Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Paródias: utilização como recurso didático

 

04/12/2009

Autor e Coautor(es)
Beto Potyguara
imagem do usuário

NATAL - RN ESC MUL PROFA FRANCISCA DE OLIVEIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o senso crítico;
  • Estimular o hábito de leitura e a produção textual;
  • Contribuir para a socialização e o resgate de sua autoestima:
  • Despertar a autonomia na tomada de decisões e de suas escolhas;
  • Valorizar a sua produção artística e cultural;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de pesquisa de sua autoria;
  • Colaborar para a sua desinibição;
  • Estimular a fixação dos conteúdos sistematizados trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e divertida.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; 3 (três) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Grécia Antiga
Estratégias e recursos da aula

preparação

O professor deverá levar um aparelho de som ou um televisor com DVD para a sala com CDs ou DVDs com Karaokês ou jingles comerciais, para utilizá-los durante a fase de sensibilização da turma sobre o que são "paródias".

Na falta desses recursos, pode recorrer a propagandas impressas, televisivas, cartazes ou trailers de paródias cinematográficas, além de material de apoio como letras de música, poesias ou cordéis.

introduzindo

A utilização de paródias em sala de aula requer uma grande dose de doação e de comprometimento por parte do professor que deve encarar com seriedade esta tarefa, respeitando a faixa etária e o grau de maturidade de sua clientela, tomando cuidados especiais para que tal atividade não se perca no vácuo e transforme-se apenas em uma mera terapia ocupacional. Nesse sentido, é necessário que antes de tudo exista um período de sensibilização da turma, onde o professor deve construir juntamente com  seu aluno um conceito comum sobre o que o mesmo entende por paródia.


1ª Aula:

Recite uma curta paródia musical utilizada em algum comercial ou em alguma campanha política bastante popular. Em seguida, pergunte aos alunos o que acharam disso e se eles sabem o que foi isso que você acabou de apresentar. Escreva as respostas na lousa, estimule-os a criar um conceito próprio e depois explique que aquele foi um exemplo prático do que é uma paródia.


Agora intruduza por meio de uma exposição sonora ou audiovisual exemplos concretos (jingles musicais, comerciais de TV, trailers de filmes, etc.) do que vem a ser uma paródia e de como são utilizadas no cotidiano, principalmente  no meio publicitário.


Certifique-se de que todos entenderam do que se trata uma paródia, antes de seguir em frente. Veja uma pequena descrição:

"A paródia é uma recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico, jocoso.
A paródia constrói, assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica." (Guia de produção textual da PUCRS)


Sua utilização em sala de aula permite, portanto, o desenvolvimento do senso crítico do aluno e pode vir a ser aplicada como estratégia de ensino em qualquer série ou disciplina, pois seu uso pode ser facilmente adequado a qualquer tipo de conteúdo.


2ª Aula:

A partir daí, divida a turma em grupos de quatro ou cinco membros e promova um momento de descontração, fazendo um curto concurso de Karaokê. Dependendo da faixa etária, o professor poderá escolher que gêneros ou ritmos são mais apropriados para se trabalhar com os alunos. Lembre-se que esta etapa visa não apenas a descontração e a desinibição da turma, mas para demonstrar a eles que a paródia tem certos elementos a serem seguidos em sua construção. Até cantigas de roda são ótimas para exemplificar a questão do ritmo, da repetição de expressões, das rimas, etc.

desenvolvimento


O professor pode ainda antes de solicitar a execução da atividade, recorrer ao uso de letras de músicas, de poesias ou da Literatura de Cordel como auxílio para se trabalhar a questão da métrica poética. Além disso, os exemplos anteriormente citados propiciam uma parceria interdisciplinar com outros colegas (Artes, Literatura e Língua Portuguesa), o que enriqueceria em muito a elaboração e a apresentação final desses trabalhos.


3ª Aula:

Antes de ministrar a atividade utilizando-se das paródias, pode ser apresentada essa animação sobre a Grécia Antiga como forma de reforçar o conteúdo que será o objeto de produção para as mesmas. Clic no link a seguir e veja a animação:

Grécia

Em seguida, solicitar que cada grupo produza uma paródia, tendo como tema um dos assuntos trabalhados em sala sobre a Grécia Antiga: História, Mitologia, Literatura, Jogos Olímpicos, Teatro e demais legados culturais.


