Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MONTAR EM UM CAVALO E SEGURAR O ARREIO.

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Transformar um objeto real em um outro objeto imaginário;
Conhecer um cavalo real, o próprio animal;
Tocar em um cavalo, observar como é o corpo dele;
Montar, andar em um cavalo e falar a sensação.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer um cavalo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Montar em um objeto e fazer de conta que ele é um cavalo

1º momento
O professor discute com as crianças e elas escolhem um objeto que pode fazer de conta que é um cavalo,  montar no cavalo imaginário e brincar (jogo simbólico). O professor solicita que as crianças tragam de casa um cabo de vassoura e na escola desenham a cabeça de um cavalo, contornando um modelo, o professor recorta, as crianças pintam e colam a boca, os olhos e as narinas. E depois tudo é festa, é brincadeira.

Atividade 2 - Aula passeio

1º momento
O professor combina com as crianças para fazer um passeio em um lugar que tenha muitos cavalos e providencia a aula passeio em uma cavalaria.

2º momento
Fazer uma aula-passeio em uma cavalaria. O professor orienta o responsável para mostrar os cavalos, explicando o nível de compreensão das crianças e o objetivo do passeio (Conhecer um cavalo real pelas suas características). Antes de sair da sala de aula, o professor e as crianças planejam o que irão observar, perguntar e como irão proceder para não sair de perto do professor. Deve ir mais de um adulto da escola para acompanhar as crianças no passeio e ajudar a cuidar das mesmas para preservar a integridade física de cada uma. Na cavalaria, as crianças observam os cavalos e podem montar e experimentar um belo passeio.

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Sugerir o objeto para fazer o jogo simbólico;
  •  Reconhecer um cavalo (o próprio animal) e nomear as suas características;
  • Tocar em um cavalo, observar como é o corpo dele;
  • Montar e andar em um cavalo e descrever a sensação.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.