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O avanço chinês no mercado mundial

 

11/02/2010

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar uma charge sobre o avanço econômico do Estado Chinês. Deverá também estar apto a reconhecer e falar sobre alguns pontos apontados pelo professor anteriormente sobre o que levou a esta expansão da China no mercado mundial.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para trabalhar a charge o professor deverá ter trabalhado a trajetória política do país, desde Mao Tse Tung, passando pelas transições de sistema, a abertura econômica do país. As ZEE (Zonas Econômicas Especiais) e o crescimento econômico vertiginoso nos dias atuais ressaltando os pontos principais que levaram a este incremento na economia Chinesa, assim como:

- Entrada da China,  a partir da década de 1990, na economia de mercado;
- Maior produtor mundial de alimentos: 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos;
- Agricultura mecanizada, gerando alta produtividade;
- Investimentos na área de educação, principalmente técnica;
- Investimentos em infra-estrutura de base como construção de hidroelétricas,  rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos.
- Investimentos na mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo;
- Rígido controle governamental dos salários e regras trabalhistas, diminuindo os custos com mão-de-obra reduzindo os preços de produtos chineses, que atualmente são os mais baratos do mundo, sendo o principal motivo para o extraordinário aumento na exportação do país.

- Abertura da economia e a entrada do capital internacional, através de empresas multinacionais, atraídas principalmente pelos baixos custos de produção, abundante e barata mão-de-obra, além de um grande mercado consumidor para seus produtos.  

- Incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologia.
- Adesão ao bloco econômico APEC (Asian Pacific Economic Cooperation), junto com Japão, Austrália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Chile e outros países;
- A China é um dos maiores importadores mundiais de matéria-prima.
- Grande poluição industrial



Estratégias e recursos da aula

1° Passo: O professor vai expor a charge, através de transparência, data show ou fotocópias, da imagem abaixo extraída do Livro  Geopolítica - O mundo em conflito de Igor Fuser, edição 2009 da editora Salesiana.

2° Passo: O professor deverá perguntar aos alunos qual o ponto principal explorado pela charge;

3° Passo: Cabe ao professor levantar questionamentos, tais como: por que tantos aparelhos chineses no mercado internacional ou até mesmo por que o medo dos EUA com relação a esse crescimento chinês;

Após escutar as opiniões dos alunos, o professor deverá apresentar as principais características que levaram ao crescimento da China como por exemplo, os baixos salários, o grande mercado interno, a política de desvalorização cambial, etc.

4º Passo: Como tarefa os alunos deverão elaborar uma lista com produtos fabricados na China encontrados em suas casas, e pesquisar sobre a distância entre Brasil e China, com objetivo de trazer esta expansão chinesa para realidade dos alunos propiciando a fixação do conteúdo lecionado.

5º Passo: Pedir para que os alunos redijam um pequeno texto falando da expansão da economia chinesa e de que forma este país interfere no seu dia-a-dia.

Com esta atividade o professor esperar que os  alunos compreendam que apesar da imensa distância da China, nós atualmente mantemos forte relação econômica com este país e que esta é uma realidade mundial pois é indiscutível a expansão da economia chinesa.

Recursos Complementares

O professor poderá obter maiores imformações sobre o desenvolvimento econômico chinês nos seguintes sites:

www.brasilescola.com/china/

www.iea.usp.br/artigos/medeiroschina.pdf

Avaliação

O professor poderá avaliar se o aluno se interessou pela atividade e também poderá avaliar através dos textos escritos pelos alunos se os alunos conseguiram relacionar a economia Chinesa e o seu cotidiano demostrando que o objetivo da aula foi alcançado.

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