01/12/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Com esta aula, o aluno poderá aprender a:
Os conceitos de:
sAtividade 1 - Reconhecendo as frutas.
1º Momento
O professor trabalha alguns conceitos que necessários para a compreensão das frutas. Nesse sentido busca características existentes nas frutas (superfície lisa e áspera; gosto doce e amargo; forma curva, redonda, reta, comprida; tamanho grande e pequeno).
2º Momento
o professor venda os olhos dos alunos, chamando de um a uma. Daí, trará para a sala de aula uma bandeja contendo várias frutas, algumas bem conhecidas (laranja, banana...) para as crianças fazer um reconhecimento com os olhos fechados. É importante que as frutas sejam bem diferentes quanto ao tamanho, forma, sabor e textura. Aproximará a bandeja de cada aluno de olhos vendados e pedem que retirem uma fruta, que peguem, cheirem e fale o seu nome.
Atividade 2 - Degustando e descrevendo as frutas.
1º Momento
O professor, incentiva a criança a retirar uma fruta da bandeja e inicia o momento, fazendo a seguinte pergunta para cada aluno: "essa fruta é grande ou é pequena?", "é lisa?", "é doce ou amarga" (aqui, caso algum aluno tenha escolhido uma fruta que precise ser descascada, o professor deverá descascá-la no momento da degustação). No fim, o professor solicita que a criança fale da fruta que comeu. Observação: para a realização dessa atividade, o professor ensina as crianças a lavar as mãos com sabão, esfregando a palma, o dorso e entre os dedos. No final o professor serve as frutas da bandeja para a turma e pedirá que eles prestem atenção na cor, na forma, no sabor, no tamanho das frutas servidas. Este momento deve acontecer de modo calmo e prazeroso, oportunizando que as crianças se sintam à vontade.
2º Momento
Agora,depois da degustação, o professor trará pequenos cartazes (poderão ser metade de uma folha de cartolina) nos quais haverá a figura das frutas que acabaram de degustar com o respectivo nome e o seguinte início de descrição "Eu sou assim...". Aproveitando o contato que a turma acabou de ter com as frutas, o professor escreverá com a ajuda das crianças o restante da descrição de cada fruta, sempre se baseando nos conceitos trabalhados: forma, cor, textura, tamanho, sabor.
O aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!