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Calculando frações de uma quantidade

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular a fração de uma quantidade
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A ideia de fração
Estratégias e recursos da aula

Primeira aula


Entregar para cada criança meia folha ofício de papel quadriculado.
Dar o seguinte desafio:

"Hoje, saí de casa com R$ 16,00. Ao chegar à escola, resolvi fazer um lanche e gastei 1/4 dos meus R$16,00. Que valor gastei no meu lanche? Vamos pensar em uma forma bem simples de resolver este problema?"
Pedir que as crianças recortem de seus papeis quadriculados, um quadrado formado por 16 quadradinhos.

Este número representará o valor inicial do problema
Agora, usando um lápis de cor, pedir que pintem 1/4 desses quadradinhos.
Dar a seguinte dica e deixar que pensem sobre ela:
“Posso ler este pedido de duas formas:
Um quarto de dezesseis ou a quarta parte de dezesseis.

Como faço, então, para achar a quarta parte de dezesseis?"

Depois que perceberem que teremos que dividir por quatro, deixar que resolvam.

1/4 de 16 = 4

Depois que todos tenham conseguido chegar à resposta, pedir que redijam uma resposta para o problema. Por exemplo: Gastei no meu lanche R$ 4,00.

Dar outros desafios como esse.
Pedir que cortem 12 quadradinhos e pintem um terço desta quantidade:

1/3 de 12 = 4

Depois de fazer alguns exercícios como esse, pedir que colem os pedaços usados da folha quadriculada no caderno e registrem a sua descoberta.
Professor, é importante que cada um registre sua descoberta com as suas próprias palavras ou que o registro seja feito de forma coletiva: em pequenos grupos ou no grupão com a ajuda do professor para organizar a fala das crianças.

Dar exercícios para verificação da aprendizagem.

Exemplo:
“O professor de Educação Física de uma turma com 30 alunos resolveu pesquisar a preferência de esporte com bola de cada criança. A regra que impôs ao fazer a sua pesquisa era que cada criança só poderia escolher um esporte
.
Ele chegou ao seguinte resultado:
1/2 das crianças gostavam mais de futebol.
1/3 das crianças gostavam mais de voleibol
1/6 das crianças gostavam mais de basquetebol"

Calcule:
Quantos alunos escolheram:
a) futebol?
b) voleibol?
c) basquetebol?


Segunda aula
Dividir a turma em grupos.

Dar a outra metade da folha ofício quadriculada para cada criança e propor o seguinte desafio:
"Como faço para calcular 2/5 de 10?"
Relembrar com eles os passos descobertos na primeira aula dada, onde calculamos frações de um número com numerador 1.
Pedir que recortem um retângulo com 10 quadradinho da folha quadriculada e tentem resolver o desafio. Andar pelos grupos, fazendo perguntas e observando a realização da atividade. Depois que todos os grupos chegarem ao resultado, fazer o desenho no quadro para que as crianças possam conferir

Assim:

2/5 de 10 = 4

Fazer outros pedidos ainda usando o papel quadriculado:
Pedir que cortem 6 quadradinhos e marquem 2/3 deste valor.
Assim:
2/3 de 6 = 4

Mais uma vez, pedir que colem as tiras usadas no caderno, registrando as descobertas feitas pela turma.
Dar novos desafios no caderno para que resolvam.

Professor, não monte nenhuma regra antes que as crianças percebam o percurso que estão traçando. É importante que experimentem muit o concretamente estas experiências, antes de transformá-las em regras abstratas.

Dar novos desafios individuais , sempre com números pequenos, para que possam, desenhar suas experimentações.

Exemplo:

Observe esta caixa de chocolates:

Calcule o número de bombons que corresponde a cada fração:

a) 1/6

b) 2/6

c) 5/6

d) 1/5

e) 3/5

Mais tarde, quando as crianças já estiverem trabalhando com números grandes, o desafio abaixo poderá ser bem explorado, pois poderá conjugar os conteúdos de fração e tempo.

 Sessenta minutos correspondem a 1 hora. Quantos minutos correspondem a:

a) 1/2 de 1 hora?

b) 1/6 de hora?

c) 4/6 de hora?


Dicas e sugestões:
Professor:
Para iniciar este trabalho, em vez do papel quadriculado, use as barras de cuisenaire.

Avaliação

A avaliação desta aula poderá ser realizada por meio dos exercícios individuais realizados pelas crianças.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 12/21 - 57.14%
  • Quatro estrelas 3/21 - 14.29%
  • Três estrelas 5/21 - 23.81%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 1/21 - 4.76%

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Opiniões

  • Sonia Sampaio, PMSP -SME-SP , São Paulo - disse:
    educadorasoniasampaio@gmail.com

    27/10/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula bem preparada que contribui para que as crianças entendam como calcular a fração de um número e pelas sugestões para os professores/as.


  • luiz gustavo, gustavo , São Paulo - disse:
    luizpopizika@gmai.com

    02/09/2015

    Cinco estrelas

    eu gosrei mito


  • leopoldina Pinheiro, Escola M. Adroaldo da Cruz , Mato Grosso do Sul - disse:
    dina-rossa2012@hotmail.com

    21/10/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa as aulas, são atividades práticas que os alunos estarão apredendo com mais facilidades..


