Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – Parte 1

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O/a aluno/a poderá:

  • Reforçar seus conhecimentos sobre o alfabeto da língua portuguesa e os diferentes tipos de letras.
  • Fazer a distinção entre letras, vogais, consoantes e a ordem das letras numa palavra.
  • Identificar cada letra pelo nome e encaixá-la corretamente na sequência alfabética.
  • Interagir com os pares de maneira lúdica.
  • Enriquecer seu vocabulário através da oralidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 180minutos – três (3) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a para a realização das atividades propostas é importante que o/a aluno/a seja capaz de reconhecer letras, consoantes e vogais. É importante que você dialogue com a turma visando resgatar seus conhecimentos prévios sobre o tema proposto.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização das atividades propostas é necessário a própria sala de aula e a confecção de um barquinho de papel.

Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a utilize a própria sala de aula para organizar os/as alunos/as em uma roda de conversa. Dialogue com o grupo sobre a temática “letras do alfabeto”, pergunte, por exemplo: Quais são as letras do nosso alfabeto? Quantas são? Alguém conhece a ordem alfabética, ou seja, como as letras aparecem no alfabeto?
Após a realização do diálogo proponha aos/às alunos/as a realização de algumas atividades lúdicas. Nos sítios http://www.bebele.com.br/animacao/  e http://www.youtube.com/watch?v=HZGNGnAh7Ao&feature=related  você terá músicas que apresentam as diferentes letras do nosso alfabeto.

Para trabalhar as consoantes utilize o sítio: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/anap/consoantes/consoantes1.htm

Por sua vez, as vogais poderão ser trabalhadas utilizando o sítio http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/anap/vogais/vogais.htm

Ao utilizar os sítios sugeridos acrescente as letras k, y e w em suas exposições orais, uma vez que estas ainda não haviam sido inseridas em nosso alfabeto quando os mesmos foram criados.

Ainda nesta aula utilize a imagem abaixo, solicite aos/às alunos/as que liguem os pontinhos em ordem alfabética. Com este exercício eles/as irão fixar a ordem em que as letras aparecem no alfabeto da Língua Portuguesa. Explore a oralidade solicitando que leiam as letras:

ORDEM ALGABÉTICA1

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_jsN9tBCMuXI/SseBTBTBbBI/AAAAAAAAAbM/_lzATsQPPUg/s1600-h/ligue_ordem_alfabetica-menino.gif 

Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a organize uma caixa surpresa contendo as letras do alfabeto, você poderá escrever as letras em fichas de aproximadamente 4cm X 4cm feitas de cartolina, papel cartão ou outro material que estiver à sua disposição.
Em uma roda de conversa incentive os/as alunos/as a descobrirem o que há dentro da caixa. Para isso, dê dicas tais como: utilizamos para escrever; podem ser usadas em todas as palavras; utilizamos para falar e escrever. O que tem na caixa?
Quando os/as alunos/as descobrirem a surpresa, trabalhe com a turma solicitando que coloquem as letras em ordem alfabética. Distribua as letras e na medida em que forem colocando na ordem deverão dizer uma palavra que comece com ela.
Faça também a seguinte atividade lúdica: “Lá vai minha barquinha carregada de palavras”. Trata-se de um jogo que trabalha oralmente a letra inicial das palavras. Ele é realizado com todos/as alunos/as, coletivamente. Começa-se dizendo: Lá vai minha barquinha carregada de palavras em ordem alfabética... (por exemplo, arroz). Neste caso, significa que na barquinha só poderão entrar palavras em ordem alfabética, ou seja, o/a primeiro/a jogador/a irá dizer a primeira palavra, por exemplo, ARROZ. O/A segundo/a jogador/a irá repetir a primeira palavra, no c

Para a realização das atividades propostas é necessário a própria sala de aula e a confecção de um barquinho de papel.

Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a utilize a própria sala de aula para organizar os/as alunos/as em uma roda de conversa. Dialogue com o grupo sobre a temática “letras do alfabeto”, pergunte, por exemplo: Quais são as letras do nosso alfabeto? Quantas são? Alguém conhece a ordem alfabética, ou seja, como as letras aparecem no alfabeto?
Após a realização do diálogo proponha aos/às alunos/as a realização de algumas atividades lúdicas. Nos sítios http://www.bebele.com.br/animacao/  e http://www.youtube.com/watch?v=HZGNGnAh7Ao&feature=related  você terá músicas que apresentam as diferentes letras do nosso alfabeto.

