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01/12/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Como sentimos os sabores dos alimentos e onde eles são percebidos.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer os cinco sentidos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A língua possui em sua superfície um grande número de receptores chamados botões gustativos, que são aglomerados de células especializadas na percepção do gosto. Ao serem estimulados enviam impulsos nervosos ao cérebro, que interpreta tais sensações. Os botões encontram-se nas papilas gustativas (que são pequenas elevações na superfície da língua).
Devido à presença das papilas gustativas com seus botões distinguimos sabores primários que são cinco: doce, salgado, azedo, amargo e umami.
No entanto, o que você imagina sentir quando coloca a comida na boca depende de sua preferência. Todos nascem com algumas preferências de paladar, embora muitas delas possam acumular–se durante anos de experiência e de memória: você pode gostar de certas comidas porque as associa a momentos felizes do passado. A cor e textura de um alimento, assim como o aroma, também influenciam seu gosto.
O paladar é o sentido que nos permite perceber e diferenciar os gostos, o que ocorre principalmente na língua.
Até o século passado eram conhecidos quatro sabores básicos: doce, salgado, azedo e amargo. Em 1912, o japonês Kikunai Ikeda, professor da Universidade de Tókio, apresentou em um congresso o sabor umami, presente nos alimentos que contêm proteínas (carnes, peixes, queijos curados, etc.). Em 2000, no sequenciamento do genoma humano já foi identificado o gene do receptor do sabor umami.
A língua contém em sua superfície papilas, umas são utilizadas para movimentar os alimentos e outras, as gustativas, detectam sabores.

Retirado de: http://www.indagala.org/bdd_image/orgao_%20sentido.pdf (Consultado em 31/10/2009, às 12h)


Estratégia
Através de uma atividade experimental, serão trabalhados com os alunos os locais na língua onde sentimos cada sabor.

Levantando os conhecimentos prévios:

Professor, peça aos alunos que desenhem a boca, apontando dentes e língua, e que indiquem também onde eles acham que podemos sentir o sabor dos alimentos.

Atividade Experimental – Testando os Sabores

Material necessário:
Vidros conta-gotas com:
1- café amargo
2- limão ou vinagre
3- água e açúcar
4- água e sal

É possível também que os alimentos sejam colocados na boca dos alunos através de hastes flexíveis com algodão nas pontas (tipo cotonete). O material deverá ser suficiente para que todos os alunos da turma provem os alimentos.

Professor, os alunos não deverão saber o que estarão experimentando, portanto, não identifique os vidros com os nomes dos alimentos.

Comece a atividade pingando uma gota do primeiro alimento na língua de cada aluno. Peça-lhes que sintam a sensação e percebam o local da boca que eles estão sentindo cada alimento. Peça-lhes que escreva num papel qual sabor eles sentiram ou suas sensações. Após experimentar cada alimento, os alunos deverão beber água, lavando a boca para experimentar o próximo alimento.
Repita este procedimento com cada líquido definido para a atividade.

Ao final o professor deverá escrever no quadro as respostas dos alunos e indicar para a turma quais foram os alimentos experimentados.

Pessoal, vamos registrar no quadro as sensações experimentadas por vocês? No primeiro alimento, qual o sabor sentido?
- Amargo.
- Parece café, mas sem açúcar.
Muito bem, o primeiro alimento que dei a vocês era café sem açúcar, que tem sabor amargo.
Mas onde puderam perceber com mais intensidade o sabor? No céu da boca? Nos lábios? Na língua?
- Senti na boca toda.
- Acho que era na língua.
As nossas sensações de sabor são sentidas em nossa língua, apesar de parecer às vezes que sentimos na boca toda.
E nos outros alimentos, quais os sabores sentidos?
- Azedo.
- Doce.
- Salgado.

Professor, agora fale com os alunos sobre o nosso paladar. Explique para eles que em nossa língua existem áreas diferentes que podem “sentir” gostos diferentes. São as sensações gustativas. Mostre aos alunos uma figura da língua com suas diferentes áreas gustativas.

Papilas Gustativas

Retirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sistema-sensorial/olfato-e-gustacao.php (consultado em 14/10/09, às 09h42min).

Conclusões: onde sentimos cada sabor?
Professor, divida a turma em quatro grupos e entregue para cada grupo um dos vidros com os alimentos. Entregue para os grupos também uma figura das áreas sensíveis da língua a cada sabor:

Língua

Adaptado de: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido5.php (consultado em 31/10/09, às 14h56min).

Pessoal, cada grupo recebeu um alimento, que agora vocês já sabem quais são. E então é hora de testarmos as regiões da língua que “sentem” os sabores diversos. Vocês vão pingar os alimentos em todas as regiões da língua e sentirão em qual região o alimento de cada grupo será melhor sentido.

Hipóteses:
- Nosso grupo está com o limão, e realmente sentimos nos cantos da língua a sensação de azedo.
- E o nosso está com a água com açúcar, que é sentida melhor bem na pontinha da língua.
Percebemos, que realmente, sentimos os sabores em lugares diferentes da língua, e isso explica por que devemos mastigar com calma os alimentos que ingerimos, para que sintamos seus sabores na língua. Já repararam que quando comemos muito rápido parece que nem sentimos o gosto?

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas idéias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Professor, oriente os alunos a trazerem de casa figuras relacionadas ao paladar (figuras de alimentos ou situações referentes a se alimentar). Numa próxima aula, monte um mural na sala, juntamente com os alunos, separando as figuras que trouxeram em tabelas de cada sensação gustativa, salientando também as áreas da língua de cada sensação. Neste momento, você poderá avaliar se seus alunos, durante a montagem do mural, através da participação e dos palpites dados, conseguiram construir os conhecimentos acerca do assunto.

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