Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Visita à Casa do Pontal – artesanato brasileiro/pequenos mestres (aula 4)

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Trabalhar com as múltiplas linguagens.
• Valorização das artes e dos artistas populares.
• Desenvolver a linguagem oral.
• Reconhecer que o artesanato é uma atividade cultural de grande significado econômico.
• Identificar o artesão como produtor de todas as etapas da sua obra.
• Observar que o artesanato existe desde os primórdios sobrevivendo em sociedades desenvolvidas.

Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• O aluno deverá ter como eixo temático Cultura Popular Brasileira.
• O aluno deve ter feito uma visita a um museu de arte popular brasileira e ou ter conhecido através de livros, com orientação do professor, artistas populares e suas obras.

Bibliografia:
• FROTA, Lélia Cordeiro, Pequeno Dicionário da Arte Do Povo Brasileiro, século xx, Aeroplano Editora,2005
• MASCELANI, Angela,O mundo da arte popular brasileira. Rio de Janeiro, Museu Casa do Pontal/ Mauad Editora, 2002.
• BEUQUE, Jacques Van de. Arte Popular Brasileira. São Paulo, Câmara Brasileira do Livro, 1994.
• TIRAPELI, Percival, Arte Popular século 21 e 20- Companhia Editora Nacional

Fonte: http://www.popular.art.br/museucasadopontal/

Estratégias e recursos da aula

• Massa de modelar.
• Prato de papelão, tinta guache, verniz.
• Alunos sentados em semicírculo.

Atividade 1

A professora conversa com os alunos sobre a visita à Casa do Pontal. Relembra que a arte popular abrange temas da vida social, do cotidiano.
Lembrá-los por exemplo, de Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino, que desde cedo começa a modelar boizinhos, louças em miniatura e outros brinquedos, para serem vendidos na feira local. Dotado de forte senso estético, produz obras que, na maturidade, atraem a atenção de críticos e colecionadores de arte. É reconhecido como Mestre por sua virtuose e pela liderança que exerceu entre os ceramistas do Alto do Moura.
Fonte: http://www.popular.art.br/museucasadopontal/


Estimular o grupo a conversar sobre o que eles viram durante a visita ao Museu. A arte incomum, a que surge do mistério, temas da vida social: religião, costumes, brincadeiras, ciclo da vida, enfim as diversas manifestações sociais tão bem retratadas pelos artistas populares.

Atividade 2


Entregar pratos de papelão e pedir para que eles enfeitem o prato com guache.

Atividade 3

Entregar a massa de modelar. Pedir que eles criem seu artesanato e depois, com cuidado, pressionar a obra sobre o prato de papelão. Por último, passar o verniz com pincel sobre a obra. 

Atividade 4


Colocar os trabalhos no mural.

Avaliação


Autoavaliação. Cada aluno vai apresentar sua peça para turma explicando como a criou. Em que pensou, como sentiu, se teve algum tipo de dificuldade durante as etapas do trabalho, narrando as etapas de criação.
Nesse processo de interação o aluno é colocado em situação de confronto e troca, assim justifica, argumenta e expõe ideias. Cabe ao professor ficar atento para interferir, caso necessário, na explanação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.