Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O saltar e suas possibilidades: O salto vertical

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:

  • Os movimentos corporais associados ao saltar verticalmente;
  • Saltar verticalmente de diferentes formas;
  • O salto vertical e suas possibilidades (em situações diversas);
  • Jogos que envolvam o salto na vertical.
Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula fazendo a seguinte pergunta:

  • Quando falamos em saltar qual imagem nos vem à cabeça?
  • Quais são as possibilidades de saltar (formas)? (para frente, para o lado, para trás, para cima).
  • Em que situações nós utilizamos alguma forma de saltar? (no dia a dia, nas brincadeiras, nos esportes, etc.).
  • Quem aí conhece algum jogo onde o movimento de saltar esteja muito presente dentro dele? (amarelinha, pular corda, pular carniça, etc.).
  • Agora vamos analisar essa situação:

 undefined

Imaginem que estamos em lugar cercado por muros sem um portão de saída. Junto conosco um cachorro nada amigável. Para impedir que o cachorro nos morda, temos que saltar o muro. Que tipo de salto seria mais eficiente nesse caso?

  • Para o lado – só encontro o muro. Para frente – vou de cara no muro. Para trás – o cachorro me pega. Portanto para cima é a opção mais segura. Quanto mais alto eu conseguir pular, maior a chance de superar a altura do muro.
  • Vamos agora ver o quanto conseguimos saltar para superar um muro e um cachorro de faz de conta?
  • Atividade 01: “Salto sobre o muro”

          A partir do tema gerador, incentivar os alunos a saltarem um a um ou em grupos uma corda estendida horizontalmente (paralela ao chão), visando alcançar o outro lado. A corda representaria o muro, e seria erguida a uma altura cada vez maior a medida que os alunos fossem superando uma determinada altura.

    ·        Questionar com os alunos durante a atividade, quais as melhores formas que podem ser utilizadas para se ter uma maior eficiência nos saltos e experimentá-las dentro da própria brincadeira. (ex: saltar parados, de frente, de lado, com os dois pés, correndo).

    Obs. O professor poderá realizar a atividade em forma de disputa, onde os alunos que não conseguissem saltar uma determinada altura seriam alcançados pelo “cachorro” e sairiam da disputa, e o aluno que saltasse a maior altura seria o vencedor superando “muro e cachorro”.

    2º Momento – Acabamos de vivenciar uma brincadeira onde o saltar bem alto era fundamental, no entanto existe uma brincadeira muito presente na vida de qualquer criança onde um simples salto sem ocupar muito espaço e apenas ganhando uma pequena altura é suficiente para o divertimento. Alguém sabe de qual brincadeira estou falando?

    Atividade 02: “Pular Corda”

    Com toda a turma reunida ou a partir da divisão de pequenos grupos, vivenciar o pular corda, resgatando com a turma músicas, possibilidades e variações da brincadeira (ex: começar com a corda parada ou entrar com a corda em movimento).

    Exemplos de músicas:

    “Um homem estranho bateu na minha porta
    e eu abri
    Senhoras e senhores ponham a mão no chão
    Senhoras e senhores pulem de um pé só
    Senhoras e senhores dêem uma rodadinha
    Senhoras e senhores dêem uma pirueta
    E vá pro olho da rua..."

    “Qual é a letra do nome do seu namorado?
    A, B, C, D...”

    “Pipoca, sorvete, pirulito, Picolé
    A (aluna) é amiga do José
    Fui na padaria e o homem me falou
    Que se eu não pular, pão não vou comprar
    Foguinho
    Foguinho
    Fogo, fogo, fogo
    Fogão...
    1,2,3.... (contando até a pessoa errar)”

    “Salada saladinha
    bem temperadinha
    com sal,
    pimenta,
    fogo,
    foguinho.”

    Obs: Mais exemplos no livro citado em recursos complementares.

Recursos Complementares

http://www.flickr.com/photos/muni/163161281/

  • Valadares, Solange. Educação Física no cotidiano escolar – 112 jogos e cantigas folclóricas – vol. 5. Editora Fapi LTDA, Minas Gerais - 1999.

Avaliação

Discutir com a turma aspectos relacionados ao saltar verticalmente e suas diferenças e co-relações com outras possibilidades de salto e movimento. Exemplo de perguntas: Ocupar espaço para frente, para os lados ou para trás era determinante para as atividades que vivenciamos na aula? O deslocamento para frente ou para os lados estava presente nas atividades, porém era ele quem determinava o sucesso no objetivo da brincadeira? O que facilita ou dificulta o salto para cima? Será que existem outros movimentos que pode facilitar o salto para cima?

Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência e resgate da cultura popular envolvido nas brincadeiras, bem como o que diz respeito à integração, participação e desenvoltura, durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.