02/12/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
• Promoção da maior igualdade entre homens e mulheres;
• Desenvolver uma prática escolar e cotidiana não-sexista;
• Desconstruir a noção de comportamento nitidamente demarcado para homens e mulheres, onde o poder masculino é valorizado e visto como regra;
• Que as relações de gênero não sejam tomadas ou entendidas como inquestionáveis;
• As práticas generificadas são compreendidas contextualmente;
• Permitir a concepção de múltiplas masculinidades e feminilidades, privilegiando a pluralidade.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Motivação: “Desenhando um boneco e uma boneca nu”.
Professor, para a realização dinâmica será necessários os seguintes materiais:
Procedimento:
• Divida os participantes em quatro grupos mistos (meninos e meninas) e informe que a proposta é a de que desenhem na cartolina ou papel pardo um boneco e uma boneca nu.
• Peça que preencham estes bonecos com adereços e vestimentas que, supostamente, compõem um homem e uma mulher.
• Logo após, oriente que os grupos apresentarão e explicarão aos demais o seu boneco(a).
Exemplo ilustrativo de boneco “nu"
Retirado de www.fatosedados.com.br/img/bonecoBracoAberto.jpg
Dica para o professor:
Observe os desenhos e explore os estereótipos que possam ter surgido, como por exemplo: utilização de brincos, colares, pulseiras, anéis dentre outros.
A motivação tem como objetivo obter informações prévias sobre o assunto, para que o professor possa saber qual o entendimento/conhecimento que os/as alunos tem (ou não) sobre o gênero.
Atividade 1:
Para esta atividade a sugestão é que seja exibido o filme intitulado “Gênero, mentiras & videotapes”. O filme está disponível em:
http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#
Figura 1: Abertura do filme
Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#
Sinopse: O que é ser mulher? O que é ser homem? Estas perguntas são abordadas por este vídeo através de uma família tradicional, que ao fim do dia assiste TV em casa.
Figura 2: Ser homem e ser Mulher?
Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#
Figura 3: “Tarefas” da mulher
Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#
Figura 4: Socialização do menino e da menina
Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#
Após assistirem o filme faça uma socialização com os alunos, principais pontos para discussão:
• Quais são os comportamentos apresentados para meninas? E para meninos?
• Um menino brincar de boneca ou de casinha em meio às panelinhas causa estranhamento? Por quê?
• Quais as atividades “exclusivas” de meninos? E de meninas? Esse padrão sempre é legitimado?
• Essas atividades podem ser julgadas como “naturais”?
• Qual cena chamou mais atenção? Por quê?
• Vocês concordam com o comportamento do pai de família? Por quê?
• Quais as principais atribuições estão ligadas a mãe? E vocês concordam com isso?
Professor, durante as discussões despertar nos alunos a capacidade criativa diante de questões complexas e polêmicas.
Dica para o professor:
Professor, caso queira aprofundar nas discussões acerca da construção de gênero você poderá trabalhar um vídeo educativo chamado "Minha vida de João". Este vídeo apresenta a história de um garoto e a construção de masculinidade da infância à juventude. - Disponível em:
http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#docid=819238326781978589
Atividade 3: Refletindo com a música
Professor, nessa atividade solicitará que a música seja cantada pelos alunos, com posterior reflexão de seu significado. Para isso deverá disponibilizar uma cópia da letra da música para todos.
Masculino e Feminino (Pepeu Gomes; Baby Consuelo; Didi Gomes)
Ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina ou menino
Sou masculino e feminino
Olhei tudo que aprendi
E um belo dia eu vi
Que ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deus é menina e menino
Sou masculino e feminino
Olhei tudo que aprendi
Que um belo dia eu vi
E vem de lá o meu sentimento de ser
Meu coração mensageiro vem me dizer
Salve, salve a alegria
A pureza e a fantasia
Vou assim todo o tempo
Vivendo e aprendendo
Música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GHF2zBmqnsY
Procedimentos:
• Informe ao grupo que, inicialmente, ouvirão uma música chamada “Gênero, mentiras & Videotapes”.
• Distribua as cópias da letra e solicite que escutem a música e que, concomitantemente, leiam os versos.
• Terminando a música, solicite que façam grupos de até 6 pessoas e discutam quais as principais mensagem que foram abordadas pelos autores.
• Ao final, solicite que uma pessoa de cada grupo apresente as conclusões do trabalho coletivo.
Professor, esta proposta seria uma das variadas maneiras de socializar crianças e adolescentes, visando a perseguir a igualdade de gênero como conteúdos curriculares de orientação interdiscipl inar, abarcando inclusive disciplinas como História, Geografia, Educação Física, Artes, Matemática, Português dentre outras.
• Vídeo “Minha vida de João”. Disponível em:
http://video.google.com/videoplay?docid=-5029169636566293220#docid=819238326781978589
Professor, utilizar as produções dos alunos nestas aulas para realizar a sua avaliação. Os cartazes e apresentação poderão ser analisados sob a ótica da organização, espírito de trabalho em equipe/coletivo, entre outros. Nesse sentido, o processo avaliativo poderá ser feito em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/10/2014
Cinco estrelasmuito boa esta aula , um desenvolvimento muito dinâmico.... de uma maneira simples e metodológica.......