Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Datas comemorativas - Aula 3 - It's Christmas Time!

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
TANIA MARIA REDEL PETRECELI
imagem do usuário

SANTA MARIA - RS COL EST TANCREDO NEVES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Expressar-se com criatividade.

Criar pequenos textos.

Ampliar vocabulário.

Duração das atividades
4 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Uso de ferramentas básicas do computador.

Postagens em blog e upload de imagens.

Uso do HQ.

Estratégias e recursos da aula

O que faremos:

Nesta aula o aluno poderá verificar como se diz Feliz Natal em várias linguagens, realizar atividades interativas, responder quizes, criar quadrinhos, slides, assistir um filme com o Natal do personagem Garfield e confraternizar com sua turma.
No blog da turma (previamente criado) postar mensagens de amigo secreto para os colegas, colocar, após, agradecimento, que poderá ser feito no espaço para comentários, inserir imagens (veja links abaixo) de sites previamente selecionados pelo professor ou arquivadas no computador.
O professor poderá trabalhar com uma, ou todas, das músicas selecionadas para esta aula.
Sugere-se que ao final das atividades os alunos sejam convidados a apresentar-se em creches, levando donativos: brinquedos ou alimentos, anteriormente recolhidos.

Atividade 1-

Iniciaremos o trabalho no Laboratório de Informática. (Professor não esqueça de agendar sua aula com antecdência!)

Aqui encontramos como dizer Feliz Natal em outras línguas e variadas atividades com motivos natalinos também  em Português.

Disponível em http://recreionline.abril.com.br/especiais/natal / acesso em 06/11/2009

Merry Christmas! – English.
Joyeux Noël!- French.
Shan Tan Kuai Lâ!- Chinese.

Feliz Navidad! – Spanish.
Buone Feste Natalizie!- Italian.
Frohe Weihnachten!- German.

Atividade 2 - Uma história de Natal

No DVD de Garfield, o filme, da 20th Century Fox, encontrado em locadoras e disponível com legendas e idiomas em Inglês, Espanhol e Português, temos um filme de aproximadamente 20 min sobre “O Natal de Garfield” com Odie e a família de Jon na fazenda. É uma aventura encantadora onde o egoísta Garfield se rende ao espírito de Natal presente na casa. O vídeo também pode ser encontrado em www.youtube.com em capítulos.

Disponível  em  http://www.youtube.com/watch?v=AleGmgVXaf4  acesso em 12/11/09

Atividade  3 - 

Trabalho com o comics onde Garfield digita uma carta ao Papai Noel sobre seu comportamento no ano que passou.
Este texto poderá servir como uma revisão do Present Perfect Tense, pois o usamos  para mostrarmos o que temos feito nos últimos tempos.
Ex – I have been a paragon of virtue. / I have been a shinning example. / My behavior has been exemplary.

Assim, quando os alunos criarem seus próprios HQ em www.toondoo.com  eles poderão usar o tempo verbal adequado.

Comics from http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/christmas_garfield.gif  acesso em 11/11/09.

 Após ter comentado a atitude de Garfield no HQ realizar um exercício de Verdadeiro ou Falso.

Write T (True) or F (False) according to Garfield comics above
( ) Garfield is typing a letter to Santa Claus.
( ) He has been an example to cats everywhere.
( ) He is writing about his behavior.
( ) He says that he is a paragon of virtue.
( ) Garfield is telling only true words.
( ) Garfield is telling big lies.
( ) Garfield is writing a book.
( ) He is writing about the b ehavior of Odie.

Atividade 4 –Após trabalhar com o HQ acima, no site  www.toondoo.com   os alunos criarão seus próprios HQ com o tema do Natal.
A sugestão é que criem uma carta para Santa Claus, usando a de Garfield como um exemplo.
Após os alunos postarão os HQ no blog da turma, que deverá ter sido previamente criado.

*** Atividades:

Christmas Quiz:

What do you know about reindeers?
http://news.bbc.co.uk/cbbcnews/hi/newsid_4460000/newsid_4465800/4465864.stm  acesso em 18/09/09.

 And about Cristmas Traditions?

 http://news.bbc.co.uk/go/em/fr/-/cbbcnews/hi/newsid_4030000/newsid_4033400/4033443.stm  >
(Acesso em 18/09/09)

Sugestões de exercícios:

Image 1

***Which of these things do you do at Christmas?

Use the words in the box to complete the sentences below in your notebook.
never /always/ sometimes /often

a) I .........................spend time with my family.
b) I .........................send Christmas cards.
c) I .........................buy presents for my friends.
d) I .........................eat cookies.
e) I .........................decorate the house.
f) I ..........................help with Christmas dinner.

***Fill in the blanks with the words: time - Christmas - turkey - families - presents - love.
Christmas is a special .......... of the year for kids all over the world. It's also a special day for their .........

By tradition most families cook a big .......for dinner on ......... Eve.
Children ........ Christmas and love to open their .............

***A   Hot Potatoes crossword :

Disponível em
http://iteslj.org/cw/1/vm-xmas.html  acesso em 26/10/09

image 2 -

Músicas sugeridas para a aula:


1 - Jingle Bells – Folk song

Disponível em

http://www.youtube.com/watch?v=kMV2uEZ9nIM&feature=related acesso em 05/09/09.

