01/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Leitura de texto
Distribuir a letra da música “OITO ANOS” de Paula Toller e Dunga retirada do CD Adriana Partimpim,
Por que você é Flamengo
E meu pai Botafogo
O que significa
"Impávido colosso"?
Por que os ossos doem
enquanto a gente dorme
Por que os dentes caem
Por onde os filhos saem
Por que os dedos murcham
quando estou no banho
Por que as ruas enchem
quando está chovendo
Quanto é mil trilhões
vezes infinito
Quem é Jesus Cristo
Onde estão meus primos
Well, well, well
Gabriel...
Por que o fogo queima
Por que a lua é branca
Por que a terra roda
Por que deitar agora
Por que as cobras matam
Por que o vidro embaça
Por que você se pinta
Por que o tempo passa
Por que que a gente espirra
Por que as unhas crescem
Por que o sangue corre
Por que que a gente morre
Do que é feita a nuvem
Do que é feita a neve
Como é que se escreve
Réveillon
Para ouvir a música: http://www.youtube.com/watch?v=tAkfTC90UMw
Ouvir e cantar com as crianças.
Escolher quatro perguntas da música que contenham a palavra por que.
Pedir que as crianças tentem responder a estas perguntas.
Ouvir as respostas das crianças, pelo menos uma de cada criança.
Escrever no quadro uma pergunta e uma das respostas dadas pelas crianças que se iniciem com a palavra “porque”.
Deixar que percebam que a grafia das palavras por que na pergunta e porque na resposta são diferentes.
Registrar com eles, no caderno, esta descoberta.
É interessante, que no caderno das crianças esteja registrado o mesmo caminho traçado em todo o encaminhamento da aula: a letra da música colada, as perguntas retiradas, as respostas e o registro das descobertas.
Caso apareça, por parte das crianças, a curiosidade sobre as outras grafias encontradas na palavra por que, não perca tempo, por meio de frases, registre as outras duas grafias encontradas.
Leia este texto explicativo retirado de http://www.davison.com.br/jornal06/dicas01.htm em 14 de novembro de 2009.
"PORQUE, POR QUE, PORQUÊ OU POR QUÊ ?
Português é complicado. Quantas vezes já fizemos ou já ouvimos esse comentário? Complicado ou não, o certo é que o nosso idioma é extremamente rico, e por isso mesmo, cheio de segredos e sutilezas.
Uma das dúvidas mais frequentes é quanto a grafia dos porquês. Por falta de uma, temos quatro! Você sabe quando usá-las ?
Usa-se Por que:
a) Nas perguntas:
- Por que você demorou?
- Por que os países vivem em guerra?
b) Sempre que estiverem expressas ou subentendidas as palavras razão e motivo:
- Não sei por que (razão) ele faltou.
- Ninguém sabe por que (motivo) ele deixou o emprego.
- Eis por que (razão) o trânsito está congestionado.
c) Quando essa forma puder ser substituída por : para que , pelo qual, pela qual, pelos quais ou pelas quais:
- Este é o caminho por que (pelo qual) seguiu.
Usa-se Por quê
a) Quando, nos casos previstos na questão anterior, encerra a frase:
- Estava triste sem saber por quê.
- Vocês brigaram, por quê?
Usa-se Porque
Quando equivale a : pois, porquanto, uma vez que, pelo fato ou motivo de que:
- Não viajei porque perdi o vôo.
- O passeio foi cancelado porque estava chovendo
Usa-se Porquê
Quando, como substantivo substitui as palavras: motivo, causa, razão, pergunta ou indagação:
- Não sei o porquê da sua recusa.
- O diretor não quis explicar os porquês da decisão.
- É uma pessoa cheia de porquês.
Fonte: Manual de redação e estilo
O Estado de São Paulo!"
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/08/2014
Cinco estrelasGostamos muito do planejamento, a aula é muito construtiva e alcança seus objetivos.