11/02/2010
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar uma charge sobre o avanço econômico do Estado Chinês. Deverá também estar apto a reconhecer e falar sobre alguns pontos apontados pelo professor anteriormente sobre o que levou a esta expansão da China no mercado mundial.
Para trabalhar a charge o professor deverá ter trabalhado a trajetória política do país, desde Mao Tse Tung, passando pelas transições de sistema, a abertura econômica do país. As ZEE (Zonas Econômicas Especiais) e o crescimento econômico vertiginoso nos dias atuais ressaltando os pontos principais que levaram a este incremento na economia Chinesa, assim como:
- Entrada da China, a partir da década de 1990, na economia de mercado;
- Maior produtor mundial de alimentos: 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos;
- Agricultura mecanizada, gerando alta produtividade;
- Investimentos na área de educação, principalmente técnica;
- Investimentos em infra-estrutura de base como construção de hidroelétricas, rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos.
- Investimentos na mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo;
- Rígido controle governamental dos salários e regras trabalhistas, diminuindo os custos com mão-de-obra reduzindo os preços de produtos chineses, que atualmente são os mais baratos do mundo, sendo o principal motivo para o extraordinário aumento na exportação do país.
- Abertura da economia e a entrada do capital internacional, através de empresas multinacionais, atraídas principalmente pelos baixos custos de produção, abundante e barata mão-de-obra, além de um grande mercado consumidor para seus produtos.
- Incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologia.
- Adesão ao bloco econômico APEC (Asian Pacific Economic Cooperation), junto com Japão, Austrália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Chile e outros países;
- A China é um dos maiores importadores mundiais de matéria-prima.
- Grande poluição industrial
1° Passo: O professor vai expor a charge, através de transparência, data show ou fotocópias, da imagem abaixo extraída do Livro Geopolítica - O mundo em conflito de Igor Fuser, edição 2009 da editora Salesiana.
2° Passo: O professor deverá perguntar aos alunos qual o ponto principal explorado pela charge;
3° Passo: Cabe ao professor levantar questionamentos, tais como: por que tantos aparelhos chineses no mercado internacional ou até mesmo por que o medo dos EUA com relação a esse crescimento chinês;
Após escutar as opiniões dos alunos, o professor deverá apresentar as principais características que levaram ao crescimento da China como por exemplo, os baixos salários, o grande mercado interno, a política de desvalorização cambial, etc.
4º Passo: Como tarefa os alunos deverão elaborar uma lista com produtos fabricados na China encontrados em suas casas, e pesquisar sobre a distância entre Brasil e China, com objetivo de trazer esta expansão chinesa para realidade dos alunos propiciando a fixação do conteúdo lecionado.
5º Passo: Pedir para que os alunos redijam um pequeno texto falando da expansão da economia chinesa e de que forma este país interfere no seu dia-a-dia.
Com esta atividade o professor esperar que os alunos compreendam que apesar da imensa distância da China, nós atualmente mantemos forte relação econômica com este país e que esta é uma realidade mundial pois é indiscutível a expansão da economia chinesa.
O professor poderá obter maiores imformações sobre o desenvolvimento econômico chinês nos seguintes sites:
O professor poderá avaliar se o aluno se interessou pela atividade e também poderá avaliar através dos textos escritos pelos alunos se os alunos conseguiram relacionar a economia Chinesa e o seu cotidiano demostrando que o objetivo da aula foi alcançado.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da sugestão.