Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONVERSA DE CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar o cavalo de outros animais;
  • Identificar o porte cavalo (grande e médio)
  • Reconheceram o cavalo dentre ourtros animais.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer o cavalo dentre outros animais.

Estratégias e recursos da aula


Atividade 1- A diferenciação entre o cavalo e outros animais

1º momento – o professor traz para sala de aula fotografias de animais e ensina as crianças a diferenciá-las da seguinte maneira: orienta as crianças para observar as imagens e fazer exclusões tomando como determinadas características, a partir das seguintes questões: Observe as imagens e:
a) conte as patas de cada animal e verifique quais deles não pode ficar junto ao cavalo.
b) observe o tamanho dos animais e exclua aquele que é diferente do tamanho cavalo;
c) exclua do grupo, os animais que são parecidos com o cavalo, mas não são cavalos.

2º momento - o professor organiza uma brincadeira com alguma miniaturas de animais(brinquedos) que representam animais de quatro patas igual ao cavalo. Como pode ser observado na foto abaixo. A brincadeira é a seguinte, a crianças recebe várias miniaturas e num primeiro comando exclui aqueles que representam animais que não tenham quatro patas; no segundo comando exclui os de quatro patas que arrastam a barriga pelo chão; terceiro comando, organiza as miniaturas que sobraram dentro do cercado; por último retiram os cavalos de dentro do cercado e dizem porque representam os cavalos.

Atividade 2 - fazer um passeio numa carroça

O professor combina com as crianças para fazer um passeio de carroça puxada por um animal parecido com um cavalo mas não é um cavalo. Assim, as crianças procuram a diferença entre o burro e o cavalo. Mas depois vão passear e observar a velocidade da carroça


Atividade 3 – Leitura de imagens

1º momento - O professor trabalha com as crianças ajudando fazer a leitura das imagens apresentadas. Nessa atividade o professor proporciona o turno da fala, cada criança tem a vez da fala na conversa. Nesse momento, o professor tenta educar as crianças para evitar a sobreposição de vozes (varias crianças conversando ao mesmo tempo). Cada criança diz o que vê e diz qual a sua impressão sobre as fotos.

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Diferenciar o cavalo de outros animais;
  • Identificar o porte  do cavalo (grande e médio);
  • Reconheceram o cavalo dentre ourtros animais.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.