01/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Turma dividida em grupos
Colocar no quadro, uma folha de blocão com o seguinte desafio.
“Uma mãe e uma filha chegam ao supermercado, entram na seção de frios e a mãe pede:
– Eu quero 2/ 5 de quilograma de presunto.
E a filha completa:
– Compre mais 1/5 para que eu possa levar um sanduíche para a escola.”
Nosso desafio é:
“ Quantos quintos do quilograma de presunto, as duas vão comprar?”
Pedir que os(as) alunos(as) representem, por meio de desenhos, a quantidade que entendem que as duas tenham comprado juntas.
Professor:
É importante, neste momento, que, juntos, vocês relembrem o conceito de fração.
Deixar que os grupos façam tentativas para tentar descobrir a resposta.
Com certeza, algum grupo, ou todos, chegará a conclusão.
No quadro, então, é hora de confirmar as descobertas.
Desenhar e representar:
2/5 +1/5 = 3/5
Dar outras situações em que tenham somar frações com denominadores iguais.
Montar, com eles, um registro da descoberta do dia.
Algo assim: Quando as frações têm o mesmo denominador, adicionamos os numeradores e mantemos o mesmo denominador.
Professor:
O ideal é que este registro seja montado com a colaboração das crianças, usando suas próprias palavras.
Dar exercícios de cálculos simples, no caderno.
Dicas e sugestões:
É sempre importante, ao final de uma aula onde sejam registradas novas descobertas, dar um desafio para que o professor possa dar oportunidade às crianças de irem além do conteúdo trabalhado.
Por exemplo:
A mãe do primeiro problema apresentado mudou de idéia e resolveu pedir 5/5 de presunto. Quantos quilos de presunto ela comprou?
E se quisesse comprar dois quilos, qual seria a fração pedida?
Lembre-se:
Estes trabalhos são realizados com a turma dividida em grupos.
Professor, você pode dar o mesmo tipo de desafio para introduzir a subtração de frações com o mesmo denominador.
Observar a participação de cada aluno na descoberta do desafio proposto. Avaliar os exercícios individuais no caderno, o que deve ser feito individualmente. Por fim, é importante que o professor avalie o desafio final proposto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!