Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos Correr?

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:
• Identificar os movimentos corporais associados ao correr;
• As diferentes formas de correr;
• Jogos diversos que envolvam a corrida (JOGOS DE CORRIDA).

Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre algumas figuras previamente preparadas (VER O SITE INDICADO NA SESSÃO DE RECURSOS COMPLEMENTARES SITADO NESTA AULA):
• O que essas pessoas nas fotos estão fazendo?

undefinedundefined

 O correr é algo que aprendemos a fazer desde pequenos, e fazemos isso por diferentes motivos: Vocês podem me dizer alguns motivos para alguém correr? (uma competição, para não chegar atrasado em algum lugar, dentro de uma brincadeira, para fugir de alguma coisa, correr da chuva, etc.).
 Vamos agora conhecer uma brincadeira onde o correr está muito presente:

Atividade 01: “Pique Ameba”

Regras: Assim como na maioria dos piques nesse jogo existe um pegador tentando “pegar” todos os outros alunos. Ao tocar em alguém, essa pessoa deverá sentar no chão sem sair do lugar (poderá deitar, se esticar, mas sem se mover de uma área para outra), quando alguém que ainda não foi pego passar próximo à pessoa que já está no chão, está poderá encostar a mão no colega e gritar “AMEBA”, então o aluno que passar perto do colega, que anteriormente tinha sido pego e estava no chão, toma o lugar dele, ficando este livre novamente para correr. O jogo termina quando o pegador consegue deixar todos no chão sem a possibilidade de ninguém tomar o lugar do outro.
OBS. Nessa brincadeira, além do aluno prestar a atenção no pegador, deverá também prestar a atenção em todos que estão no chão - fugindo do alcance dos mesmos.

2º Momento - Experimentamos nesse jogo o correr da forma que todos nós estamos acostumados a fazer, mas: Será que só podemos correr dessa forma? Quem sabe me dizer uma forma diferente de correr? (de lado, de costas, com as mãos no chão, dois a dois, em grupos).
• Que tal agora vivenciarmos algumas dessas formas a partir de brincadeiras?

Atividade 02: “Pique Corrente” (correr a dois e em grupos)
Regras: O pique se inicia com um pegador, e cada aluno que for pego deverá dar a mão ao pegador, formando uma corrente que irá crescer à medida que mais alunos forem pegos. Durante o jogo, a “corrente” só vale pegar mais alunos se todos que formam a mesma estiverem de mãos dadas, se a corrente arrebentar não vale pegar.
Obs.: O professor poderá delimitar o espaço onde será realizado o pique.
Ao final da atividade o professor poderá discutir o “correr coletivo” e o fato de respeitar os limites de cada um.

Atividade 03: “Pique Aranha” (correr com as mãos no chão)
Regras: O pique se inicia com um pegador que deverá correr com os pés e mãos no chão (de frente ou de costas para o chão), todos os outros alunos também deverão fugir da mesma forma. À medida que o pegador pegar mais “aranhas”, estas deverão também se tornar pegadores, aumentando o número de pegadores e diminuindo cada vez mais o número de fugitivos. O pique termina quando restar apenas uma aranha fugitiva. O aluno que retirar as mãos do chão se tornará automaticamente um pegador.
Obs.: Ao final da atividade o professor poderá discutir sobre as dificuldades de se movimentar em uma posição na qual o homem moderno tem pouca vivência.

Recursos Complementares
Avaliação

Através das impressões e discussões contínuas com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas identificando:
• A utilização do correr dentro dos jogos e brincadeira (participação e entrosamento);
• Associação do correr com suas possibilidades de ação (as múltiplas formas de se utilizar o movimento básico – correr);
• Discutir o comportamento do aluno em disputas dentro das atividades (entendimento e respeito às regras, respeito aos colegas, comportamento diante à derrota e vitória, cooperação com o colega e/ou grupo, etc.).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.