Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rompendo as tradicionais fronteiras entre masculinidades e feminilidades

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Promoção da maior igualdade entre homens e mulheres;
• Desenvolver uma prática escolar e cotidiana não-sexista;
• Desconstruir a noção de comportamento nitidamente demarcado para homens e mulheres, onde o poder masculino é valorizado e visto como regra;
• Que as relações de gênero não sejam tomadas ou entendidas como inquestionáveis;
• As práticas generificadas são compreendidas contextualmente;
• Permitir a concepção de múltiplas masculinidades e feminilidades, privilegiando a pluralidade.

Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Motivação: “Desenhando um boneco e uma boneca nu”.

Professor, para a realização dinâmica será necessários os seguintes materiais:
• Papel pardo ou cartolina
• Cola
• Revistas “velhas” e/ou livros não utilizáveis como material pedagógico;
• Canetas hidrográficas de várias cores;
• Tesouras com pontas arredondadas


Procedimento:


• Divida os participantes em quatro grupos mistos (meninos e meninas) e informe que a proposta é a de que desenhem na cartolina ou papel pardo um boneco e uma boneca nu.
• Peça que preencham estes bonecos com adereços e vestimentas que, supostamente, compõem um homem e uma mulher.
• Logo após, oriente que os grupos apresentarão e explicarão aos demais o seu boneco(a).

           Exemplo ilustrativo de boneco “nu"

Retirado de www.fatosedados.com.br/img/bonecoBracoAberto.jpg


Dica para o professor:


Observe os desenhos e explore os estereótipos que possam ter surgido, como por exemplo: utilização de brincos, colares, pulseiras, anéis dentre outros.
A motivação tem como objetivo obter informações prévias sobre o assunto, para que o professor possa saber qual o entendimento/conhecimento que os/as alunos tem (ou não) sobre o gênero.


Atividade 1:

Para esta atividade a sugestão é que seja exibido o filme intitulado “Gênero, mentiras & videotapes”. O filme está disponível em:

http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#

                                           Figura 1: Abertura do filme
Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#


Sinopse: O que é ser mulher? O que é ser homem? Estas perguntas são abordadas por este vídeo através de uma família tradicional, que ao fim do dia assiste TV em casa.

                                            Figura 2: Ser homem e ser Mulher?
Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#

                                             Figura 3: “Tarefas” da mulher
Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#

  • Ficha técnica:
    Direção: Lucila Meirelles
    Tipo: Educativo
    Formato: Vídeo (U-Matic)
    Ano Produção: 1995
    Origem: Brasil (SP)
    Duração: 18 min.
    Produtora: Instituto Cajamar, TVT Produções

                               Figura 4: Socialização do menino e da menina
Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#

Após assistirem o filme faça uma socialização com os alunos, principais pontos para discussão:


• Quais são os comportamentos apresentados para meninas? E para meninos?
• Um menino brincar de boneca ou de casinha em meio às panelinhas causa estranhamento? Por quê?
• Quais as atividades “exclusivas” de meninos? E de meninas? Esse padrão sempre é legitimado?
• Essas atividades podem ser julgadas como “naturais”?
• Qual cena chamou mais atenção? Por quê?
• Vocês concordam com o comportamento do pai de família? Por quê?
• Quais as principais atribuições estão ligadas a mãe? E vocês concordam com isso?


Professor, durante as discussões despertar nos alunos a capacidade criativa diante de questões complexas e polêmicas.


Dica para o professor:
Professor, caso queira aprofundar nas discussões acerca da construção de gênero você poderá trabalhar um vídeo educativo chamado "Minha vida de João". Este vídeo apresenta a história de um garoto e a construção de masculinidade da infância à juventude. - Disponível em:
http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#docid=819238326781978589

Atividade 3: Refletindo com a música

Professor, nessa atividade solicitará que a música seja cantada pelos alunos, com posterior reflexão de seu significado. Para isso deverá disponibilizar uma cópia da letra da música para todos.

Masculino e Feminino (Pepeu Gomes; Baby Consuelo; Didi Gomes)

Ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina ou menino
Sou masculino e feminino
Olhei tudo que aprendi
E um belo dia eu vi
Que ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina e menino
Sou masculino e feminino
Olhei tudo que aprendi
Que um belo dia eu vi
E vem de lá o meu sentimento de ser
Meu coração mensageiro vem me dizer
Salve, salve a alegria
A pureza e a fantasia
Vou assim todo o tempo
Vivendo e aprendendo

Música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GHF2zBmqnsY

Procedimentos:
• Informe ao grupo que, inicialmente, ouvirão uma música chamada “Gênero, mentiras & Videotapes”.
• Distribua as cópias da letra e solicite que escutem a música e que, concomitantemente, leiam os versos.
• Terminando a música, solicite que façam grupos de até 6 pessoas e discutam quais as principais mensagem que foram abordadas pelos autores.
• Ao final, solicite que uma pessoa de cada grupo apresente as conclusões do trabalho coletivo.

Professor, esta proposta seria uma das variadas maneiras de socializar crianças e adolescentes, visando a perseguir a igualdade de gênero como conteúdos curriculares de orientação interdiscipl inar, abarcando inclusive disciplinas como História, Geografia, Educação Física, Artes, Matemática, Português dentre outras.

Recursos Complementares
Avaliação


Professor, utilizar as produções dos alunos nestas aulas para realizar a sua avaliação. Os cartazes e apresentação poderão ser analisados sob a ótica da organização, espírito de trabalho em equipe/coletivo, entre outros. Nesse sentido, o processo avaliativo poderá ser feito em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.