25/11/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Analisar o contexto de uso da regência verbal, comparando anúncios em que foram empregados o mesmo verbo em diferente variedade da língua; realizar inferência a partir do contexto e/ou universo temático.
Predicação verbal; regência verbal;variedade formal/informal. Uso da crase
Datashow
internet
atividade em pequenos grupos
Aula 1- atividade em dupla ou trio
O professor escaneia os anúncios e exibe em datashow. Em dupla ou trio, os alunos leem e discutem as questões abaixo e anotam as respostas no caderno:
Seguem os anúncios
(In: CEREJA.William.Roberto;MAGALHÃES.Thereza Cohar.Português:Linguagens. 8ª série, p.282,São Paulo,Atual,2002)
1) O que é anunciado? Em que veículo de comunicação foi publicado?
2) O substantivo conversa é usado nos dois anúncios. A que conversa o anúncio pode estar se referindo?
3) Considerando o contexto do anúncio, há diferença de efeito de sentido entre o uso do pronome "esta" e o artigo "A"? Explique.
4) O verbo "chegar" foi usado nos dois anúncios, porém em diferente variedade da língua. Por que ocorreu essa diferença quanto ao uso da variedade da língua e que relação tem com o emprego da regência verbal?
5) Qual a razão do uso da crase no primeiro anúncio?
6) O efeito de sentido seria o mesmo se se a frase do 2º anúncio fosse: "A conversa chegou à cozinha".? Explique.
Atividade 2
Correção das questões pelo professor.
Atividade 3
Para concluir a aula, o professor exibe o episódio do Programa "Nossa Língua Portuguesa" sobre as situações de emprego da regência do verbo "chegar", apresentado após a entrevista com o cantor Chico César, acessível em:
Regência verbal; dúvidas freqüentes: gerúndio [Nossa língua portuguesa]
Nome | Tipo |
---|---|
Regência verbal; dúvidas frequentes: gerúndio [Nossa língua portuguesa] | Vídeo |
O professor também poderá complementar a atividade, explicando aos alunos o uso da regência do verbo "chegar", em:
www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/sintaxe/regenciaverbal2-verbochegar.htm
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/07/2011
Cinco estrelasótima aula, pois o aluno aprenderá de forma descontraída e bem contextualizada, distinguindo o uso da crase na variante formal e ausência na variante informal, bem como os diferentes efeitos de sentido de acordo com a mudança de determinantes.
20/06/2011
Cinco estrelasParabéns! Criativa a sua aula!!!! Um abraço Tânia