O professor deve sugerir as formas e possibilidades de que essa atividade possa vir a ser executada, pois a associação da paródia apenas vinculada ao estímulo musical pode inibir parte da turma que não se considere apta em princípio para tal proeza.


OBS: A paródia é uma representação crítica, satírica e bem-humorada e, portanto, além da versão musical, podem ser apresentadas sobre  a forma de dramatização, de produção textual (poesia ou jogral), de curtas metragens, de ilustrações (Histórias em Quadrinhos, Tiras, Charges ou Cartum), do uso de fantoches ou por qualquer outro meio que os alunos possam vir a sugerir.

menininhos

É possível que os alunos, inicialmente, demonstrem alguma insegurança e até mesmo resitência à execução da atividade. Por isso recomendamos o uso inicial do Karaokê, para que a turma encare essa experiência de uma forma lúdica e prazerosa, possibilitando dessa forma a desinibição gradual dos alunos, requisito indispensável para que tal atividade obtenha o êxito esperado.


Para finalizar a aula, estipule um prazo (uma ou duas semanas) para que as suas produções sejam apresentadas, criando assim um momento de culminância e de socilização dos trabalhos entre os alunos.

complementaçaõ


Caso a sua escola possua um laboratório de informática, os alunos podem ser estimulados a produzir uma pesquisa on-line, tanto para reforçar os subsídios sobre o tema escolhido, como sobre a forma de apresentação do seu trabalho.


O professor pode ainda promover uma navegação dirigida especificamente para os endereços eletrônicos que possuam exemplos audiovisuais de paródias. Nesse sentido, o YouTube (www.youtube.com), possui uma extensa galeria de vídeos sobre o tema.


Indicar filmes que parodiam clássicos do cinema também é uma boa forma para incentivar os grupos que optarem por dramatizações ou apresentações por meio de fantoches. Acesse o UOL Tecnologia (http://tecnologia.uol.com.br) e veja uma seleção de versões curtas com um minuto de duração cada.


Um site que pode ser sugerido para os alunos que quiserem fazer versões musicais ou até mesmo para o professor incrementar a sua aula é o CANTE (www2.uol.com.br/cante/inicio.htm). Nele existem vários programas que podem ser utilizados e baixados gratuitamente. Dentre eles, o Cante, Paródia! (www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm), que facilitará o trabalho dos futuros compositores.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Grécia Vídeo
Recursos Complementares

Indicação de Sites e Blogs:

www.discoverykidsbrasil.com/jogos/

Site repleto de atividades educacionais, inclusive Karaokê (indicado para as séries iniciais do Ensino Fundamental até o 7º Ano do Ensino Fundamental Final).

www.cherryplus.com.br/blog/tag/parodia/

Trata-se de uma sátira da abertura clássica das animações da Pixar Animation Studios, onde hipoteticamente nos é revelado o destino da Lampadizinha que maltrata a letra "I" (de Pixar) em todos os filmes da produtora. Imperdível e recomendado para qualquer faixa etária do Ensino Fundamental Final ao Ensino Médio ou o EJA.


www.realorche.com.br/musicas_parodias.asp

É um videokê que possui uma enorme variedade de músicas, incluisive, paródias. O download é gratuito.


www.letras.com.br/

Site que disponibiliza um grande acervo de letras de músicas nacionais e estrangeiras.


www.historiadigital.org/2009/04/parodia-de-historia.html

Demonstração prática feita pelo professor Michael de História, de Criciúma (SC), de como as paródias podem ser utilizadas como recurso didático.


www.parodiasnasaladeaula.blogspot.com

Blog de minha autoria que visa registrar as experiências didáticas bem sucedidas com a utilização de paródias em sala de aula.


Materiais Adicionais:

CDs:

Os 30 Maiores Jingles de Todos os Tempos. Encarte da Revista Flashback #1 - Editora Abril (Agosto/2004).

Os Animais têm Razão - para ouvir e pensar. Autor: Professor e Cordelista Antônio Francisco (membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel) - Projeto musical patrocinado pela Petrobrás (2007). Produtora: Marca Registrada (www.cdmarca.com)

Gramática com Música. Autores: Antônio Monteiro de Souza e Sílvio Augusto do Nascimento (ambos professores). Produção independente: 200? (Natal/RN). Contato: tjmonteiro@ig.com.br


DVD:

As maiores propagandas de todos os tempos. "Os50 Filmes maisgeniais de Washington Olivetto: dos tempos da DPZ aos dias atuais" (Duração dos comerciais: 55min./ Entrevista: 21min.). Flashback - V.1. - W Brasil/ Editora Abril (2005).

