29/11/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Identificar o cavalo pelas suas características
Identificar o porte grande e médio do cavalo;
Identificar as diferentes utilidades do cavalo:
Diferenciação de animais pelas suas caracteristicas externas.
Atividade 1 – Relato oral do passeio na cavalaria
3º momento
Na sala as crianças discutem sobre os cavalos que observaram e descrevem as suas características externas, observáveis, assim, eles dizem o que observaram na cabeça do cavalo, no pescoço, como é a posição da coluna do cavalo, quantas pernas têm, como são seus pés, quais as cores dos cavalos da cavalaria.
2 º momento
O professor orienta as crianças para relatar o passeio, como foi a ida à cavalaria, o que aconteceu quando chegara à cavalaria, o que tinha lá, relatar as características do lugar de morada dos cavalos, os nomes dos cavalos e éguas observados. Nesse momento, o professor escreve e lê o que foi escrito e as crianças simulam a leitura.
3º momento - O professor mostra uma foto do passeio e ensina as crianças descreverem as características de um cavalo e procurá-las em outros cavalos. No estudo dos cavalos com crianças pequenas não se deve deter-se a raça de cavalos, é uma diferença que não é perceptível na faixa etária de 4 anos, o foco principal é destacar características dos cavalos independente da raça que pertença.
O cavalo tem quatro pernas e nos pés tem cascos;
É mamífero;
É herbívoro è
Serve para montar; é corredor, tem velocidade;
Tem cauda curta e prolongada por longos pêlos;
Orelhas curtas e eretas;
Tem crina;
A fêmea tem filhote denominado poltro ou poldro.
http://images.quebarato.com.br/photos/big/4/E/62A34E_2.jpg ;
http://fofichos.com/wp-content/uploads/2009/08/ponei-koda.jpg
http://www.ulicafotograficzna.pl/foto_galeria/774_koniki_b.jpg
4º momentos - É a vez do professor fa lar da história de c omo o cavalo passou a fazer parte do convívio do homem, da sua utilidade para o homem. como por exemplo, na cavalaria de polícia é utilizado para fazer a guarda; no esporte para corrida de cavalos; nas fazendas é meio de transporte.
Os cavalos viviam em bandos; foram domésticados e passaram a viver em cavalarias, fazendas e em outros lugares
Avaliar se as crianças desenvolveram a atividade de busca e,
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/02/2013
Três estrelasa aula parece ser enteressante gostei da pesquisa e das imagens. bom! parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
28/09/2010
Cinco estrelasvc estao de parabens,ta otimo!!!!!!!!!!!!
09/05/2010
Quatro estrelasDifícil achar material didatico sobre cavalos para crianças de 4 anos. Muito bom.