25/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá:
Poderá também reforçar e ampliar suas informações sobre:
Será necessário que o/a aluno/a consiga distinguir os diferentes conceitos e utilizações das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; seja capaz de identificar e registrar numerais de 1 a 9999, bem como sua escrita numérica. É necessário também que o/a aluno/a esteja no nível silábico alfabético.
Primeiro momento: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a num primeiro momento realize diferentes atividades que contemplem os fatos fundamentais trabalhados por você, por exemplo: arme e efetue, jogos envolvendo as quatro operações. Sugerimos os jogos Qual é o Resultado e Aponte o Resultado, de minha autoria, postados neste Portal.
Se você tiver acesso ao Laboratório de Informática convide seus/suas alunos/as para utilizar um software que trabalhe diferentes conteúdos curriculares, dentre eles a multiplicação. Sugiro o Software Educacional com Programas Educacionais para aplicação interdisciplinar GCompris, nele você terá acesso a jogos que abordam operações de adição, multiplicação, divisão, subtração, além de conteúdos de Língua Portuguesa, Educação Artística e Geografia.
Você deverá acessar o sítio:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=2&tamanhoPagina=25&categoria=9&outrosPaises=false e selecionar jogos que atendam os conteúdos que você planejou.
Sugerimos também o seguinte sítio: http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/figura_letra.html nele você terá oportunidade de trabalhar com imagens, letras e formação de palavras.
Após a realização destas atividades e outras pensadas por você, num segundo momento, providencie uma folha com operações, lápis, borracha e folha de rascunho para cada participante.
Segundo momento: Uma (1) aula de 60 minutos
As operações deverão ser divididas em quatro colunas, quais sejam: operações, coluna um, coluna do meio e coluna dois. Em uma das colunas deverá ter o resultado da operação elaborada. Resultado este que o/a aluno/a deverá identificar e marcá-lo com um X ou colorindo a coluna.
Exemplo:
OPERAÇÕES | COLUNA 1 | COLUNA DO MEIO | COLUNA 2 |
12 + 7 | 16 | 18 | 19 |
15 - 8 | 8 | 7 | 6 |
3 X 26 | 76 | 77 | 78 |
248 : 4 | 62 | 45 | 63 |
Explicando o jogo para os/as alunos/as:
Faremos uma atividade que deverá ser realizada individualmente. Ela vai mostrar como cada um/a está nos cálculos matemáticos.
Vocês irão receber uma folha que terá várias operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Poderão fazer os cálculos mentalmente, se necessário utilizem material concreto (palitinhos de picolé). Também poderão armar as operações em uma folha à parte para descobrir os resultados. Ao descobrí-los vocês deverão fazer um X na resposta correta, apenas em uma delas. Veja o exemplo: (Professor/a vá até a lousa e explique a atividade, utilize uma operação que não esteja registrada no exercício que você planejou. Caso os/as alunos/as tenham dúvidas explique-as, faça diferentes exemplos, demonstre que poderão fazer os cálculos mentalmente, ou utilizando mater iais concretos).Entenderam a atividade? Alguém quer fazer pergunta? Então , vamos começar?
Sugestão de variações para o desenvolvimento da aula
Outra forma de trabalhar esta atividade é entregar ao/à aluno/a uma folha como o modelo de um cartão de loteria esportiva, porém acrescido de mais uma coluna, após a coluna dois. Você professor/a dita alguns números a serem escritos na coluna um. Em seguida, dita os números da coluna dois . Feito isso, elabore operações que correspondam ou não aos números ditados (veja exemplo abaixo).
Quando o resultado correto não aparece em nenhuma das colunas, o/a aluno/a deverá assinalar a coluna do meio e preencher com o resultado a coluna a mais que foi acrescida ao lado da coluna dois.