Bibliografia Sugerida:

ANTUNES, Celso. A Grande Jogada: Manual Construtivista de como estudar. Petropólis: Vozes, 2004.

MARCONDES, Beatriz; MENEZES, Gilda; TOSHIMITSU, Thaís. Como usar outras linguagens em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

MIRANDA, Simão de. Professor, não deixe a peteca cair! 63 idéias para aulas criativas. São Paulo: Papirus, 2006.

Avaliação

O professor poderá avaliar o aluno através da observação de seu desempenho individual ou em grupo durante todo o processo de produção e execução da atividade, analisando quais foram as competências desenvolvidas satisfatoriamente, além do nível de domínio adquirido sobre o assunto estudado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 22 classificações

  • Cinco estrelas 15/22 - 68.18%
  • Quatro estrelas 7/22 - 31.82%
  • Três estrelas 0/22 - 0%
  • Duas estrelas 0/22 - 0%
  • Uma estrela 0/22 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dj Iury, UNIDADE ESCOLAR SANTO ANTONIO - UESA , Piauí - disse:
    iury_pigmeu18@hotmail.com

    19/04/2013

    Cinco estrelas

    Muiito massa veii, gostei muiito... Olha, na minha turma, a gente tem uma apresentação dia 26 desse mês, proxima semana.. E meu grupo decidiu fazer uma parodia com ritmo de swingueira.. Sera que você tem algum palpite de como a gente possa fazer isso" Agradeceria muito se você pudesse-mos nos ajudar...


  • Lindaura Rodrigues do Rosário, Escola Municipal Mª de Lourdes V. do N. Pereira , Bahia - disse:
    lindaurarodrigues2@hotmail.com

    09/11/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom, é preciso que utilizemos mais este recurso não só nas aulas de Lingua Portuguesa como nas demais materias


  • Patricia L B R, E. E. Joseph Stalim Romano , Minas Gerais - disse:
    patricialimabraz@hotmail.com

    09/09/2012

    Quatro estrelas

    Adorei essa aula, sou usar.


  • Edyane Maria de Souza , CETEC Educacional SA , São Paulo - disse:
    edyanesouza@gmail.com

    27/07/2012

    Cinco estrelas

    Adorei e vou usar este recurso no curso técnico e vou experimentar n o superior!


  • viviane mota, pessoal , Pernambuco - disse:
    viviane_mota13@hotmail.com

    08/06/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da explicação.Pabenéns pela iniciativa ela foi muito produtiva para mim.


  • vagna de carla da costa brito, Escola Orôncio Teixeira Gueiros , Pernambuco - disse:
    vagnadecarla@hotmail.com

    02/06/2012

    Cinco estrelas

    Estas são ótimas, pois, são capazes de despertar o interesse nos alunos. Parabéns por sua criatividade.


  • Léa Paraense Serra, Escola Estadual Vilhena Alves , Pará - disse:
    sociologia.proflea@yahoo.com.br

    19/06/2011

    Cinco estrelas

    Minha prática nas aulas de Sociologia finalmente foi contemplada com esse recurso. Com a parceria da professora Rita, de Língua Portuguesa , os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Vilhena Alves em Belém fizeram uma paródia musical em cima da letra "Pelados em Santos" do grupo Mamonas Assassinas. O tema é Cultura de Paz e a turma optou por uma visão mais abrangente, enriquecendo o texto, que ficou bem crítico. A base para elaboração foi esta aula, que linkei no meu blog. Obrigada


  • Maria dasDores de Lira Costa, ESCOLA MUNICIPAL ROTARY , Rio Grande do Norte - disse:
    proff.dorinha@hotimail.com

    27/05/2011

    Quatro estrelas

    A aula e bastante criativa pois com certeza chamara a atenção do aluno Parabéns.....


  • romilda, eE E Bom Jesus de Angicos , Minas Gerais - disse:
    romildabernadete@yahoo.com.br

    27/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei trabalhar o projeto 5 s e essa aula foi super, meus alunos se envolveram satisfatoriamente e o resultado foi excelente.


