01/12/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Usar o raciocínio através dos jogos de tabuleiro.
Não há necessidade de se trabalhar conteúdos previammente.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Muitas vezes chegamos empolgados na escola esperando a aula de Educação Física, e quando menos se espera o tempo fecha e começa a chover, o que fazer?
Para aproveitar melhor o tempo e usar um pouco do nosso raciocinio que tal praticarmos algun alguns jogos de tabuleiro?
PROBLEMATIZAÇÃO
O que são jogos de tabuleiro?
Como posso participar desses jogos?
INSTRUMENTALIZAÇÃO
Cada um deles apresenta suas regras, fórmulas, caminhos alternativas lógicas e soluções mágicas que estão escondidas dentro de cada um de nós.
A atividade deve ser dirigida de maneira lúdica, envolvente, animada e diferenciada, para que isso aconteça é só colocar em atividade nossa criatividade.
Apresente aos alunos o vídeo a seguir:
YOUTUBE.COM: http://www.youtube.com/watch?v=2oRtKTKHqjM Acessada em: 19/11/2009.
Você conhece algum jogo de tabuleiro? Qual
Joga com frequência? Com quem?
Gostaria de mostrar seu jogopreferido aos colegas?
Atividade
1. Peça para que os alunos tragam de casa o jogo que mais gostam, onde deverá apresentar para os colegas de turma explicando as regras e a forma de jogar.
2. A partir dos jogos trazidos de casa dividir a turma em grupos e cada grupo irá inventar um novo jogo ensinando às regras aos colegas., o jogo será iniciado quando todos entenderem as as novas regras.
Agora que todos já conhecem o gosto pessoal de cada um e coletivamente já inventaram um novo jogo, o professor poderá trazer alguns jogos para a salsa de aula. Mostrando aos alunos as regras de cada um.
DAMA
RKSOFT.COM.BR Disponível em: http://www.rksoft.com.br/html/screenshots/damas_expert.jpg acessada em: 19/11/2009.
TRILHA
BRINQUEDOSMENEGUEL.COM.BR Disponível em: http://brinquedosmeneguel.com.br/loja/images/Dama%20&%20Trilha.JPG acessada em 19/11/2009.
LUDO
TSTSHOP.CO.UK Disponível em: https://www.tstshop.co.uk/images/carpet-ludo-horse.jpg acessada em: 19/11/2009.
Após conhecerem alguns jogos, vamos realizar um momento de jogos recreativos onde todos tenham a oportunidade de vivenciar cada jogo.
Xadrez na escola: parte 2 [Com ciência]
ROTEIRO DE DISCUSSÃO
< p>1. Você conhecem o x adrez?2. Você s abia que o xadrez ajud aadesenvolver o raciocínio?
3. Por queaprender xadrez naescola?
O xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva. O xadrezé um dos jogos mais pop ulares do mundo, sendo praticadopor milhõesd e pessoasem torneios.
Após o vídeo o professor poderá dar iniciação aojogo de xadrez.
Podendo também usar como incentivo aos alunos a "Lenda de Sissa". Disponível em: http://criptopage.caixapreta.org/secao/xadrez/xadrez_lenda.htm acessada em 19/11/2009.
CATARSE
Não há nenhuma sociedade, antiga ou moderna que não tenham criado seus prprios jogos.
Os jogos de tabuleiro são instrumentos usados para retratar ou simular situações vividas.
Quando falamos em mundo lúdico, abrangemos um vasto universo de diversão e conhecimento, exercício mental e social. Como todo instrumento quando bem utilizado terá muito proveito num grupo de amigos.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Vamos realizar com nossos alunos um jogo de tabuleiro gigante, o professor juntamente com os alunos decidirão qual jogo irão montar, podendo usar as regras originais do jogo ou modificá-las conforme suas necessidades.
Nome | Tipo |
---|---|
Xadrez na escola: parte 2 [Com ciência] | Vídeo |
Jogos de tabuleiro on line Disponível em: http://www.jogosegamesdahora.com.br/jogos_categorias/tabuleiro/ acessada em 19/11/2009.
Pela participação nos momentos de discussão e prática, pela participação na construção do jogo pela turma.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!