30/11/2009
Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Fernando Celso Villar Marinho e Priscila Marques Dias Corrêa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Espera-se que, ao final desta aula, o aluno seja capaz de compreender a definição de parábola como lugar geométrico.
- Plano Cartesiano
- Distância de pontos
O objetivo desta aula é mostrar que a parábola é obtida por uma seção plana de um cone circular reto. Por isso é chamada de cônica (Figura 1: Cônicas). Em seguida, apresentar a definição de parábola como lugar geométrico.
A parábola é uma curva plana fechada obtida pela interseção de um cone circular reto e um plano que não contém o vértice do cone na seguinte condição:
Se o ângulo entre a reta normal ao plano cortante e o eixo de simetria, do cone, for igual ao ângulo entre este eixo e a geratriz deste cone, então a intersecção obtida é uma parábola.Definição de Parábola como lugar geométrico:
“Dados uma reta d (diretriz) e um ponto F (foco) fora dela, o lugar geométrico dos pontos do plano que têm a mesma distância de P e d é uma curva chamada parábola (de foco F e diretriz d).”
Propostas de acesso:
1. http://demonstrations.wolfram.com/ConicSectionsTheDoubleCone/
2. http://demonstrations.wolfram.com/IntersectingARotatingConeWithAPlane/
Professor, além dos links acima, você poderá utilizar objetos educacionais desenvolvidos em Java com a ferramenta Nippe Descartes. Estes objetos educacionais permitem a interação do aluno com as representações gráficas e são chamados de Mathlets. As atividades 1, 2 e 3 remetem a esses objetos educacionais.
Propostas de acesso:
Atividade 1: Cônicas – Parábola
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/Atividade1ConicasParabola.html
Atividade 2: Cônicas – Parábola – Eixo coincide com o eixo Oy
Atividade 3: Cônicas – Parábola – Eixo coincide com o eixo Ox
Para obter o detalhamento desta aula com os conceitos apresentados e exemplos, clique no link abaixo.
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/AulaParabola.pdf
Software Nippe Descartes
O grupo de pesquisa “Tecnologias no Ensino da Matemática”, vinculado ao Projeto Fundão1, confeccionou diversas atividades utilizando o software Nippe Descartes, um aplicativo desenvolvido em Java que permite uma manipulação ágil e simples de janelas gráficas aplicáveis a qualquer página web. Este grupo reúne-se semanalmente e se propõe a desenvolver aplicações específicas para apresentação de conteúdos do Ensino Médio.
1 http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/
Para visualizar a atividades o professor deve:
1. Baixar o software Java disponível em: http://www.java.com/pt_BR/download/
2. Baixar o arquivo contendo as atividades.
Veja também as seguintes aulas que complementam este assunto:
• Cônicas no Cap UFRJ:Introdução
• Cônicas no Cap UFRJ:Circunferência
• Cônicas no Cap UFRJ:Elipse
• Cônicas no Cap UFRJ:Hipérbole
Aplicação de atividades que abordem o tema para a fixação dos conteúdos apresentados.
O link abaixo apresenta sugestões de exercícios para serem aplicados ao final desta aula.
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/AtividadesParabola.pdf
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