17/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
O Professor poderá chamar a atenção para os mínimos detalhes que aparecem nas imagens e a diferença entre elas.
http://brasil.indymedia.org/images/2006/12/369052.jpg
► qual é o ambiente?
► o que significa a mensagem do cartaz?
► o(a) protagonista da imagem interagem com quem?
► qual é a mensagem além do cartaz?
► qual é a situação? qual é o apelo?
http://genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/materias/imagem_ac7025d86d.jpg
► o que a imagem retrata além da aparência rural?
► quem, supostamente, são estas pessoas?
► de que forma desigualdade, hierarquia e cidadania se relacionam nesta imagem?
http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/107/107/6/1876352.castelo_300_430.jpg
► de quem é este castelo? & nbsp; ; & nbsp; &nb sp; ; ; &nb sp;
► onde ele foi construído?
► qual seria o preço desta propriedade?
► quantas janelas tem a construção? E portas externas?
► este patrimônio é real?
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/04/311827.shtml
http://www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social/
O Professor poderá utilizar o vídeo "Essa gente brasileira - parte I" para trabalhar o histórico de desigualdade e as faces da hierarquia no Brasil (militar, religiosa e política).
Essa gente brasileira - parte I
Baseando-se no conteúdo do vídeo, o Professor pode construir com os alunos argumentos fundamentados na própria Constituição Brasileira, que visam garantir condições de vida "iguais" para todos e que apontem a incompatibilidade prática entre hierarquia e cidadania enquanto origem das desigualdades sociais. Para maiores informações sobre a Constituição, consulte:
http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3509/O-direito-a-igualdade-que-discrimina
Nome | Tipo |
---|---|
Essa gente brasileira - parte I | Vídeo |
SUGESTÕES DE LEITURAhttp://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/04/311827.shtml
http://www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social/
A partir dos argumentos fundamentados na própria Constituição, o professor avaliará os alunos pedindo para que, em grupo ou individualmente, escrevam um projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso, visando a solução para as desigualdades sociais, que contemple o direito à propriedade (da terra e/ou dos meios de produção).
Para trabalhar com este tipo de produção de texto é importante conhecer alguns modelos de projetos de lei e disponibilizar para o aluno se orientar na hora da escrita. Indicamos dois endereços para informação que podem ser úteis:
http://www.camaratorres.rs.gov.br/arquivos/projeto_popular.pdf
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/06/2010
Cinco estrelasBoa aula, me ajudou muito