Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Somando frações com o mesmo denominador

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Somar frações com o mesmo denominador
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noção de fração
Estratégias e recursos da aula

Turma dividida em grupos

Colocar no quadro, uma folha de blocão com o seguinte desafio.

“Uma mãe e uma filha chegam ao supermercado, entram na seção de frios e a mãe pede:
– Eu quero 2/ 5 de quilograma de presunto.
E a filha completa:
– Compre mais 1/5 para que eu possa levar um sanduíche para a escola.”
Nosso desafio é:
“ Quantos quintos do quilograma de presunto, as duas vão comprar?”

Pedir que os(as) alunos(as) representem, por meio de desenhos, a quantidade que entendem que as duas tenham comprado juntas.

Professor:
É importante, neste momento, que, juntos, vocês relembrem o conceito de fração.


Deixar que os grupos façam tentativas para tentar descobrir a resposta.
Com certeza, algum grupo, ou todos, chegará a conclusão.

No quadro, então, é hora de confirmar as descobertas.

Desenhar e representar:


2/5 +1/5 = 3/5

Dar outras situações em que tenham somar frações com denominadores iguais.

Montar, com eles, um registro da descoberta do dia.
Algo assim: Quando as frações têm o mesmo denominador, adicionamos os numeradores e mantemos o mesmo denominador.

Professor:
O ideal é que este registro seja montado com a colaboração das crianças, usando suas próprias palavras.
Dar exercícios de cálculos simples, no caderno.
Dicas e sugestões:
É sempre importante, ao final de uma aula onde sejam registradas novas descobertas, dar um desafio para que o professor possa dar oportunidade às crianças de irem além do conteúdo trabalhado.
Por exemplo:

A mãe do primeiro problema apresentado mudou de idéia e resolveu pedir 5/5 de presunto. Quantos quilos de presunto ela comprou?
E se quisesse comprar dois quilos, qual seria a fração pedida?
Lembre-se:
Estes trabalhos são realizados com a turma dividida em grupos.

Professor, você pode dar o mesmo tipo de desafio para introduzir a subtração de frações com o mesmo denominador.

Avaliação

Observar a participação de cada aluno na descoberta do desafio proposto. Avaliar os exercícios individuais no caderno, o que deve ser feito individualmente. Por fim, é importante que o professor avalie o desafio final proposto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.