Para trabalhar as consoantes utilize o sítio: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/anap/consoantes/consoantes1.htm

Por sua vez, as vogais poderão ser trabalhadas utilizando o sítio http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/anap/vogais/vogais.htm

Ao utilizar os sítios sugeridos acrescente as letras k, y e w em suas exposições orais, uma vez que estas ainda não haviam sido inseridas em nosso alfabeto quando os mesmos foram criados.

Ainda nesta aula utilize a imagem abaixo, solicite aos/às alunos/as que liguem os pontinhos em ordem alfabética. Com este exercício eles/as irão fixar a ordem em que as letras aparecem no alfabeto da Língua Portuguesa. Explore a oralidade solicitando que leiam as letras:

ORDEM ALGABÉTICA1

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_jsN9tBCMuXI/SseBTBTBbBI/AAAAAAAAAbM/_lzATsQPPUg/s1600-h/ligue_ordem_alfabetica-menino.gif 

Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a organize uma caixa surpresa contendo as letras do alfabeto, você poderá escrever as letras em fichas de aproximadamente 4cm X 4cm feitas de cartolina, papel cartão ou outro material que estiver à sua disposição.
Em uma roda de conversa incentive os/as alunos/as a descobrirem o que há dentro da caixa. Para isso, dê dicas tais como: utilizamos para escrever; podem ser usadas em todas as palavras; utilizamos para falar e escrever. O que tem na caixa?
Quando os/as alunos/as descobrirem a surpresa, trabalhe com a turma solicitando que coloquem as letras em ordem alfabética. Distribua as letras e na medida em que forem colocando na ordem deverão dizer uma palavra que comece com ela.
Faça também a seguinte atividade lúdica: “Lá vai minha barquinha carregada de palavras”. Trata-se de um jogo que trabalha oralmente a letra inicial das palavras. Ele é realizado com todos/as alunos/as, coletivamente. Começa-se dizendo: Lá vai minha barquinha carregada de palavras em ordem alfabética... (por exemplo, arroz). Neste caso, significa que na barquinha só poderão entrar palavras em ordem alfabética, ou seja, o/a primeiro/a jogador/a irá dizer a primeira palavra, por exemplo, ARROZ. O/A segundo/a jogador/a irá repetir a primeira palavra, no c aso ARROZ, e dizer a segunda palavra que deverá começar com a l etra B, por exemplo, BATATA. O jogo segue nesta dinâmica, até terminar todos/as participantes. Neste jogo não tem vencedores, pois é um jogo cooperativo, um/a poderá ajudar o/a outro/a ao pensar as palavras.
Para a realização desta atividade construa um barquinho, que poderá ser feito de jornal, revista, papel fantasia ou outro qualquer. Veja como fazer:

ORDEM ALFABÉTICA1A

Fonte: http://www.alisonosinski.com/img/pt_9a.png

Professor/a ao realizar a atividade registre numa folha a parte as palavras que forem ditas, as mesmas serão utilizadas em forma de registro durante a terceira aula.

Variações para realização deste momento

Professor/a você poderá pedir que os/as alunos/as construam suas barquinhas e em seguida escrevam palavras com diferentes letras sorteadas por eles/as (escreva as letras do alfabeto e coloque-as dentro de uma caixinha, cada aluno/a deverá retirar de dentro dela, cinco ou mais letras a fim de escrever palavras). Poderá ainda, definir apenas uma letra para cada rodada, ou seja, se definir pela letra R, todos/as deverão falar palavras que comecem com R. Poderá também definir que digam apenas palavras começadas por vogais ou consoantes.

Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

 ORDEM ALFABÉTICA13    REGISTRANDO O JOGO REALIZADO

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif

Ontem realizamos o jogo: "Lá vai a barquinha carregada de palavras em ordem alfabética”.
Para realização deste jogo deveríamos dizer palavras que iniciavam com as letras da ordem alfabética. Um/a colega poderia ajudar o/a outro/a a pensar a palavra. 

As palavras que falamos foram:
• Arroz
• Batata... (Professor/a registre todas as palavras que foram ditas).

