24/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ao término das atividades os alunos deverão:
- compreender o que é meio ambiente;
- desenvolver a consciência ecológica;
- distinguir ações ecológicas no quatiano;
- escrever uma frase sobre o meio ambiente.
não há.
Professor, inicie a aula perguntando aos alunos: quem sabe o que é meio ambiente?
Certamente muitas das crianças vão apresentar resposta para esta pergunta. As respostas, provavelmente estarão relacionadas à natureza.
Continue a conversa: será que o meio ambiente de todos é igual? Por exemplo:
- qual o meio ambiente do peixe?
Fonte: Pantabal peixes - http://www.pantanalms.tur.br/imagens/peixes4.jpg;
Acesso em: 14 nov 2009.
- qual o meio ambiente do macaco?
Fonte: EPTV.com/Terra da Gente - http://eptv.globo.com/ETG_FOTOS/FAUNA/248.jpg;
Acesso em: 14 nov 2009.
- qual o meio ambiente do leão?
Fonte: baixaki.com - http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK21106_leao1_zoope800.jpg;
Acesso em: 14 nov 2009.
- qual o meio ambiente do elefante?
Fonte: dreamsteam - http://pt.dreamstime.com/habitat-natural-do-elefante--thumb2317971.jpg;
Acesso em: 14 nov 2009.
... a cada resposta das crianças, mostre para elas uma imagem do meio daquele animal, converse com as crianças dirigindo a discussão para as características do lugar e para as ações humanas referentes ao ambiente.
Incite-os, levando a curiosidades para que façam eles perguntas sobre a questão ambiental.
Por fim, pergunte: e o meio ambiente do bicho homem, qual é?
Converse com as crianças sobre as características do ser humano, enfocando a de modificar o meio de acordo com suas necessidades.
Mostre imagens de ambientes onde o ser humano pode viver:
- cidade: Jardim do Seridó (ao anoitecer) -
- gelo: iglu a noite.
Fonte: http://www.english.allgaeu.info/se_data/_filebank/bildergalerie/winter/iglu_pfronten.jpg
Acesso em: 14 nov 2009.
- litoral: barcos de pesca (obra de arte/pintura de Vincent Van Gogh)
Fishing boats on the beach at Saintes-Mari es-de-la-Mer
< p>- floresta: Casa de ribeirinho - rio Madeira.Fonte: Diário de Bordo da Expedição Madeira: http://expedicaomadeira.files.wordpress.com/2009/06/casa_ribeirinho1.jpg;
Acesso em: 14 nov 2009.
A floresta fica por último para você discutir a necessiadade de, mesmo morando em cidades (dizer que a maior parte da população mundial vive em cidades), a humanidade precisa dos demais meios conservados para manter o equilíbrio do planeta (ar respirável, água potável, temperatura, produção alimentos). também fale da preservação dos demais animais.
Então: qual é mesmo o meio ambiente do bicho homem? (as crianças devem compreender que nosso meio ambiente é composto do conjunto de elementos naturais e artificiais que nos cercam).
Vamos construir um álbum de imagens, recortadas de revistas, jornais, panfletos, colecionando os seres que vivem nos mais diversos ambientes. Podemos classificar, por exemplo:
Depois das conversas, peça que as crianças criem frases que sugiram a conservação ambiental. Com as frases, construam pequenos cartazes criando uma efemérides ambiental.
Dia do controle da poluição por agrotóxicos: 11/01
Dia do agente de defesa ambiental: 06/0 2
Dia do turismo ecológico: 01/03
Dia dos animais: 15/03
Dia Mundial da Floresta: 21/03
Dia Mundial (internacional) da Água: 22/03
Dia nacional de conservação do solo: 15/04
Dia do planeta Terra: 22/04
Dia do solo: 03/05
Dia do campo: 05/05
Dia da ecologia: 05/06
Dia mundial de combate à seca: 17/06
Dia do lavrador: 23/06
Dia mundial da população: 11/07
Dia do proteção das florestas: 17/07
Dia do ar: 07/08
Dia nacional do combate a poluição industrial: 14/08
Dia da Amazônia: 05/09
Dia internacional de preservação da camada de ozônio: 16/09
Dia da Árvore: 21/09
Dia nacional de defesa da fauna: 22/09
Dia internacional do habitat: 01/10
Dia da ecologia, Dia dos animais e Dia da natureza : 04/10
Dia do mar: 12/10
Dia do educador ambiental: 15/10
Opção 1:Combine com as crianças colocar os pequenos cartazes no corredor da escola para auxiliar a todos a ter consciência ambiental.
Opção 2: construam, a cada mês, o calendário ecológico, utilizando o efemérides ambiental, o calendário deve ter estas datas evidenciadas. O calendário pode ser grande e ser afixado no corredor ou pequeno e reproduzido para as crianças levarem para casa. Não esqueça que deve ter as frases que as crianças construíram.
Você pode envolver mais as crianças e familiares no processo de conscientização preparando uma breve apresentação dos pequenos para sua famílias. Pode ser em qualquer data da efemérides ambiental ou em uma das atividades festivas da escola, quando os pais são convidados.
Apresente o áudio "dia mundial do meio ambiente", só a primeira parte, que fala do dia do meio ambiente e das questões relativas à amazônia (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/576/diamundial.mp3). No momento em que os narradores convidam a ouvir a canção "Amazônia", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (1989), as crianças entram cantando e entregando a letra em pequenos pa péis para que a platéia cante também. Claro que pode ter a canção ao fundo, para ajudar as cri anças, mas se você tocar algum instrumento ou outro professor o fizer, fica mais bonito e envolve mais as pessoas.
Nome | Tipo |
---|---|
Jardim do Seridó ao anoitecer | Imagem |
Dia mundial do meio ambiente | Áudio |
1. Efemérides: http://fortuna.jard.com.br/efemerides.html#01: traz datas comemorativas do ano todo;
2. Vídeo com a canção Amazônia (duração de 3"07"): http://www.youtube.com/watch?v=lWWO9XBoyX8: traz a música cantada por Roberto carlos com imagens da Amazônia, algumas bonitas outras trágicas;
3. Letra da música: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/48551/;
4. Letra com cifra: http://www.cifras.com.br/cifra/roberto-carlos/amazonia.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, de forma contínua, os critérios:
a) as crianças discutiram sobre o meio ambiente dos animais?
b) as crianças produziram o álbum de imagens;
c) as crianças crianram frase de tema ambiental;
d) as crianças criaram pequenos cartazes, construindo a efemérides ambiental OU construíram o calendário ecológico.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/10/2012
Quatro estrelasOlá, gostei muito da aula vou aplicar na minha sala
21/02/2011
Quatro estrelasA aula ficou interessante!!!