Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


GALOPAR, GALOPEAR: imitar e brincar

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Imitar os sons e os movimentos de um cavalo;
Usar a linguagem oral para relatar o faz de conta que era um cavalo;

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferenciar animais por características pelas características externas

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Imitação – faz de conta que somos cavalos, que somos éguas

1º momento – O professor inicia o tema com um jogo de imitação. Procura um espaço que as crianças possam se movimentar e cria uma situação imaginária, dizendo: Façam de conta que vocês estão em uma fazenda e que todos se transformaram em cavalos. Agora podem começar a imitar o cavalo.

Obs. Em situações de faz de conta as crianças agem conforme o seu mundo imaginário e o significado dos objetos concretos transformam-se em significado imaginários. Observamos a sua imaginação pela expressão de suas ações.

Atividade 2 – Lembrar do jogo de faz de conta e relatar o que fez

1º momento – O professor proporciona uma situação de aprendizagem para levar as crianças a lembrar das ações que fizeram no mento do faz de conta. Assim, inicia a brincadeira, as crianças sentadas na roda ele solicita que todos fechem os olhos e lembrem a brincadeira e pergunta: O que vocês estavam fazendo na hora do faz de conta que eram cavalos? A partir da resposta inicial, o professor interage com as crianças e faz novas perguntas, desencadeando a reconstituição do jogo na oralidade.

Atividade 3 – Organizar as idéias desencadeadoras do estudo .

1º momento – O professor investiga o conhecimento inicial das crianças. Procura registrar o que as crianças já sabem, o que querem saber. Essa aula pode iniciar com base em perguntas e respostas, como:
Vocês já viram um cavalo?
O que é um cavalo?
O que vocês querem saber sobre o cavalo?
Obs. O professor registra as respostas das crianças para seguir como roteiro do planejamento do tema cavalo.

Avaliação

Avaliar o nível de conhecimento das crianças: eles conseguem:


Imaginar os movimentos, a postura do corpo e o modo de andar de um cavalo e faz a imitação;
Expressar oralmente as ações do jogo do faz de conta realizado em um momento anterior.
Diz com palavras o que é um cavalo;
Emite sua curiosidade por meio de palavras, diz o que gostaria de saber sobre esse animal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.