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Reações Químicas

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender o que são reações químicas e como acontecem;
- Entender o que são reagentes e produtos.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O aluno deverá entender o que são substâncias.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Há vários séculos o homem convive com uma grande variedade de materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas e/ou químicas. Quando um material sofre uma transformação onde há alteração de seus componentes, dizemos que ele sofreu uma transformação química (reação química). Caso contrário trata-se de uma transformação física. Em uma transformação química, as substâncias que sofrem transformação são chamadas de reagentes e as que resultam desta transformação são chamadas de produtos. Em geral podemos reconhecer a ocorrência de uma transformação química através de alterações que podem ocorrer no sistema, tais como, mudança de cor, liberação de gás (efervescência), formação de um sólido (precipitado), aparecimento de chama ou luminosidade e alteração de temperatura. No entanto vale ressaltar que nem sempre podemos afirmar que ocorreu uma reação química baseando nas alterações ocorridas no sistema. Por exemplo, a mistura de água e álcool leva a um aquecimento, porém não se trata de uma reação química e sim de um fenômeno de dissolução exotérmica. Existem transformações químicas em que nada é observado sendo, às vezes, necessário dispor de técnicas mais avançadas para identificá-las.

Retirado de: http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/quimica/2reacao1g.pdf (consultado em 07/11/09, às 12h04min).

Estratégia
Nesta aula, os alunos farão uma atividade experimental que demonstrará uma reação química, o que os ajudará a compreender a natureza das reações e sua relação com o dia-a-dia de todos.

Atividade Experimental – Formação de gás

Professor, leve os alunos ao laboratório e faça com eles uma atividade experimental em que se formará um gás, o gás carbônico, a partir de uma substância ácida (vinagre) e bicarbonato de sódio.

Materiais necessários:
- Vinagre (ácido acético) ou suco de limão
- Bicarbonato de Sódio
- Tubos de ensaio ou erlenmeyers
- Colheres de chá
- Balões

Como fazer:
Separe a turma em grupos e, em cada mesa, coloque um tubo de ensaio ou erlenmeyer com um pouco de vinagre (ou suco de limão) e um frasco com um pouco de bicarbonato de sódio. Entregue em cada mesa um balão vazio. Peça aos grupos que, com uma colher, coloquem um pouco de bicarbonato de sódio dentro do balão e, logo em seguida, encaixem a boca do balão na boca do vidro. Peça aos alunos que observem o que acontece.

Pessoal, veja o que acontece quando misturamos estes materiais. O que observaram?
Hipóteses:
- O vinagre ferveu.
- O balão encheu de ar.
Isso mesmo, quando misturamos vinagre com bicarbonato de cálcio, duas substâncias diferentes, acontece uma transformação. Que tipo de transformação foi observada?

Ouça os alunos, verifique se eles entenderam a efervescência da mistura como uma transformação.
- Percebemos isso porque houve efervescência da mistura. E o que fez o balão encher?

É importante que os alunos relacionem o fato do balão encher com a formação de gás derivada da transformação química.
- Ao efervescer a mistura libera um gás, que passa pela boca do tubo e enche o balão.

Professor, verifique se ficou evidente para todos os alunos a transformação ocorrida. Muitas pessoas costumam fazer limonada e colocar bicarbonato de sódio. Veja se eles já observaram o que acontece com a limonada ao adicionar o bicarbonato de sódio.
- Quando as substâncias de uma mistura reagem entre si, originando uma substância diferente, quer dizer que aconteceu uma reação química. Uma reação química é uma alteração química onde uma ou mais substâncias se convertem em uma nova substância ou substâncias. No experimento que realizamos, qual foi o produto da reação?

Ouvir os alunos.

- Quais as substâncias usadas inicialmente?

Informá-los que no caso do experimento realizado, o vinagre ou suco de limão e o bicarbonato de sódio são os reagentes da mistura.
- Quando eles sofreram transformação, originaram outra substância. Que substância foi essa?

Verifique se eles reconhecem o gás carbônico como uma substância. A seguir, informá-los que o gás que encheu o balão é o produto da reação química realizada.

Vinagre

Vinagre

Fotos retiradas de: http://eb1aldeiajoanes.blog.pt/2007/02/ (consultado em 14/11/09, às 18h07min).

