Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LOTERIAS NUMÉRICAS

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá:

  • Desenvolver raciocínio lógico matemático.
  • Aprimorar sua concentração.
  • Memorizar fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Aperfeiçoar a leitura e escrita de numerais.

Poderá também reforçar e ampliar suas informações sobre:

  • Ordem alfabética.
  • Grafia de palavras e conhecimentos linguísticos.
  • Melhor maneira para  utilizar estratégias de aprendizagem que o/a auxiliem na antecipação dos resultados das próprias ações.
Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o/a aluno/a consiga distinguir os diferentes conceitos e utilizações das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; seja capaz de identificar e registrar numerais de 1 a 9999, bem como sua escrita numérica. É necessário também que o/a aluno/a esteja no nível silábico alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a num primeiro momento realize diferentes atividades que contemplem os fatos fundamentais trabalhados por você, por exemplo: arme e efetue, jogos envolvendo as quatro operações. Sugerimos os jogos Qual é o Resultado e Aponte o Resultado, de minha autoria, postados neste Portal.
Se você tiver acesso ao Laboratório de Informática convide seus/suas alunos/as para utilizar um software que trabalhe diferentes conteúdos curriculares, dentre eles a multiplicação. Sugiro o Software Educacional com Programas Educacionais para aplicação interdisciplinar GCompris, nele você terá acesso a jogos que abordam operações de adição, multiplicação, divisão, subtração, além de conteúdos de Língua Portuguesa, Educação Artística e Geografia.
Você deverá acessar o sítio:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=2&tamanhoPagina=25&categoria=9&outrosPaises=false e selecionar jogos que atendam os conteúdos que você planejou.


Sugerimos também o seguinte sítio: http://drkaos.psico.ufrgs.br/jogos/figura_letra.html nele você terá oportunidade de trabalhar com imagens, letras e formação de palavras.

Após a realização destas atividades e outras pensadas por você, num segundo momento, providencie uma folha com operações, lápis, borracha e folha de rascunho para cada participante.


Segundo momento: Uma (1) aula de 60 minutos


As operações deverão ser divididas em quatro colunas, quais sejam: operações, coluna um, coluna do meio e coluna dois. Em uma das colunas deverá ter o resultado da operação elaborada. Resultado este que o/a aluno/a deverá identificar e marcá-lo com um X ou colorindo a coluna.
Exemplo:

OPERAÇÕES COLUNA 1 COLUNA DO MEIO COLUNA 2
  12 + 7       16      18      19
  15 - 8         8       7        6
  3 X 26       76      77      78
  248 : 4      62      45      63

Explicando o jogo para os/as alunos/as:

Faremos uma atividade que deverá ser realizada individualmente. Ela vai mostrar como cada um/a está nos cálculos matemáticos.
Vocês irão receber uma folha que terá várias operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Poderão fazer os cálculos mentalmente, se necessário utilizem material concreto (palitinhos de picolé). Também poderão armar as operações em uma folha à parte para descobrir os resultados. Ao descobrí-los vocês deverão fazer um X na resposta correta, apenas em uma delas. Veja o exemplo: (Professor/a vá até a lousa e explique a atividade, utilize uma operação que não esteja registrada no exercício que você planejou. Caso os/as alunos/as tenham dúvidas explique-as, faça diferentes exemplos, demonstre que poderão fazer os cálculos mentalmente, ou utilizando mater iais concretos).Entenderam a atividade? Alguém quer fazer pergunta? Então , vamos começar?

Sugestão de variações para o desenvolvimento da aula


Outra forma de trabalhar esta atividade é entregar ao/à aluno/a uma folha como o modelo de um cartão de loteria esportiva, porém acrescido de mais uma coluna, após a coluna dois. Você professor/a dita alguns números a serem escritos na coluna um. Em seguida, dita os números da coluna dois . Feito isso, elabore operações que correspondam ou não aos números ditados (veja exemplo abaixo).
Quando o resultado correto não aparece em nenhuma das colunas, o/a aluno/a deverá assinalar a coluna do meio e preencher com o resultado a coluna a mais que foi acrescida ao lado da coluna dois.
Exemplo:

COLUNA 1 COLUNA DO MEIO COLUNA 2
       14            X         12          15
       25         42
       38         30

Tabuadas ditadas:

a) 3 x 5 = Não aparece o resultado, então o aluno marca a coluna do meio e escreve a resposta na coluna acrescida, que seria o resultado 15.
b) 7 x 6 = O resultado está presente, então é só assinalar (42).
c) 15 +23 = O resultado está presente, então é só assinalar (38).

Você também poderá fazer esta atividade em duplas.

Como registramos anteriormente, os/as alunos/as poderão ou não utilizar materiais concretos para resolver as operações. Se preferir ao invés de fornecer papel de rascunho para resolver as operações, utilize o próprio caderno de Matemática para resolvê-las.

Outra forma de elaborar a tabela é escrever as operações e os resultados por extenso, nas diferentes colunas.
Você poderá solicitar que os/as próprios/as alunos/as elaborem em duplas ou trios, sua loteria e depois troquem em grupos para que um resolva a do outro.

Outros conteúdos também poderão ser contemplados, nos diferentes componentes curriculares.
Veja um exemplo para Língua Portuguesa:
A ordem seria: Encontre na loteria o coletivo das palavras definidas e em seguida assinale-o ou faça o colorido da resposta correta.
Exemplo:

    PALAVRAS     COLUNA 1  COLUNA DO MEIO     COLUNA 2
  abelhas   enxame   feixe   batalhão
  estrelas   matilha   cardume   constelação

Importante

Realize a atividade tomando como base o conteúdo trabalhado em sua sala de aula. Se você estiver trabalhando apenas adição, use-a para elaborar sua loteria. Reveja seus conteúdos, seja de História, Geografia ou Ciências e elabore sua loteria.

ORDEM ALFABÉTICA13REGISTRANDO

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif

O registro é a própria loteria, que deverá, depois de corrigida ser colada no caderno do conteúdo ao qual foi trabalhada. Antes de colar a loteria, não se esqueça de registrar o nome da atividade e seu/s objetivo/s.
A correção poderá ser feita pelo/a professor/a, num primeiro momento, ou pelos/as participantes, um/a corrige a do outro e se necessário o/a professor/a faz a revisão da correção.

Veja abaixo uma loteria trabalhada em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto

Imagem Loteria

                                                                        LOTERIA

Aluno(a): ____________________________________________________________


Data: _____________________________________________ série: _______

OPERAÇÕES COLUNA 1 COLUNA DO MEIO COLUNA 2
19 + 6 24 25 26
58 - 8 49 51 50
2 X 9 18 17 16
14 : 2 6 5 7
37 + 48 85 100 48
95 - 20 60 75 85
2 X 7 15 14 17
16 : 2 6 5 8
360 + 200 526 324 560
417 - 104 313 212 354
2 X 30 92 82 60
12 : 2 5 6 4
48 + 100 148 179 102
56 - 32 21 38 24
2 X 43 62 86 128
164 : 2 22 91 82
250 + 50 300 450 200
620 - 20 520 600 350
2 X 35 70 48 25
26 : 2 12 13 15
Avaliação

Após o termino da atividade escreva na própria folha da loteria:
Minha opinião sobre esta atividade é:.........................................

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.