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Regência verbal: um estudo a partir dos anúncios

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Analisar o contexto de uso da regência verbal, comparando anúncios em que foram empregados o mesmo verbo em diferente variedade da língua; realizar inferência a partir do contexto e/ou universo temático. 

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Predicação verbal; regência verbal;variedade formal/informal. Uso da crase

Estratégias e recursos da aula

Datashow

internet

atividade em pequenos grupos

Aula 1- atividade em dupla ou trio

O professor escaneia os anúncios e exibe em datashow. Em dupla ou trio, os alunos leem e discutem as questões abaixo e anotam as respostas no caderno:

Seguem os anúncios

(In: CEREJA.William.Roberto;MAGALHÃES.Thereza Cohar.Português:Linguagens. 8ª série, p.282,São Paulo,Atual,2002)

1) O que é anunciado? Em que veículo de comunicação foi publicado?

2) O substantivo conversa é usado nos dois anúncios.  A que conversa o anúncio pode estar se referindo? 

3) Considerando o contexto do anúncio, há diferença de efeito de sentido entre o uso do pronome "esta" e o artigo "A"? Explique.

4) O verbo "chegar" foi usado nos dois anúncios, porém em diferente variedade da língua.  Por que  ocorreu essa diferença quanto ao uso da variedade da língua e que relação tem com o emprego da regência verbal?    

5) Qual a razão do uso da crase no primeiro anúncio?

6) O efeito de sentido seria o mesmo se se a frase do 2º anúncio fosse: "A conversa chegou à cozinha".? Explique.

Atividade 2

Correção das questões pelo professor.

Atividade 3

Para concluir a aula, o professor exibe o episódio do Programa "Nossa Língua Portuguesa" sobre as situações de emprego da regência do verbo "chegar", apresentado após a entrevista com o cantor Chico César, acessível em:

Regência verbal; dúvidas freqüentes: gerúndio [Nossa língua portuguesa]

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regência verbal; dúvidas frequentes: gerúndio [Nossa língua portuguesa] Vídeo
Recursos Complementares

 O professor também poderá complementar a atividade, explicando aos alunos o uso da regência do verbo "chegar", em:

www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/sintaxe/regenciaverbal2-verbochegar.htm

Avaliação
O professor verificará se os alunos compreendem o emprego da regência verbal do verbo chegar nos diferentes anúncios, considerando o contexto em que foi usado.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • maria jose, Escola Estadual "joaquim Nabuco" , Minas Gerais - disse:
    mariajosefb@bol.com.br

    06/07/2011

    Cinco estrelas

    ótima aula, pois o aluno aprenderá de forma descontraída e bem contextualizada, distinguindo o uso da crase na variante formal e ausência na variante informal, bem como os diferentes efeitos de sentido de acordo com a mudança de determinantes.


  • Tânia Jussara Rousselet Possani, UNIDADE ENSINO SAO MARCOS , Rio Grande do Sul - disse:
    taniapossani@hotmail.com

    20/06/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Criativa a sua aula!!!! Um abraço Tânia


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