Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMUNICAÇÃO - incorporação da diversidade cultural

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Monferrari Amorim
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O papel dos meios de comunicação na mudança de hábitos e costumes.

Duração das atividades
aproximadamente 02 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimentos prévios para esta aula.
Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES

Para trabalhar o tema "cultura e diversidade cultural" é necessário ter em mente o papel da comunicação entre as culturas, ou seja, entre as práticas sociais desenvolvidas em vários lugares do planeta. Isto porque, podemos dizer que a cultura brasileira, assim como a cultura de quase todos os povos colonizados, sofreram influências decisivas da cultura (tradição) dos colonizadores. Observou-se, portanto, que há um processo de incorporação cultural através da relação/comunicação entre os povos, mesmo que seja pela dominação.

Estude com os alunos, em leituras em grupo, os seguintes textos indicados:

Uma postura otimista em relação ao perfil do brasileiro em razão de sua herança cultural, no endereço:

http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/596.pdf

A título de comparação, indicamos também uma visão histórica do perfil cultural do Brasil, no seguinte endereço:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

 

ATIVIDADE 1

Através do progresso tecnológico a herança cultural sofre perdas e apropriações de todo o gênero. O Professor pode dar ênfase à dimensão religiosa que dita, em certa medida, as normas da vida em sociedade, principalmente entre a população rural ou de pequenos centros urbanos espalhados pelo Brasil.

Para ilustrar os conceitos vistos anteriormente sobre o processo cultural no Brasil, indicamos o seguinte vídeo encontrado no Portal do Professor:

  

Rituais [Além mar]

PROBLEMATIZANDO

Peça aos alunos para produzirem um texto em forma de esquema em que destaquem o tipo de ritual (ação repetitiva e significativa) existente nas práticas cotidianas de cada um para se chegar à compreensão do papel dos meios de comunicação na mudança ou reafirmação de hábitos e costumes de um povo.

Depois reúna-os em grupos para relacionarem as "coincidências" e diferenças entre as práticas de cada um do grupo, ressaltando aquela que todos praticam invariavelmente todos os dias.

Faça os alunos perceberem que, como em um ritual, aquela atitude que é repetida e tem significado para o grupo se transforma em costume e, portanto, constitui a cultura da região, do Estado, do País.

Agora peça para que eles façam uma produção de texto, em conjunto, onde expliquem o significado de uma ou de algumas práticas cotidianas.

ATIVIDADE 2

Agendar uma pesquisa de opinião na comunidade sobre a religiosidade, em razão da tradição.
Cada aluno entrevistará pelo menos uma pessoa e fará o registro das respostas a título de avaliação.
Oriente seus alunos antes da aplicação da entrevista, da seguinte forma:
Informações para o(a) participante voluntário(a):
Você está convidado(a) a responder este questionário anônimo que faz parte da coleta de dados para a pesquisa "COMUNICAÇÃO - incorporação da diversidade cultural", sob a responsabilidade da Profª. ........... .
Caso você concorde em participar da pesquisa, preste atenção aos seguintes pontos:
a) você é livre para, a qualquer momento, recusar-se a responder às perguntas que lhe ocasionem constrangimento de qua lquer natureza;
b) você pode deixar de participar da pesquisa e não precisa apresentar justificativas para isso;
c) sua identidade será mantida em sigilo, para resguardar sua vida particular e seus direitos autorais;
É importante prestar estas informações ao entrevistado, pois a escola deve se preocupar também com a comunidade a qual pertence.
Neste caso, a entrevista pode levantar as seguintes questões:
► IDADE
► SEXO
► RELIGIÃO
► PRATICANTE
► RELIGIÃO DOS PAIS
► RELIGIÃO DOS AVÓS
► RELIGIÃO DOS FILHOS (se houver)
► QUAL O LIVRO SAGRADO ADOTADO PELA RELIGIÃO A QUAL PERTENCE
► QUAIS SÃO OS VALORES MORAIS QUE ADOTA COMO CONDUTA DE VIDA
► CITE UMA FRASE OU UMA PALAVRA, DO LIVRO SAGRADO ADOTADO PELA SUA RELIGIÃO, QUE TENHA MAIS SIGNIFICADO NOS DIAS ATUAIS

Referência:
Cabeçalho tirado do endereço:
http://www.unilavras.edu.br/pesquisa/comite_etica_expanimal/TCLEAnonimo.pdf

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Rituais [Além mar] Vídeo
Recursos Complementares

Recomendo os filmes "O Outro Lado do Céu" ou "Apocalypto", para trabalhar questões de conflitos gerados entre povos em razão da diversidade cultural e que este "estranhamento" acontece ainda hoje, entre as culturas do século XXI. Os filmes podem ser encontrados nos seguintes endereços:

http://www.justfilmeseseriados.org/o-outro-lado-do-ceu-rmvb

http://castordownloads.net/?p=4814

Avaliação

As questões da atividade 2 contribuem para apontar o "peso" da religiosidade na cultura de uma região, ou Estado, ou País. Portanto, é interessante fazer com que os alunos apresentem as entrevistas para que todos percebam a construção da própria cultura na qual estão inseridos. Além do estudo, há a tomada de consciência sobre a cultura real e imediata.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cristiane António, CEEBJA Campo Comprido , Paraná - disse:
    cristianedeaugustinho@yahoo.com.br

    29/07/2013

    Quatro estrelas

    Achei maravilhosa a atividade, e vou utilizá-la com meus alunos.Como a família de meu marido é portuguesa e angolana, adorei o vídeo que apresenta um dos grupos angolanos que mais gostava.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.