01/12/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Tomar gosto pela leitura através de contos infantis.
Contos Infantis
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Todos nós já ouvimos uma bela história onde uma bela princesa casou com o príncipe encantado e viveram felizes para sempre.
Cada um tem uma história que é a sua preferida, talvez pelo fato de querer ser a princesa e viver todas as aventuras do conto.
PROBLEMATIZAÇÃO
CONTANDOHISTORIAS.COM Disponível em: http://www.contandohistoria.com/pequenasereiapic_13.jpg acessada em 16/11/2009.
Será que toda história realmente tem final feliz?
INSTRUMENTALIZAÇÃO
As histórias são instrumento rico no desenvolvimento da linguagem oral e da criatividade da criança.
Apresente aos alunos algumas imagens e peça para que identifiquem o nome de cada história.
CINDERELA
WORDPRESS.COM Disponível em: http://casorionet.files.wordpress.com/2009/05/cinderela.jpg acessada em: 16/11/2009.
OS TRÊS PORQUINHOS
CASADAINFANCIA.SPACEBLOG.COM.BR Disponível em: http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/casadainfancia.spaceblog.com.br/images/gd/1202318789/Os-Tres-Porquinhos.gif acessada em 16/11/2009.
O GATO DE BOTAS
WORDPRESS.COM Disponível em: http://oraporra.files.wordpress.com/2009/06/gato-de-botas.jpg acessada em 16/11/2009.
Atividade
Pedir para que os alunos façam um desenho e depois contem uma história sobre ele, esta atividade estimula a linguagem oral e a criatividade.
É através das histórias que as crianças conseguem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser. Através da leitura conseguimos desenvolver a aprendizagem, é um meio de sistematizar a aprendizagem e a linguagem.
Carta de intenções [Viagens de leitura]
Roteiro de Discussão
1. Qual a importância da leitura e escrita em nossa vida?
2. Existe um lugar específico parsa se realizar a leitura?
3. Em tudo existe uma forma de leitura?
4. Para que serve a leitura?
5. Você lembra do primeiro livro que leu sozinho?
6. Onde devemoa aprender a ler?
A leitura serve para aumentar o nosso conhecimento sobre as coisas, mas o importante é saber tomar gosto pela leitura, pois esta quando feita sem obrigação torna-se prazerosa.
A leitura do texto literário abre a imaginação, faz com que possamos viver situações e imaginar paisagens.
Atividade
1. Após conversa sobre a leit ura vamos oferecer aos alunos diversos livro s com contos diferente s, cada aluno escolher á o que mais lhe chamar a atenção. Todos deverão levar o livro escolhido para casa e na próxima aula contar a história para os colegas.
2. Sentados em círculo todos de verão repetir o seguinte refrão:
Passa que passará
Quem é o último ficará
Esta roda está aberta para quem quizer contar
Passa um, passa dois, passa três
O porfessor deverá dar um objeto qualquer para que os alunos possam ir passando uns para os outros conforme forem cantando, quem estiver em posse do objeto quando for dito "passa três" deverá contar sobre a história que leu, por isso será interessante termos vário livros para que as histórias não se repitam.
CATARSE
As histórias infantis existem desde que o ser humano adquiriu a fala. Sendo importante para a formação de qualquer criança.
As histórias infantis da início a aprendizagem e a formação do leitor, através das histórias infantis é que tomamos o gosto pela leitura.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Juntamente com os alunos vamos escolher uma história que desperte o interesse de todos, para que se realize uma apresentação teatral sobre a mesma.
1º momento: escolha do tema.
2º momento: confecção do materialparadramatização (ex.: coroa da princesa, varinha de condão da fada, capa da chapeuzinho vermelho), tudo deacordo como que a história conta.
3º momento: traçar o perfil dos personagens principais.
4º momento: transcrever o texto com ajuda dos alunos.
5º momento: apresentação que poderá ser realizada para toda a escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Carta de intenções [Viagens de leitura] | Vídeo |
http://www.graudez.com.br/litinf/livros.htm - As histórias infantis como forma de consciência de mundo. Acessada em 17/11/2009.
http://www.contos.poesias.nom.br/historiasinfantis/historiasinfantis.htm - Histórias Infantis por Marlene B. Cerviglieri. Acessada em 17/11/2009.
http://sitededicas.uol.com.br/hvisual.htm - Sala de Leitura - contos infantis ilustrado. Acessada em 17/11/2009.
Através dos registros realizados pelos alunos (desenho) e desenvolver da história elaborada por cada um, pela participação nos momentos de discussão no grande grupo e nas atividades práticas propostas pelo professor.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2015
Três estrelasBoas idéias para Educação Infantil