25/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
• Trabalhar com as múltiplas linguagens.
• Valorização das artes e dos artistas populares.
• Desenvolver a linguagem oral.
• Reconhecer que o artesanato é uma atividade cultural de grande significado econômico.
• Identificar o artesão como produtor de todas as etapas da sua obra.
• Observar que o artesanato existe desde os primórdios sobrevivendo em sociedades desenvolvidas.
• O aluno deverá ter como eixo temático Cultura Popular Brasileira.
• O aluno deve ter feito uma visita a um museu de arte popular brasileira e ou ter conhecido através de livros, com orientação do professor, artistas populares e suas obras.
Bibliografia:
• FROTA, Lélia Cordeiro, Pequeno Dicionário da Arte Do Povo Brasileiro, século xx, Aeroplano Editora,2005
• MASCELANI, Angela,O mundo da arte popular brasileira. Rio de Janeiro, Museu Casa do Pontal/ Mauad Editora, 2002.
• BEUQUE, Jacques Van de. Arte Popular Brasileira. São Paulo, Câmara Brasileira do Livro, 1994.
• TIRAPELI, Percival, Arte Popular século 21 e 20- Companhia Editora Nacional
• Massa de modelar.
• Prato de papelão, tinta guache, verniz.
• Alunos sentados em semicírculo.
Atividade 1
A professora conversa com os alunos sobre a visita à Casa do Pontal. Relembra que a arte popular abrange temas da vida social, do cotidiano.
Lembrá-los por exemplo, de Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino, que desde cedo começa a modelar boizinhos, louças em miniatura e outros brinquedos, para serem vendidos na feira local. Dotado de forte senso estético, produz obras que, na maturidade, atraem a atenção de críticos e colecionadores de arte. É reconhecido como Mestre por sua virtuose e pela liderança que exerceu entre os ceramistas do Alto do Moura.
Fonte: http://www.popular.art.br/museucasadopontal/
Estimular o grupo a conversar sobre o que eles viram durante a visita ao Museu. A arte incomum, a que surge do mistério, temas da vida social: religião, costumes, brincadeiras, ciclo da vida, enfim as diversas manifestações sociais tão bem retratadas pelos artistas populares.
Atividade 2
Entregar pratos de papelão e pedir para que eles enfeitem o prato com guache.
Atividade 3
Entregar a massa de modelar. Pedir que eles criem seu artesanato e depois, com cuidado, pressionar a obra sobre o prato de papelão. Por último, passar o verniz com pincel sobre a obra.
Atividade 4
Colocar os trabalhos no mural.
Autoavaliação. Cada aluno vai apresentar sua peça para turma explicando como a criou. Em que pensou, como sentiu, se teve algum tipo de dificuldade durante as etapas do trabalho, narrando as etapas de criação.
Nesse processo de interação o aluno é colocado em situação de confronto e troca, assim justifica, argumenta e expõe ideias. Cabe ao professor ficar atento para interferir, caso necessário, na explanação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!