25/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
O/a aluno/a poderá:
Professor/a para a realização das atividades propostas é importante que o/a aluno/a seja capaz de reconhecer letras, consoantes e vogais. É importante que você dialogue com a turma visando resgatar seus conhecimentos prévios sobre o tema proposto.
Para a realização das atividades propostas é necessário a própria sala de aula e a confecção de um barquinho de papel.
Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a utilize a própria sala de aula para organizar os/as alunos/as em uma roda de conversa. Dialogue com o grupo sobre a temática “letras do alfabeto”, pergunte, por exemplo: Quais são as letras do nosso alfabeto? Quantas são? Alguém conhece a ordem alfabética, ou seja, como as letras aparecem no alfabeto?
Após a realização do diálogo proponha aos/às alunos/as a realização de algumas atividades lúdicas. Nos sítios http://www.bebele.com.br/animacao/ e http://www.youtube.com/watch?v=HZGNGnAh7Ao&feature=related você terá músicas que apresentam as diferentes letras do nosso alfabeto.
Para trabalhar as consoantes utilize o sítio: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/anap/consoantes/consoantes1.htm
Por sua vez, as vogais poderão ser trabalhadas utilizando o sítio http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/anap/vogais/vogais.htm
Ao utilizar os sítios sugeridos acrescente as letras k, y e w em suas exposições orais, uma vez que estas ainda não haviam sido inseridas em nosso alfabeto quando os mesmos foram criados.
Ainda nesta aula utilize a imagem abaixo, solicite aos/às alunos/as que liguem os pontinhos em ordem alfabética. Com este exercício eles/as irão fixar a ordem em que as letras aparecem no alfabeto da Língua Portuguesa. Explore a oralidade solicitando que leiam as letras:
Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a organize uma caixa surpresa contendo as letras do alfabeto, você poderá escrever as letras em fichas de aproximadamente 4cm X 4cm feitas de cartolina, papel cartão ou outro material que estiver à sua disposição.
Em uma roda de conversa incentive os/as alunos/as a descobrirem o que há dentro da caixa. Para isso, dê dicas tais como: utilizamos para escrever; podem ser usadas em todas as palavras; utilizamos para falar e escrever. O que tem na caixa?
Quando os/as alunos/as descobrirem a surpresa, trabalhe com a turma solicitando que coloquem as letras em ordem alfabética. Distribua as letras e na medida em que forem colocando na ordem deverão dizer uma palavra que comece com ela.
Faça também a seguinte atividade lúdica: “Lá vai minha barquinha carregada de palavras”. Trata-se de um jogo que trabalha oralmente a letra inicial das palavras. Ele é realizado com todos/as alunos/as, coletivamente. Começa-se dizendo: Lá vai minha barquinha carregada de palavras em ordem alfabética... (por exemplo, arroz). Neste caso, significa que na barquinha só poderão entrar palavras em ordem alfabética, ou seja, o/a primeiro/a jogador/a irá dizer a primeira palavra, por exemplo, ARROZ. O/A segundo/a jogador/a irá repetir a primeira palavra, no c
Para a realização das atividades propostas é necessário a própria sala de aula e a confecção de um barquinho de papel.
Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a utilize a própria sala de aula para organizar os/as alunos/as em uma roda de conversa. Dialogue com o grupo sobre a temática “letras do alfabeto”, pergunte, por exemplo: Quais são as letras do nosso alfabeto? Quantas são? Alguém conhece a ordem alfabética, ou seja, como as letras aparecem no alfabeto?
Após a realização do diálogo proponha aos/às alunos/as a realização de algumas atividades lúdicas. Nos sítios http://www.bebele.com.br/animacao/ e http://www.youtube.com/watch?v=HZGNGnAh7Ao&feature=related você terá músicas que apresentam as diferentes letras do nosso alfabeto.
Para trabalhar as consoantes utilize o sítio: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/anap/consoantes/consoantes1.htm
Por sua vez, as vogais poderão ser trabalhadas utilizando o sítio http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/anap/vogais/vogais.htm
Ao utilizar os sítios sugeridos acrescente as letras k, y e w em suas exposições orais, uma vez que estas ainda não haviam sido inseridas em nosso alfabeto quando os mesmos foram criados.
Ainda nesta aula utilize a imagem abaixo, solicite aos/às alunos/as que liguem os pontinhos em ordem alfabética. Com este exercício eles/as irão fixar a ordem em que as letras aparecem no alfabeto da Língua Portuguesa. Explore a oralidade solicitando que leiam as letras:
Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a organize uma caixa surpresa contendo as letras do alfabeto, você poderá escrever as letras em fichas de aproximadamente 4cm X 4cm feitas de cartolina, papel cartão ou outro material que estiver à sua disposição.
Em uma roda de conversa incentive os/as alunos/as a descobrirem o que há dentro da caixa. Para isso, dê dicas tais como: utilizamos para escrever; podem ser usadas em todas as palavras; utilizamos para falar e escrever. O que tem na caixa?
Quando os/as alunos/as descobrirem a surpresa, trabalhe com a turma solicitando que coloquem as letras em ordem alfabética. Distribua as letras e na medida em que forem colocando na ordem deverão dizer uma palavra que comece com ela.