  • Maurisan Gomes da Silva, Centro Educacional João Luiz de França , Bahia - disse:
    zancompositor@hotmail.com

    13/03/2011

    Quatro estrelas

    Adorei! Vou adptar a minha realidade e a minha clientela. Começarei já! Obrigado pela sugestão, continui postando ideias bacanas como estas.


  • Léa Paraense Serra, Escola Estadual Deodoro de Mendonça , Pará - disse:
    sociologia.proflea@yahoo.com.br

    08/02/2011

    Quatro estrelas

    Começarei por fazer uma paródia como atividade de um curso de aperfeiçoamento que estou participando. É uma escolha minha fazê-lo dessa maneira e este plano de aula foi muito útil. Conheci através do blog História Digital, o qual sou seguidora. Não esquecerei de inserir atividade semelhante nos meus planos de aula de Sociologia para o próximo período letivo. Obrigada.


  • Adriana da Silva Mataruna Assumpção, CEM Joana Benedicta Rangel , Rio de Janeiro - disse:
    adrimataruna@yahoo.com.br

    31/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essa sugestão de aula. Muito criativa e inovadora, pois os alunos aprendem melhor quando interagem e produzem tanto individual quanto coletivamente.


  • Solange, Escola Estadual Domingos Sávio , Rio de Janeiro - disse:
    solangelecto@ig.com.br

    29/08/2010

    Quatro estrelas

    Acho muito importante uilizar as culturas de todo nosso Brasil como recurso teatral e como professora de teatro nunca utilizei esse recurso e essas aula irão me ajudar a ampliar meu universo e de meus alunos. Obrigada!


  • ELMA, UNAMA-BELÉM , Pará - disse:
    johelminha@hotmail.com

    15/06/2010

    Cinco estrelas

    muito interessante! Estou tentando desenvolver uma atividade de paródia na disciplina de Artes no estágio que estou realizando. Foi muito válido pra mim...


  • DOUGLAS GERALDO DA SILVA, ESCOLA ESTADUAL DE LAGOA , Minas Gerais - disse:
    do.silvas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabens


  • Verlaneyde Koch, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ROSALVO FERREIRA DOS SANTOS , Bahia - disse:
    verlaneydekoch@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela proposta de atividade. Usarei em minhas aulas de sétima e oitava série. Obrigada por nos disponibilizar, não é sempre que encontramos professores que visam um ensino diferenciado e contribui para que melhore a educação, não somente do espaço que trabalha, mas de todo o país. Mais uma vez PARABÉNS!


  • Sulamita Oliveira de Macedo, ESC EST PROF JOAO TIBURCIO ENS 1 GRAU , Rio Grande do Norte - disse:
    smsulamita@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Roberto, além de você ser um professor criativo é também um execelente desenhista - ilustração das formas de apresentação das paródias muito bem elaborada.


  • linda luna, geo olinda pensar , Distrito Federal - disse:
    linda_luna@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu adorei ajudou muito


  • Isabella Fernandes Pessoa, ESC FUND DO C PEDAG DA UFMG , Minas Gerais - disse:
    isabellafernandes@fundacaotorino.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula! Achei bem descontraída e interessante.


  • Camila de Almeida Garcez Vilete, ESAGS , São Paulo - disse:
    camila_almeidagv@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Bom dia, gostei muito da aula, pois é super didatica. Tenho um pergunta para te fazer. Eu tenho um trabalho para entregar na faculdade sobre o Documentario As maiores propagandas de todos os tempos. Flashback - V1. porem não encontro em nenhum local para comprar este DVD. Se você puder me ajudar, me indicando onde posso encontrar este DVD ficarei muito agradecida. Grata. Camila de A. G. Vilete


  • Vera Elenita Medeiros, ESC MUN ENS FUN ANGELINA SASSI COMANDULLI , Rio Grande do Sul - disse:
    veraelenitam@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula: Paródia como recurso didático, pois os alunos da 7ª sugeriram trabalhar com paródias nas aulas de informática e essa aula foi bastante esclarecedora,


  • Sulamita Oliveira de Macedo, ESC EST PROF JOAO TIBURCIO ENS 1 GRAU , Rio Grande do Norte - disse:
    smsulamita@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula criativa e dinâmica, envolvendo mídias na educação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.