29/11/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Diferenciar as formas de representação do cavalo;
Saber o que é um desenho, o que é uma foto.
Atividade 1- Fazer a diferença entre as forma de representação de um cavalo.
1º momento
O professor mostra uma foto de um cavalo e pergunta às crianças: o que é isso que estou segurando? Se alguma crianças disser: é um cavalo, o professor cria uma situação de aprendizagem, dizendo: eu posso segurar um cavalo assim (mostra a foto) na minha mão? E estabelece uma conversa interativa de acordo com as respostas das crianças, ajudando-as a chegar a conclusão de que aquilo que ele tem na mão é uma foto do cavalo.
2º momento
O professor coloca duas imagens de cavalos, uma fotografia e um desenho, as crianças farão a observação das duas situações e dizem de que se trata e quais as formas de representação do objeto de estudo. Para a compreensão das crianças, o professor aponta para as imagens do cavalo e pergunta: o que é isso? Inicia uma conversa de modo que as crianças percebam que aquilo que estão vendo é a fotografia e o desenho de um cavalo.
3 º momento
O professor solicita que as crianças descrevam as características da foto e do desenho de um cavalo. Nessas características a foto traz as cores de um cavalo, o desenho se encontra em branco. Depois de descrever os dois recursos, as crianças dizem o que existe parecido entre o cavalo da foto e o cavalo desenhado.
4º momento
As crianças criam os seus desenhos representando o cavalo. Nesse desenho ele deve conservar as características comuns encontradas nas duas formas de representação do cavalo.
Avaliar as crianças considerando o desenvolvimento das atividades e o nìvel alcançado. Nesse sentido verifica se elas:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!