Exemplo:
COLUNA 1 | COLUNA DO MEIO | COLUNA 2 | |
14 | X | 12 | 15 |
25 | 42 | ||
38 | 30 |
Tabuadas ditadas:
a) 3 x 5 = Não aparece o resultado, então o aluno marca a coluna do meio e escreve a resposta na coluna acrescida, que seria o resultado 15.
b) 7 x 6 = O resultado está presente, então é só assinalar (42).
c) 15 +23 = O resultado está presente, então é só assinalar (38).
Você também poderá fazer esta atividade em duplas.
Como registramos anteriormente, os/as alunos/as poderão ou não utilizar materiais concretos para resolver as operações. Se preferir ao invés de fornecer papel de rascunho para resolver as operações, utilize o próprio caderno de Matemática para resolvê-las.
Outra forma de elaborar a tabela é escrever as operações e os resultados por extenso, nas diferentes colunas.
Você poderá solicitar que os/as próprios/as alunos/as elaborem em duplas ou trios, sua loteria e depois troquem em grupos para que um resolva a do outro.
Outros conteúdos também poderão ser contemplados, nos diferentes componentes curriculares.
Veja um exemplo para Língua Portuguesa:
A ordem seria: Encontre na loteria o coletivo das palavras definidas e em seguida assinale-o ou faça o colorido da resposta correta.
Exemplo:
PALAVRAS | COLUNA 1 | COLUNA DO MEIO | COLUNA 2 |
abelhas | enxame | feixe | batalhão |
estrelas | matilha | cardume | constelação |
Importante
Realize a atividade tomando como base o conteúdo trabalhado em sua sala de aula. Se você estiver trabalhando apenas adição, use-a para elaborar sua loteria. Reveja seus conteúdos, seja de História, Geografia ou Ciências e elabore sua loteria.
REGISTRANDO
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif
O registro é a própria loteria, que deverá, depois de corrigida ser colada no caderno do conteúdo ao qual foi trabalhada. Antes de colar a loteria, não se esqueça de registrar o nome da atividade e seu/s objetivo/s.
A correção poderá ser feita pelo/a professor/a, num primeiro momento, ou pelos/as participantes, um/a corrige a do outro e se necessário o/a professor/a faz a revisão da correção.
Veja abaixo uma loteria trabalhada em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto
LOTERIA
Aluno(a): ____________________________________________________________
Data: _____________________________________________ série: _______
OPERAÇÕES | COLUNA 1 | COLUNA DO MEIO | COLUNA 2 |
19 + 6 | 24 | 25 | 26 |
58 - 8 | 49 | 51 | 50 |
2 X 9 | 18 | 17 | 16 |
14 : 2 | 6 | 5 | 7 |
37 + 48 | 85 | 100 | 48 |
95 - 20 | 60 | 75 | 85 |
2 X 7 | 15 | 14 | 17 |
16 : 2 | 6 | 5 | 8 |
360 + 200 | 526 | 324 | 560 |
417 - 104 | 313 | 212 | 354 |
2 X 30 | 92 | 82 | 60 |
12 : 2 | 5 | 6 | 4 |
48 + 100 | 148 | 179 | 102 |
56 - 32 | 21 | 38 | 24 |
2 X 43 | 62 | 86 | 128 |
164 : 2 | 22 | 91 | 82 |
250 + 50 | 300 | 450 | 200 |
620 - 20 | 520 | 600 | 350 |
2 X 35 | 70 | 48 | 25 |
26 : 2 | 12 | 13 | 15 |
Após o termino da atividade escreva na própria folha da loteria:
Minha opinião sobre esta atividade é:.........................................
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/03/2011
Quatro estrelasamei essa aula, pois é uma forma de mudar um pouco a rotina diária.
17/01/2011
Cinco estrelasAdorei esta atividade de loteria. Ajuda até na concentração.
24/03/2010
Cinco estrelasConsiderei excelente a sua idéia de aulas utilizando loterias. Vou utilizar em minhas aulas. Obrigada!