Receita de Bolo

Professor, entregue aos seus alunos uma receita de um bolo, como a apresentada abaixo, e explore com eles a questão da transformação, pedindo que eles identifiquem os materiais reagentes e os produtos.

Ingredientes:

Três xícaras de farinha de trigo
Três xícaras de açúcar
Três ovos
Um copo de leite
Uma colher de manteiga
Uma colher de fermento
Modo de fazer:
Bata a manteiga com o açúcar até formar uma pasta. Depois, acrescente as gemas. Vá adicionando a farinha, o fermento e o leite sem parar de mexer. Como última etapa, bata as claras em neve e misture tudo. Coloque a massa em um tabuleiro e leve-a ao forno pré-aquecido.

Pessoal, vamos ver a nossa receita. Agora que vocês já aprenderam sobre os reagentes e produtos de uma reação química, o que vocês acham que são os reagentes deste bolo? E o que é o produto?

Verifique se eles compreendem que os ingredientes do bolo são os reagentes, pois ao serem misturados e levados ao forno, eles formam algo diferente, que é o produto: o bolo pronto.
Gente, mas por que será que usamos o fermento na fabricação deste bolo?
- Pode ser para dar um gosto melhor.
- Minha avó já me disse que o fermento faz o bolo crescer.
Isso mesmo! O fermento é composto por substâncias que, ao serem aquecidas, passam por uma reação química e forma-se o gás carbônico, assim como no nosso experimento. E o gás carbônico, ao subir, levanta a massa do bolo e a deixa mais alta e fofinha. Vamos agora ler um texto sobre isso?

Texto complementar

Professor, entregue aos alunos um texto complementar, retirado da Revista Ciência Hoje das Crianças, que fala sobre a química envolvida na hora de fazer bolo.

Ciência para fazer bolo

Três xícaras de farinha de trigo, três xícaras de açúcar, três ovos, um copo de leite, uma colher de manteiga e uma colher de fermento. Bata a manteiga com o açúcar até formar uma pasta. Depois, acrescente as gemas. Vá adicionando a farinha, o fermento e o leite sem parar de mexer. Como última etapa, bata as claras em neve e misture tudo. Coloque a massa em um tabuleiro e leve-a ao forno pré-aquecido. Em alguns minutos você poderá saborear um apetitoso bolo! Mas como foi que aquela massa viscosa mudou de aparência, transformando-se numa delícia de dar água na boca?
O fermento é o principal elemento da transformação. É ele o responsável pelo aumento do volume do bolo, que acontece assim: a temperatura alta faz com que o fermento libere gás carbônico (o mesmo das bolhinhas de refrigerante). Esse gás se expande e faz o bolo crescer. O único problema é que, depois de um tempo, o gás carbônico escapa (como no refrigerante) e, sem ele, o bolo murcha. Mas isso não acontece graças aos outros ingredientes.
A própria mistura (e também as claras em neve!) possui pequenas bolhas de ar que ajudam a dar sustentação à massa. Depois, o calor do forno colabora com essa sustentação na medida em que vai solidificando à massa. Nessa passagem para o estado sólido, os ovos se ligam ao leite, formando filamentos (fios muito finos). E a farinha de trigo absorve o líquido, transformando-se em uma substância parecida com a gelatina. Tudo isso ajuda a manter o bolo de pé, mesmo depois de o gás carbônico escapar.
Sei não, mas acho que esse papo de química da culinária dá uma fome!


Bruno Magalhães (Ciência Hoje das Crianças)

Retirado de: Revista Ciência Hoje das Crianças.

Professor, após a leitura e discussão do texto oralmente, explore com os alunos algumas questões de fixação e interpretação do assunto:
1) Por qual transformação passa a massa do bolo ao assar?
2) Por que houve a formação do gás carbônico?
3) Quem são os reagentes e quem são os produtos da reação química que aconteceu?

Avaliação

Em nossas aulas temos insistido que a avaliação formativa envolve avaliar além da construção de conhecimentos conceituais. Implica também em acompanhar as mudanças comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Para isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Professor, como forma de avaliar seus alunos quanto à construção de conhecimentos acerca do assunto trabalhado, peça que cada um crie uma história em quadrinhos em que contem passo a passo como fazer o bolo e o que acontece ao final do processo. Dessa forma, você será capaz de perceber se eles conseguiram compreender as reações químicas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

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