2 - Merry Xmas – John Lennon
Junto a letra da música o site oferece sugestão de vídeo do youtube.

http://letras.terra.com.br/john-lennon/22568 acesso em 15/11/09.

Sugestão de trabalho com a(s) música(s):

- assistir ao vídeo.
- entregar a letra para os alunos,
- deixar lacunas para os que os alunos completem, colo cando ab aixo da letra um banco de palavras com as que foram omitidas (fora de ordem).
  Outra sug estão colocar as estrofes, ou linhas, fora de ordem para que os alunos as ordenem.
Dependendo do nív el de acompanhamento da turma colocar duas, três ou mais vezes a canção para ser completada.

Disponível em (junto à letra encontramos o vídeoclipe com link para o youtube)

http://letras.terra.com.br/backstreet-boys/2823  acesso em 05/09/09

3 -Christmas Time
Backstreet Boys

(oooohhh...)
There is something special
About this time of year
The Christmas felling`s everywhere
I just got home
To join you
I`ve been away too long (been away too long)
But now I`m back to share my love
Friends are reunited
One big family
Filled with love to last
Throughout the year
(Chorus)
Christmas time
Time to share our love
Come and joy
The tidings to the world
Christmas time
The best time of the year
Yes, it`s Christmas time
You and me together
A sleigh ride in the park
A loving kiss straight from my heart
(Straight from the heart)
Snowflakes are falling gently
The smell of chestnuts in the air
And Christmas lights they gleam
Across the sky (ohohoh, it`s Christmas time)
(Repeat chorus)
Do you remember? (do you remember)
Everything felt so right
When I held you close to me
Do you remember?
Those cold Christmas nights
When we sawed the world in harmony
(Repeat Chorus)
(It`s Christmas for all the boys and girls)
(Christmas time. Time to share our love
Come and joy. The tidings to the world)

Letra disponível em http://letras.terra.com.br/backstreet-boys/2823  acesso em 05/09/09

Atividade final -

Criar mensagens de amigo secreto no blog da turma (previamente criado).

Agradecer a mensagem recebida com uma nova postagem ou no espaço para comentário correspondente.

Utilizar imagens de arquivo ou dos sites:

Image 1 e 2  acima usadas:

http://www.palermoviejo.com/palermoviejo/paginas-de-gif/portadadegifs.htm

http://www.magiagifs.com.br/datas_especiais/especialnatalpage.htm  acesso em 12/11/09

Atividade final com os alunos (alternativa)

Recolher as doações e agendar a entrega a uma creche previamente escolhida.

Apresentar para as crianças "cover" com música de Natal trabalhada na aula.

Professor,

para trabalhar com um texto informativo temos  uma sugestão disponível em

http://resources.marshalladulteducation.org/rs/l5/christmas_pre-read.htm acesso em 25/09/09.


Christ mas is a festive time. You can see it. You can smell it. You can hear it. The sights, smells, and so unds of Christmas are celebrated by millions of people every year. It is a religious holiday, but many non-C hristians also enjoy it.
What do you see at Christmas? People light candles and decorate Christmas trees. Wreaths are h ung on doors. People wear red and green clothing. Strings of lights twinkle on trees and ho use s. Some people even have reindeer on their lawn!
You may receive some Christmas cards in your mailbox. Many people send holiday greetings to their family and friends. A family photo and letter of the past year’s events are often included. There are also sights of Christmas in the newspaper. You see ads for special sales in many, many stores. Don’t forget Santa! He can be seen in most shopping malls.
What do you smell at Christmas? Christmas cookies are baked by young and old. Frosted cut-out cookies are a favorite. You see them in many shapes. There are green trees, yellow stars and red stockings. Many families make them every year. They are a Christmas tradition.
What do you hear at Christmas? “Frosty the Snowman?” “Rudolph the Red Nosed Reindeer?” “Jingle Bells?” Christmas carols are enjoyed by all. Religious songs like “Away in the Manger” and “Silent Night” are also favorite carols of the season.
Other sounds you may hear include friendly Christmas greetings. People say, “Merry Christmas” and “Happy Holidays” to friends and strangers. You will also hear the sound of cash registers ringing! Christmas is a busy time for the buying of gifts.
The sights, smells and sounds of Christmas are many. People of all ages and backgrounds share the spirit of the season. Christmas is a festive time for all

http://resources.marshalladulteducation.org/rs/l5/christmas_timed1.htm  acesso em 25/09/09

Recursos Complementares

CD Player / Tv / DVD

Sala de computadores com acesso à Internet.

Dicionários.

DVD - Garfield o filme.

Sugestão de sites para download de imagens:
http://www.magiagifs.com.br/datas_especiais/especialnatalpage.htm  acesso em 12/11/09

http://www.palermoviejo.com/palermoviejo/paginas-de-gif/portadadegifs.htm  acesso em 12/11/09

Avaliação

A avaliação será considerada satisfatória se o aluno realizar todas as tarefas propostas.
Criar um HQ com o tema da aula e postar no Blog.
Postar mensagem de Natal no blog para um colega e agradecer a recebida.
Colaborar com a arrecadação de donativos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.