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AS TRANSFORMAÇÕES DAS FRUTAS

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno aprenderão que as frutas:

  •  podem ser transformadas em outros tipos de alimentos (sucos, bolos, vitaminas);
  • são alimentos sólidos, mas podem se transformar em líqüidos;
  • podem se transformar em outros alimentos
  •  podem ser contadas e medidas;
  • chegam as nossas casas por via de compra  ou colheita.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção de contagem;
  • Noção de transformação das frutas.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Visita a uma feira-livre para comprar frutas.


1º momento - O professor faz uma visita a uma feira ou mercadinho, que seja de fácil acesso às crianças. Antes da visita faz uma cota ou a escola se responsabiliza por uma quantia para comprar frutas na feira; Durante a visitação as crianças vão selecionando somente os locais de frutas, lá elas têm a responsabilidade de procurar saber o preço, se a fruta é vendida na unidade, no peso, ou na medida (litro) como as pequenas: cajá, acerola, pitomba e outras frutas regionais. Nesse momento, o professor deve discutir com as crianças, quais são as frutas que elas têm poder de compra, conforme o dinheiro que levaram.

FONTE:

http://2.bp.blogspot.com/_Fae5iQHEK6g/SNrUKUj0G_I/AAAAAAAAC2Q/C6lK8vDVfZA/s320/Acerola.jpg
http://www.cnpmf.embrapa.br/newsletter/admin/emdestaque/11-04-2008_15_20_34_.jpg
http://fuleiragem.typepad.com/photos/feira_livre/dsc00993.JPG

Atividade 2 - Comparar para buscar o que há de  comum entre as frutas.

2º  momento

O professor e os alunos ao comprarem frutas como acerola, cajá e pitomba, discutem como esse tipo de fruta costuma ser utilizada em suas comunidades, paralelamente a questão do costume alimentar, discute com as crianças sobre as propriedades de cada fruta adquirida, qual a sua importância para a saúde das crianças. Terminado esse momento, o professor discute sobre qual delas podem ser cultivada no quinrtal da casa, quando for o caso de cidades pequenas. neste caso, o professor pode perguntar as crianças quem tem em casa a fruteira que produz acerola.  Ainda pode ser comparado o tamanho das frutas,  diferenciado as cores, e a parte de dentro das frutas. Abre uma fruta de cada e compara a quantidade de caroço, o tamanho e qual delas é melhor para fazer suco.

3º momento -  O professor usa a estratégia de estimativas  para quantificar as frutas. Nesse momento, o professor discute com as crianças e solicita que digam  quantas acerolas, quantas pitombas e quantos cajás têm em cada monte. Nesse momento as crianças estão desenvolvendo a habilidade de quantificar sem contar os elementos, uma forma de desenvolver o pensamneto dedutivo. Se as crianças apresentarem muita dificuldade para fazer essa dedução, o professor pode fazer pequenos montes de cada fruta, elas fazem nova estimativa com quantidades menores e o professor ensina adicionar as partes para saber o total. Nesse caso, trabalha com o número cardinal.

Atividade 3 - Transformação da acerola em suco.

Supondo que a acerola é a fruta mais facil de ser transformada em suco, o professor e as crianças lavam bem essa fruta e a transforma em suco. As demais frutas podem ser apreciadas e no final, o professor e as crianças dividem as frutas entre todos, para facilitar a divisão cada crianç a retira as frutas p or agrupamento de dez em  dez. No final, se faz o cálculo de quantas vezes cada aluno voltou para pegar 10 acerolas, 10 pitombas e 10 cajás. A pitomba e o cajá só deve ser manipulada pelas crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, visto que oferecem perigo de engasgar  as crianças menores.

A transformação da acerola é feita pelas crianças, elas colocam a fruta no liquidificador e faz o processamento, depois devem explicar porque não se transformou em suco; aparece o ingrediente água, assim, se faz uma estimativa quantos copos de água precisa para 10 acerolas, escolhem a quantidade de grupos de dez para colocar no liquidificador e a quantidade de água para cada dez acerolas. Assim voltam a experimentar a mistura e a indicar o que falta para elaborar o novo alimento. O professor deve ter na sala todos os ingredientes do suco, mas as crianças vão construído a receita durante o preparo, pode acrescentar o açúcar para quem usa esse ingrediente..

Recursos Complementares
  • utensílios (copo, liquidificador, colher de sopa)
  • ingredientes (acerola).
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • pelo desenvolvimento da atividade, da fala em voz aulta, das ações que realizam  de:
  • estratégias de contagem: agrupasmento de 10 acerolas e de estimativa;
  •  participação na hora de lavar as frutas, pelas explicações que dá para as situações, pelas argumentações no grupo.
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