Leia atentamente as palavras registradas acima e faça o que se pede:

1) Copie das palavras escritas acima, a primeira letra de cada uma delas.

a, b, c, d,... z

Essas letras reunidas formam palavras, frases, mensagens. Elas formam o nosso alfabeto.

Alfabeto maiúsculo: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

Alfabeto minúsculo: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.

2) Copie apenas as vogais:

3) Agora, copie as consoantes:

4) Dê sua opinião:

O que você achou do jogo "Lá vai a barquinha carregada de palavras em ordem alfabética”?

Você aprendeu alguma coisa com ele? Justifique sua resposta.

5) Faça uma ilustração que represente a atividade realizada.

aso ARROZ, e dizer a segunda palavra que deverá começar com a l etra B, por exemplo, BATATA. O jogo segue nesta dinâmica, até terminar todos/as participantes. Neste jogo não tem vencedores, pois é um jogo cooperativo, um/a poderá ajudar o/a outro/a ao pensar as palavras.
Para a realização desta atividade construa um barquinho, que poderá ser feito de jornal, revista, papel fantasia ou outro qualquer. Veja como fazer:

ORDEM ALFABÉTICA1A

Fonte: http://www.alisonosinski.com/img/pt_9a.png

Professor/a ao realizar a atividade registre numa folha a parte as palavras que forem ditas, as mesmas serão utilizadas em forma de registro durante a terceira aula.

Variações para realização deste momento

Professor/a você poderá pedir que os/as alunos/as construam suas barquinhas e em seguida escrevam palavras com diferentes letras sorteadas por eles/as (escreva as letras do alfabeto e coloque-as dentro de uma caixinha, cada aluno/a deverá retirar de dentro dela, cinco ou mais letras a fim de escrever palavras). Poderá ainda, definir apenas uma letra para cada rodada, ou seja, se definir pela letra R, todos/as deverão falar palavras que comecem com R. Poderá também definir que digam apenas palavras começadas por vogais ou consoantes.

Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

 ORDEM ALFABÉTICA13    REGISTRANDO O JOGO REALIZADO

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif

Ontem realizamos o jogo: "Lá vai a barquinha carregada de palavras em ordem alfabética”.
Para realização deste jogo deveríamos dizer palavras que iniciavam com as letras da ordem alfabética. Um/a colega poderia ajudar o/a outro/a a pensar a palavra. 

As palavras que falamos foram:
• Arroz
• Batata... (Professor/a registre todas as palavras que foram ditas).

Leia atentamente as palavras registradas acima e faça o que se pede:

1) Copie das palavras escritas acima, a primeira letra de cada uma delas.

a, b, c, d,... z

Essas letras reunidas formam palavras, frases, mensagens. Elas formam o nosso alfabeto.

Alfabeto maiúsculo: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

Alfabeto minúsculo: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.

2) Copie apenas as vogais:

3) Agora, copie as consoantes:

4) Dê sua opinião:

O que você achou do jogo "Lá vai a barquinha carregada de palavras em ordem alfabética”?

Você aprendeu alguma coisa com ele? Justifique sua resposta.

5) Faça uma ilustração que represente a atividade realizada.

Avaliação

Professor/a a avaliação deve permear toda a atividade proposta. É relevante que você apreenda o desenvolvimento de cada aluno/a, verifique desde os conhecimentos linguísticos (dentre eles leitura, interpretação, conhecimentos gramaticais) até os diferentes registros propostos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Risalva Barros, Col. Est. Major Vespasiano , Paraná - disse:
    risovandro@hotmail.com

    02/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula, pois me ajudou a realizar um bom trabalho com a turma do 1º ano do Formação de Docentes. A ideia do barquinho foi muito boa. Muito obrigada.


  • Sônia Maria Guimarães Silva, U E MUL Mons Gilberto Barbosa , Maranhão - disse:
    soniasilva54@hotmail.com

    18/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula pois é um assunto pouco valorizado daí encontrarmos pessoas no terceiro grau que não sabem usar o dicionário. Parabens!!


  • rosalia, Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Geraldo da Silva Pinto , Paraíba - disse:
    rosalia_sr@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    me ajudou bastante, obrigada por contribuir com o enrequecimento dos conteudos trabalhados. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.