Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reconhecendo as cores, as formas e os sabores das frutas.

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá aprender a:

  • Reconhecer alguns tipos de frutas através de  suas características físicas (cor, sabor, textura, forma).
Duração das atividades
Duas aulas com duração entre 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conceitos de:

  • Aspero;
  • Liso;
  • Grande;
  • Pequeno;
  • Redondo;
  • Doce;
  • Amargo.
Estratégias e recursos da aula

sAtividade 1 - Reconhecendo as frutas.

1º Momento

O professor trabalha alguns conceitos que necessários para a compreensão das frutas. Nesse sentido busca características existentes nas frutas (superfície lisa e áspera; gosto doce e amargo; forma curva, redonda, reta, comprida; tamanho grande e pequeno).

2º Momento

 o professor venda os olhos dos alunos, chamando de um a uma. Daí, trará para a sala de aula uma bandeja contendo várias frutas, algumas bem conhecidas (laranja, banana...) para as crianças fazer um reconhecimento com os olhos fechados.   É importante que as frutas sejam bem diferentes quanto ao tamanho, forma, sabor e textura. Aproximará a bandeja de cada aluno de olhos vendados e pedem que retirem uma fruta,  que peguem, cheirem e fale o seu nome.

Atividade 2 - Degustando e descrevendo as frutas.

1º Momento

O professor, incentiva a criança a retirar uma fruta da bandeja e inicia o momento,  fazendo a seguinte pergunta para cada aluno: "essa fruta é grande ou é pequena?", "é lisa?", "é doce ou amarga" (aqui, caso algum aluno tenha escolhido uma fruta que precise ser descascada, o professor deverá descascá-la no momento da degustação). No fim, o professor solicita que a criança fale da fruta que comeu. Observação: para a realização dessa atividade, o professor ensina as crianças a lavar as mãos com sabão, esfregando a palma, o dorso e entre os dedos. No final o professor serve as frutas da bandeja para a turma e pedirá que eles prestem atenção na cor, na forma, no sabor, no tamanho das frutas servidas. Este momento deve acontecer de modo calmo e prazeroso, oportunizando que as crianças se  sintam  à vontade.

2º Momento

Agora,depois da degustação, o professor trará pequenos cartazes (poderão ser metade de uma folha de cartolina) nos quais haverá a figura das frutas que acabaram de degustar com o respectivo nome e o seguinte início de descrição "Eu sou assim...". Aproveitando o contato que a turma acabou de ter com as frutas, o professor escreverá com a ajuda das crianças o restante da descrição de cada fruta, sempre se baseando nos conceitos trabalhados: forma, cor, textura, tamanho, sabor.

Recursos Complementares
  • Bandeja com frutas;
  • Talheres e pratos;
  • Cartazes.
  • Vendas.
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Nas suas repostas de observar as cores, o sabor, a textura, o tamanho e as formas;
  • Na participação e fala durante as atividades realizadas.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.