escola, para incentivar a todos a fazerem alguma atividade física.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.