Faça também a seguinte atividade lúdica: “Lá vai minha barquinha carregada de palavras”. Trata-se de um jogo que trabalha oralmente a letra inicial das palavras. Ele é realizado com todos/as alunos/as, coletivamente. Começa-se dizendo: Lá vai minha barquinha carregada de palavras em ordem alfabética... (por exemplo, arroz). Neste caso, significa que na barquinha só poderão entrar palavras em ordem alfabética, ou seja, o/a primeiro/a jogador/a irá dizer a primeira palavra, por exemplo, ARROZ. O/A segundo/a jogador/a irá repetir a primeira palavra, no c aso ARROZ, e dizer a segunda palavra que deverá começar com a l etra B, por exemplo, BATATA. O jogo segue nesta dinâmica, até terminar todos/as participantes. Neste jogo não tem vencedores, pois é um jogo cooperativo, um/a poderá ajudar o/a outro/a ao pensar as palavras.
Para a realização desta atividade construa um barquinho, que poderá ser feito de jornal, revista, papel fantasia ou outro qualquer. Veja como fazer:
Fonte: http://www.alisonosinski.com/img/pt_9a.png
Professor/a ao realizar a atividade registre numa folha a parte as palavras que forem ditas, as mesmas serão utilizadas em forma de registro durante a terceira aula.
Variações para realização deste momento
Professor/a você poderá pedir que os/as alunos/as construam suas barquinhas e em seguida escrevam palavras com diferentes letras sorteadas por eles/as (escreva as letras do alfabeto e coloque-as dentro de uma caixinha, cada aluno/a deverá retirar de dentro dela, cinco ou mais letras a fim de escrever palavras). Poderá ainda, definir apenas uma letra para cada rodada, ou seja, se definir pela letra R, todos/as deverão falar palavras que comecem com R. Poderá também definir que digam apenas palavras começadas por vogais ou consoantes.
Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
REGISTRANDO O JOGO REALIZADO
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif
Ontem realizamos o jogo: "Lá vai a barquinha carregada de palavras em ordem alfabética”.
Para realização deste jogo deveríamos dizer palavras que iniciavam com as letras da ordem alfabética. Um/a colega poderia ajudar o/a outro/a a pensar a palavra.
As palavras que falamos foram:
• Arroz
• Batata... (Professor/a registre todas as palavras que foram ditas).
Leia atentamente as palavras registradas acima e faça o que se pede:
1) Copie das palavras escritas acima, a primeira letra de cada uma delas.
a, b, c, d,... z
Essas letras reunidas formam palavras, frases, mensagens. Elas formam o nosso alfabeto.
Alfabeto maiúsculo: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.
Alfabeto minúsculo: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.
2) Copie apenas as vogais:
3) Agora, copie as consoantes:
4) Dê sua opinião:
O que você achou do jogo "Lá vai a barquinha carregada de palavras em ordem alfabética”?
Você aprendeu alguma coisa com ele? Justifique sua resposta.
5) Faça uma ilustração que represente a atividade realizada.
aso ARROZ, e dizer a segunda palavra que deverá começar com a l etra B, por exemplo, BATATA. O jogo segue nesta dinâmica, até terminar todos/as participantes. Neste jogo não tem vencedores, pois é um jogo cooperativo, um/a poderá ajudar o/a outro/a ao pensar as palavras.Fonte: http://www.alisonosinski.com/img/pt_9a.png
Professor/a ao realizar a atividade registre numa folha a parte as palavras que forem ditas, as mesmas serão utilizadas em forma de registro durante a terceira aula.
Variações para realização deste momento
Professor/a você poderá pedir que os/as alunos/as construam suas barquinhas e em seguida escrevam palavras com diferentes letras sorteadas por eles/as (escreva as letras do alfabeto e coloque-as dentro de uma caixinha, cada aluno/a deverá retirar de dentro dela, cinco ou mais letras a fim de escrever palavras). Poderá ainda, definir apenas uma letra para cada rodada, ou seja, se definir pela letra R, todos/as deverão falar palavras que comecem com R. Poderá também definir que digam apenas palavras começadas por vogais ou consoantes.
Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
REGISTRANDO O JOGO REALIZADO
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif
Ontem realizamos o jogo: "Lá vai a barquinha carregada de palavras em ordem alfabética”.
Para realização deste jogo deveríamos dizer palavras que iniciavam com as letras da ordem alfabética. Um/a colega poderia ajudar o/a outro/a a pensar a palavra.
As palavras que falamos foram:
• Arroz
• Batata... (Professor/a registre todas as palavras que foram ditas).
Leia atentamente as palavras registradas acima e faça o que se pede:
1) Copie das palavras escritas acima, a primeira letra de cada uma delas.
a, b, c, d,... z
Essas letras reunidas formam palavras, frases, mensagens. Elas formam o nosso alfabeto.
Alfabeto maiúsculo: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.
Alfabeto minúsculo: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.
2) Copie apenas as vogais:
3) Agora, copie as consoantes:
4) Dê sua opinião:
O que você achou do jogo "Lá vai a barquinha carregada de palavras em ordem alfabética”?
Você aprendeu alguma coisa com ele? Justifique sua resposta.
5) Faça uma ilustração que represente a atividade realizada.
Professor/a a avaliação deve permear toda a atividade proposta. É relevante que você apreenda o desenvolvimento de cada aluno/a, verifique desde os conhecimentos linguísticos (dentre eles leitura, interpretação, conhecimentos gramaticais) até os diferentes registros propostos.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/04/2013
Cinco estrelasAdorei sua aula, pois me ajudou a realizar um bom trabalho com a turma do 1º ano do Formação de Docentes. A ideia do barquinho foi muito boa. Muito obrigada.
18/02/2011
Cinco estrelasExcelente aula pois é um assunto pouco valorizado daí encontrarmos pessoas no terceiro grau que não sabem usar o dicionário. Parabens!!
24/03/2010
Cinco estrelasme ajudou bastante, obrigada por contribuir com o enrequecimento dos conteudos trabalhados. Parabéns