29/11/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Transformar um objeto real em um outro objeto imaginário;
Conhecer um cavalo real, o próprio animal;
Tocar em um cavalo, observar como é o corpo dele;
Montar, andar em um cavalo e falar a sensação.
Reconhecer um cavalo.
Atividade 1- Montar em um objeto e fazer de conta que ele é um cavalo
1º momento
O professor discute com as crianças e elas escolhem um objeto que pode fazer de conta que é um cavalo, montar no cavalo imaginário e brincar (jogo simbólico). O professor solicita que as crianças tragam de casa um cabo de vassoura e na escola desenham a cabeça de um cavalo, contornando um modelo, o professor recorta, as crianças pintam e colam a boca, os olhos e as narinas. E depois tudo é festa, é brincadeira.
Atividade 2 - Aula passeio
1º momento
O professor combina com as crianças para fazer um passeio em um lugar que tenha muitos cavalos e providencia a aula passeio em uma cavalaria.
2º momento
Fazer uma aula-passeio em uma cavalaria. O professor orienta o responsável para mostrar os cavalos, explicando o nível de compreensão das crianças e o objetivo do passeio (Conhecer um cavalo real pelas suas características). Antes de sair da sala de aula, o professor e as crianças planejam o que irão observar, perguntar e como irão proceder para não sair de perto do professor. Deve ir mais de um adulto da escola para acompanhar as crianças no passeio e ajudar a cuidar das mesmas para preservar a integridade física de cada uma. Na cavalaria, as crianças observam os cavalos e podem montar e experimentar um belo passeio.
Avaliar se as crianças conseguiram:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!