30/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Compreender que existem palavras com a mesma grafia e a mesma pronúncia e que para compreender o seu significado, é necessário conhecer o contexto onde estas palavras se inserem.
Sala dividida em grupos
Distribuir para cada grupo duas frases que deverão ser lidas e ilustradas.
Grupo A
1- Meu bicho de estimação é um gato.
2- As meninas disseram que aquele menino é um gato.
Grupo B
3- Sujei a manga da camisa.
4- Tomei um suco de manga delicioso.
Grupo C
5- O caixa do banco trabalha o dia inteiro.
6- O rapaz sentou no banco da praça para almoçar.
Grupo D
7- A rosa daquele jardim é linda.
8- Comprei um vestido rosa para dar de presente para a minha tia.
Grupo E
9- A roda do carro amassou.
10- A menina rosa a roleta.
Grupo F
11- Depois de passar no banco para pegar meu extrato, vou para casa.
12- Vou comprar extrato de tomate para fazer molho para o macarrão.
Oferecer um dicionário para cada grupo para o caso de aparecerem palavras desconhecidas para as crianças.
Depois de ilustradas, as frases devem ser lidas em voz alta para toda a turma e colocadas no mural junto com as ilustrações.
Trabalhar com as crianças as palavras que têm escrita e pronúncia iguais, mas que, de acordo com o contexto apresentam significados diferentes.
Professor: Caso sinta necessidade, você pode nomear este grupo de palavras como palavras HOMÔNIMAS HOMÓGRAFAS são as palavras que apresentam a mesma grafia e a mesma pronúncia. Também são chamadas de HOMÔNIMAS PERFEITAS, no entanto, o mais importante, neste caso, é o entendimento de que as palavras precisam estar dentro de contextos para que sejam compreendidas e não o nome que recebem.
Nas séries maiores, o professor pode trabalhar com as crianças, além da diferença de sentido, a diferença de classificação gramatical que pode acontecer nestes casos.
Por exemplo:
A roda do carro amassou.
roda – substantivo
A menina roda a roleta.
roda – verbo
Meu bicho de estimação é um gato.
gato - substantivo
As meninas disseram que aquele menino é um gato.
gato - adjetivo
Dar para cada grupo uma palavra para que eles escrevam duas frases onde estas palavras apareçam com sentidos diferentes.
Mais uma vez é importante ressaltar a importância do dicionário, pois este pode ajudá-los a compreender os diferentes significados das palavras.
Sugestões:
rio - verbo ou substantivo
são - adjetivo ou verbo
branco – substantivo próprio ou comum
caminho - substantivo ou verbo
cedo - advérbio ou verbo
serra – verbo ou substantivo
livre – adjetivou ou verbo
Registrar a descoberta destas palavras no caderno.
Já que as primeiras frases foram ilustradas e colocadas no mural. Que tal terminar a elaboração deste mural pedindo que as crianças ilustrem também as frases elaboradas por eles para que sejam também parte do mural de descobertas?
Dicas e sugestões
Professor, você pode usar esta mesma atividade para trabalhar as palavras AS PALAVRAS HOMÓGRAFAS que não são HOMÔNIMAS PERFEITAS têm mesma grafia, mas diferem na pronúncia. Exemplo: COLHER (substantivo) - COLHER (verbo) e as palavras HOMÔNIMAS HOMÓFONAS são as palavras que têm grafias diferentes e mesma pronúncia Exemplo: ACENTO (inflexão de voz ou sinal gráfico) e ASSENTO (lugar para sentar-se). É importante lembrar que, nesta faixa etária, o fundamental é a compreensão do significado das palavras e da importância que o contexto representa e não que nome estas palavras recebem.
Observar a formação das frases elaboradas pelos grupos com as palavras dadas pelo professor, avaliando se houve entendimento dos diferentes sentidos que cada palavra pode "ganhar" nos diferentes campos semânticos em que se encontram.
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