01/12/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Com esta aula, o aluno poderá aprender a:
Atividade 1 - Releitura de uma tela com tema frutal.
1º Momento
O professor irá propor à turma a releitura de uma tela (de preferência de uma artista plástico acessível, alguém da própria comunidade) que tenha por motivo as frutas. Primeiramente, o professor deverá mostrar a tela (de preferência a original) para que as crianças a observem cuidadosamente. Durante a exibição da tela, é importante que os conhecimentos já conquistados pelas crianças sobre cores e formas sejam salientados. Isto pode se dar por meio de perguntas: "quais as cores que estão presentes neste quadro?", "qual a cor que mais existe nesta pintura?", "as cores dessas frutas da pintura parecem com as cores das frutas de verdade?", "quais a formas mais presentes neste quadro?".
2º Momento
Uma vez feita a exposição da tela, o professor distribuirá o material para a releitura para que as crianças faça a sua criação inspirada na obra do artista. É fundamental que durante a produção o professor deixe as crianças trabalharem livremente sem qualquer interferência ou orientação que possa "contaminar" as sensações que a tela transmite a cada aluno.
Atividade 2 - Preparação da exposição e entrevista.
1º Momento
Com as obras das crianças prontas, o professor irá propor à turma que montem uma pequena exposição de sua produção. Que tal fazer molduras personalizadas para cada tela? Mostrando um modelo de moldura já pronto (feito de cartolina, decorada com pequenas bolinhas recortadas de cartolinas coloridas), o professor e as crianças darão início à produção das molduras. Cada aluno escolherá a cor, ou as cores que quer para a moldura de seu quadro e as figuras geométricas que recortará para decorá-la. Uma vez as molduras feitas e fixadas nas telas, as mesmas serão expostas num varal dentro da sala de aula. A ordem da colocação das obras poderá ser a ordem alfabética, uma boa oportunidade para se abordar mesmo que superficialmente tal assunto.
2º Momento
O professor perguntará a turma se ela tem vontade de conhecer o artista que pintou a tela na qual eles se inspiraram para produzirem suas telas. Daí, avisará que o pintor da tela veio lhes fazer uma visita e que seria uma boa oportunidade deles fazerem perguntas sobre sua vida e sobre seu trabalho. Antes do artista entrar, o professor deverá apresentar um pequeno perfil biográfico do mesmo. Uma vez estando o pintor em contato com as crianças, acontecerá prmeiramente a apreciação dos trabalhos da turma por parte dele e, depois, as crianças ficarão livres para começarem a "sabatina". A visita acabará com uma sessão de fotos dos alunos com o artista.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei mto, principalmente por sugerir a releitura de artistas locais. Parabéns!!!