Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO AS FRUTAS DO QUINTAL DA ESCOLA

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá aprender a:

  • As características das frutas;
  • Desenvolver a noção de respeito pela natureza;
  • Noções da higiene  dos alimentos.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características externas das frutas.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Passeando pelo quintal da escola.

1º Momento

O professor dessenvolve a  aula  na parte externa da escola que tem fruteiras, para observá-las. Nesse momento, o professor solicita às crianças para observar as plantas e supor qual delas produzem frutas; o professor diz o nome da fruteira e as crianças  falam o nome da fruta; se houver frutas na planta o professor colhe algumas, leva para sala e os alunos analisam o tamanho, a forma, a cor, a textura, o sabor e discutem e as características das frutas.

2º Momento

O professor procura na parte externa da escola as plantas que não são fruteiras e ao encontrá-las deve  fazer questionamentos aos alunos: "Essa planta  é  ou não é fruteira?" de acordo com as respostas, o professora pergunta: Como voces sabem? Durante o passeio, o professor conversa com as crianças sobre reprodução  e cuidados  que as pessoas devem ter com as plantas (adubar e regar a terra).

Atividade 2 - Higienização e degustação das frutas encontradas e relato do passeio.

1º  Momento

O professor ensina as crianças a fazer a higienização de frutas colhidas na fruteira, quando for o caso. Nesse momento, é fundamental que o professor reafirme a importância de se lavar  as frutas antes de consumi-las, explica que, assim, pode evitar a contaminação com microorganismos e o aparecimento de algumas doenças, devido ao consumo das das frutas sujas ou contaminadas. As as crianças depois da higienização das frutas podem saboreá-las.

2º Momento

O professor retoma a experiência realizada na área externa da sala de aula e as crianças relatam em conjunto a vivência e o professor escreve em uma cartolina, enfatizando os conhecimentos conquistados e as ações praticadas.

Obs: Posteriormente, o texto  será exposto, juntamente com as fotos do passeio e com a experiência de lavar as frutas.

Recursos Complementares
  • Cesta para a colheita das frutas;
  • Cartolina para o relato.
Avaliação

O aluno será avaliado pela sua:

  • Participação nas discussões  sobre as características das frutas;
  • Cumprimento dos combinados na higienização das frutas;
  • Questionamentos e relatos sobre as frutas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.