01/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno poderá perceber e experimentar:
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
1º Momento – Iniciar a aula fazendo a seguinte pergunta:
Imaginem que estamos em lugar cercado por muros sem um portão de saída. Junto conosco um cachorro nada amigável. Para impedir que o cachorro nos morda, temos que saltar o muro. Que tipo de salto seria mais eficiente nesse caso?
A partir do tema gerador, incentivar os alunos a saltarem um a um ou em grupos uma corda estendida horizontalmente (paralela ao chão), visando alcançar o outro lado. A corda representaria o muro, e seria erguida a uma altura cada vez maior a medida que os alunos fossem superando uma determinada altura.
· Questionar com os alunos durante a atividade, quais as melhores formas que podem ser utilizadas para se ter uma maior eficiência nos saltos e experimentá-las dentro da própria brincadeira. (ex: saltar parados, de frente, de lado, com os dois pés, correndo).
Obs. O professor poderá realizar a atividade em forma de disputa, onde os alunos que não conseguissem saltar uma determinada altura seriam alcançados pelo “cachorro” e sairiam da disputa, e o aluno que saltasse a maior altura seria o vencedor superando “muro e cachorro”.
2º Momento – Acabamos de vivenciar uma brincadeira onde o saltar bem alto era fundamental, no entanto existe uma brincadeira muito presente na vida de qualquer criança onde um simples salto sem ocupar muito espaço e apenas ganhando uma pequena altura é suficiente para o divertimento. Alguém sabe de qual brincadeira estou falando?
Atividade 02: “Pular Corda”
Com toda a turma reunida ou a partir da divisão de pequenos grupos, vivenciar o pular corda, resgatando com a turma músicas, possibilidades e variações da brincadeira (ex: começar com a corda parada ou entrar com a corda em movimento).
Exemplos de músicas:
“Um homem estranho bateu na minha porta
e eu abri
Senhoras e senhores ponham a mão no chão
Senhoras e senhores pulem de um pé só
Senhoras e senhores dêem uma rodadinha
Senhoras e senhores dêem uma pirueta
E vá pro olho da rua..."
“Qual é a letra do nome do seu namorado?
A, B, C, D...”
“Pipoca, sorvete, pirulito, Picolé
A (aluna) é amiga do José
Fui na padaria e o homem me falou
Que se eu não pular, pão não vou comprar
Foguinho
Foguinho
Fogo, fogo, fogo
Fogão...
1,2,3.... (contando até a pessoa errar)”
“Salada saladinha
bem temperadinha
com sal,
pimenta,
fogo,
foguinho.”
Obs: Mais exemplos no livro citado em recursos complementares.
http://www.flickr.com/photos/muni/163161281/
Discutir com a turma aspectos relacionados ao saltar verticalmente e suas diferenças e co-relações com outras possibilidades de salto e movimento. Exemplo de perguntas: Ocupar espaço para frente, para os lados ou para trás era determinante para as atividades que vivenciamos na aula? O deslocamento para frente ou para os lados estava presente nas atividades, porém era ele quem determinava o sucesso no objetivo da brincadeira? O que facilita ou dificulta o salto para cima? Será que existem outros movimentos que pode facilitar o salto para cima?
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência e resgate da cultura popular envolvido nas brincadeiras, bem como o que diz respeito à integração, participação e desenvoltura, durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
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