01/12/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Com esta aula, o aluno aprenderão que as frutas:
Atividade 1 - Visita a uma feira-livre para comprar frutas.
1º momento - O professor faz uma visita a uma feira ou mercadinho, que seja de fácil acesso às crianças. Antes da visita faz uma cota ou a escola se responsabiliza por uma quantia para comprar frutas na feira; Durante a visitação as crianças vão selecionando somente os locais de frutas, lá elas têm a responsabilidade de procurar saber o preço, se a fruta é vendida na unidade, no peso, ou na medida (litro) como as pequenas: cajá, acerola, pitomba e outras frutas regionais. Nesse momento, o professor deve discutir com as crianças, quais são as frutas que elas têm poder de compra, conforme o dinheiro que levaram.
FONTE:
http://2.bp.blogspot.com/_Fae5iQHEK6g/SNrUKUj0G_I/AAAAAAAAC2Q/C6lK8vDVfZA/s320/Acerola.jpg
http://www.cnpmf.embrapa.br/newsletter/admin/emdestaque/11-04-2008_15_20_34_.jpg
http://fuleiragem.typepad.com/photos/feira_livre/dsc00993.JPG
Atividade 2 - Comparar para buscar o que há de comum entre as frutas.
2º momento
O professor e os alunos ao comprarem frutas como acerola, cajá e pitomba, discutem como esse tipo de fruta costuma ser utilizada em suas comunidades, paralelamente a questão do costume alimentar, discute com as crianças sobre as propriedades de cada fruta adquirida, qual a sua importância para a saúde das crianças. Terminado esse momento, o professor discute sobre qual delas podem ser cultivada no quinrtal da casa, quando for o caso de cidades pequenas. neste caso, o professor pode perguntar as crianças quem tem em casa a fruteira que produz acerola. Ainda pode ser comparado o tamanho das frutas, diferenciado as cores, e a parte de dentro das frutas. Abre uma fruta de cada e compara a quantidade de caroço, o tamanho e qual delas é melhor para fazer suco.
3º momento - O professor usa a estratégia de estimativas para quantificar as frutas. Nesse momento, o professor discute com as crianças e solicita que digam quantas acerolas, quantas pitombas e quantos cajás têm em cada monte. Nesse momento as crianças estão desenvolvendo a habilidade de quantificar sem contar os elementos, uma forma de desenvolver o pensamneto dedutivo. Se as crianças apresentarem muita dificuldade para fazer essa dedução, o professor pode fazer pequenos montes de cada fruta, elas fazem nova estimativa com quantidades menores e o professor ensina adicionar as partes para saber o total. Nesse caso, trabalha com o número cardinal.
Atividade 3 - Transformação da acerola em suco.
Supondo que a acerola é a fruta mais facil de ser transformada em suco, o professor e as crianças lavam bem essa fruta e a transforma em suco. As demais frutas podem ser apreciadas e no final, o professor e as crianças dividem as frutas entre todos, para facilitar a divisão cada crianç a retira as frutas p or agrupamento de dez em dez. No final, se faz o cálculo de quantas vezes cada aluno voltou para pegar 10 acerolas, 10 pitombas e 10 cajás. A pitomba e o cajá só deve ser manipulada pelas crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, visto que oferecem perigo de engasgar as crianças menores.
A transformação da acerola é feita pelas crianças, elas colocam a fruta no liquidificador e faz o processamento, depois devem explicar porque não se transformou em suco; aparece o ingrediente água, assim, se faz uma estimativa quantos copos de água precisa para 10 acerolas, escolhem a quantidade de grupos de dez para colocar no liquidificador e a quantidade de água para cada dez acerolas. Assim voltam a experimentar a mistura e a indicar o que falta para elaborar o novo alimento. O professor deve ter na sala todos os ingredientes do suco, mas as crianças vão construído a receita durante o preparo, pode acrescentar o açúcar para quem usa esse ingrediente..
O aluno será avaliado:
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