29/11/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Reconhecer o cavalo dentre outros animais.
Atividade 1- A diferenciação entre o cavalo e outros animais
1º momento – o professor traz para sala de aula fotografias de animais e ensina as crianças a diferenciá-las da seguinte maneira: orienta as crianças para observar as imagens e fazer exclusões tomando como determinadas características, a partir das seguintes questões: Observe as imagens e:
a) conte as patas de cada animal e verifique quais deles não pode ficar junto ao cavalo.
b) observe o tamanho dos animais e exclua aquele que é diferente do tamanho cavalo;
c) exclua do grupo, os animais que são parecidos com o cavalo, mas não são cavalos.
2º momento - o professor organiza uma brincadeira com alguma miniaturas de animais(brinquedos) que representam animais de quatro patas igual ao cavalo. Como pode ser observado na foto abaixo. A brincadeira é a seguinte, a crianças recebe várias miniaturas e num primeiro comando exclui aqueles que representam animais que não tenham quatro patas; no segundo comando exclui os de quatro patas que arrastam a barriga pelo chão; terceiro comando, organiza as miniaturas que sobraram dentro do cercado; por último retiram os cavalos de dentro do cercado e dizem porque representam os cavalos.
Atividade 2 - fazer um passeio numa carroça
O professor combina com as crianças para fazer um passeio de carroça puxada por um animal parecido com um cavalo mas não é um cavalo. Assim, as crianças procuram a diferença entre o burro e o cavalo. Mas depois vão passear e observar a velocidade da carroça
Atividade 3 – Leitura de imagens
1º momento - O professor trabalha com as crianças ajudando fazer a leitura das imagens apresentadas. Nessa atividade o professor proporciona o turno da fala, cada criança tem a vez da fala na conversa. Nesse momento, o professor tenta educar as crianças para evitar a sobreposição de vozes (varias crianças conversando ao mesmo tempo). Cada criança diz o que vê e diz qual a sua impressão sobre as fotos.
Avaliar se as crianças conseguiram:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!