  • leopoldina Pinheiro, Escola M. Adroaldo da Cruz , Mato Grosso do Sul - disse:
    dina-rossa2012@hotmail.com

    21/10/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa as aulas, são atividades práticas que os alunos estarão apredendo com mais facilidades..


  • Ruan, EPC , Bahia - disse:
    ruan_10@hotmail.com

    10/06/2014

    Cinco estrelas

    Thanks was the only site where I could study


  • Marta Martins, Escola Adventista , São Paulo - disse:
    tresemes60@hotmail.com

    04/08/2013

    Cinco estrelas

    Excelente! Amei a proposta de aula.


  • Izaura, cpii , Rio de Janeiro - disse:
    izauramesquitalopes@gmail.com

    08/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito bem explicado. Me ajudou MUITO a estudar.


  • Eronilde, Colégio Pitágoras , Pará - disse:
    eronildemorais@hotmail.com

    05/04/2013

    Quatro estrelas

    Achei boa ideia, estou pensando em adaptar para trabalhar com os meus alunos do 5º ano, penso que é uma maneira fácil de aprender fração de quantidade.


  • Raquel de m. , maristela , Rio Grande do Norte - disse:
    raquelmelo@hootimaio.com

    02/12/2012

    Cinco estrelas

    Adorei pois a aula me insinou varias coisas sobre frção uma dica ficaria mais legal se tivese vidios sobre fração.OK.


  • Gabriela, Vivência , Pernambuco - disse:
    gabi-gata211@hotmail.com

    17/10/2012

    Três estrelas

    Gostei, portanto precisa de mais informações


  • nina, Fadivale , Minas Gerais - disse:
    herinenina@hotmail.com

    28/09/2012

    Uma estrela

    Seu 2º exemplo está pintado errado.


  • marcia, pública , São Paulo - disse:
    tidioligirotto@hotmail.com

    27/08/2012

    Quatro estrelas

    gostei, vou utilizar essa aula.


  • ANA BEATRIZ , SAO JOSE , Piauí - disse:
    biadocinhotub_10@hotmail.COM

    28/06/2012

    Cinco estrelas

    ADOREI A AULA FOI MELHOR DO QUE NA ESCOLA


  • cleonice maria batista, E E E F Joaquim Vicente Rondon , Rondônia - disse:
    ateliedascortinas@hotmail.com

    11/11/2011

    Cinco estrelas

    gostei das explicações, bem detalhadas


  • Marina, MARINA , Rio de Janeiro - disse:
    marina.feitosa@yahoo.com.br

    18/09/2011

    Três estrelas

    Achei muito bom me ajudou muito ,mas ainda assim falta um pouco de explicaçoes atividades e se tivesse um video e mais uns complementos ficaria show !!! AII SEMPREE PRECISO REVISAR MINHAS MATÉRIAS PARA A PROVA E TESTE E ENTAO SEMPRE VIRIA NESTE SITE SABER COISAS QUE PRECISO ,E O BOM ESTARIA SEMPRE INFORMADO E SABENDO TUDO NOS MINIMOS DETALHES OBRIGADO POR TUDDO E MUITO OBRIGADOOO !!!!


  • gabriel, coronel joao de araujo , Goiás - disse:
    pba_gabriel@hotmail.com

    14/09/2011

    Três estrelas

    Muito bom a sua Explicação. Só podia fazer um vidio, Assim Seria Mais Facil


  • maria gecycleide moura da silva, ESC JOAO BATISTA LOPES DE LIMA , Acre - disse:
    gecyycleide2@hotmail.com

    31/08/2011

    Quatro estrelas

    Achei legal a aula e vou aplicar assim, acho que fica mais fácio para o aluno aprender.


  • Haiane, EMEF Prof Nelson Gabaldi , São Paulo - disse:
    haianecaetanoreis@gmail.com

    07/08/2011

    Cinco estrelas

    Ajudou muito na minha aula


  • maria eduarda, praia da costa \ vila venlha , Espírito Santo - disse:
    coutomariaeduarda@rocketmail.com

    25/07/2011

    Três estrelas

    o vc pode me ajudar com dicas em matematica pq naum consigo chegar a conclusoes nesse negocio e calcular as fraçoes de uma quantidade. eu tenho 10 anos e tou na 5° serie pode me dar algumas dicar ????


  • luana, opq , São Paulo - disse:
    luanovilaso@hotmail.com

    23/03/2011

    Três estrelas

    legal tenho uma prova disso amanha e tenho que estudar ,eu minha avo estavamos tentando lembrar o que é isso mais nao sabiamos ai eu vim no google e pesquisei fraçao de quantidade ai vi isso e cliquei ai vi o que era e chamei minha avo e ela se lembrou disso tudo assim foi o que conteceu.


  • Susana Nabinger, EEEF Ministro Salgado Filho , Rio Grande do Sul - disse:
    sunabinger@gmail.com

    16/11/2010

    Cinco estrelas

    Concordo que frações devem ser sempre trabalhadas no concreto. Pena que muitos professores acham isso trabalhoso e as crianças chegam para nós no 5° ano com vícios de regras memorizadas.


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