07/12/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Conhecer sobre as paraolimpíadas e a modalidade Voleivol Sentado;
Aprender as adaptações nas regras que possibilitam as participações dos jogadores;
Aprender como lidar com as diferentes situações dos esportes adaptados e com as atividades que integrem a todos;
Vivenciar adaptações necessárias para conviver com todos os alunos;
Respeitar as potencialidades e necessidades de cada aluno.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Aula
Volei Sentado
Espaço: quadra esportiva, pátio da escola e qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.
Material: bola de vôlei e rede.
O esporte entrou no programa em Arnhem, em 1980, com 90% das regras básicas do vôlei tradicional. A grande diferença é que este é disputado com o atleta sentado no campo de 10x6 metros, com uma rede de 1,15 metros de altura. Cada equipe pode ter 12 jogadores inscritos, nas categorias masculinas e femininas.
Vôlei Sentado
Algumas diferenças entre as Regras do Voleibol Sentado e o Voleibol
Siglas:
VA - Vôlei Adaptado
V – Vôlei
1VA - O tamanho quadra de jogo mede 10m x 6m
1V - O tamanho quadra de jogo mede 18m x 9m
2 VA - As linhas de ataque são desenhadas a 2m de distância do eixo da linha central.
2 V - As linhas de ataque são desenhadas a 3m de distância do eixo da linha central.
3 V - A rede tem 6.50 a 7.00m de comprimento e 0.80 de largura.
3 VA - A rede tem. 9,50 a 10.00m de comprimento e 1m de largura.
4 VA - A altura da rede é de 1.15m para homens e 1.05m para mulheres. As antenas estendem-se 100 cm acima do bordo superior da rede.
4 V - A altura da rede é de 2.43 para homens e 2.24 para mulheres. As antenas estendem-se 0.8 0 cm
5 VA - O equipamento dos jogadores no Voleibol Paraolímpico pode incluir calças compridas . Não é permitido sentar sobre material espesso. Não é necessário ter número nos calções ou calças.
6 VA - Uma equipe consiste de no máximo 12 jogadores incluindo de no máximo 2 jogadores classificados como “inabilidade mínima”, u m técnico, um assistente técnico, um preparador físico, e um doutor médico.
- Os seis jogadores em quadra podem incluir no máximo um jogador com “inabilidade mínima”.
6 VA - Uma equipe consiste de no máximo 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico, e um doutor médico.
7 VA - As posições dos jogadores em quadra são determinadas e controladas pelas posições dos seus glúteos. Isto significa que a(s) mão(s) e ou perna(s) dos jogadores podem estender-se na zona de ataque (jogador da linha de fundo no golpe de ataque), na quadra (sacador durante o golpe do saque), ou na zona livre do lado de fora da quadra (qualquer jogador durante o golpe de saque).
7 VA - As posições dos jogadores em quadra são deter minadas e controladas pelas posições dos seus pés em contato com o solo.
8 VA - No momento do(a) sacador(a) golpear a bola, ele/ela deve estar na zona de saque e seus glúteos não devem tocar a quadra (linha final inclusive).
8 VA - No momento do(a) sacador(a) golpear a bola no saque ou decolar (para saque em suspensão), o(s) seus pé(s) não devem tocar a quadra (linha de fundo inclusive). Após este golpe, o sacador pode pisar ou aterrissar fora da zona de saque ou dentro da qua dra.
9 V - Tocar a quadra adversária com pé(s)/pernas é permitido em qualquer momento durante o jogo, desde que o jogador não interfira com a jogada do oponente. O jogador deverá retornar com o(s) pé(s)/pernas diretamente para sua própria quadra.
- Contatar a quadra adversária com qualquer outra parte do corpo é proibido.
9 VA - Tocar a quadra adversária com a mão ou pé(s) é permitido desde que alguma parte de suas mãos e pés permaneçam em contato ou diretamente acima da linha central.
- Contatar a quadra adversária com qualquer outra parte do corpo é proibido.
10 VA - Aos jogadores da linha de ataque é permitido completar um golpe de ataque do saque ao adversário, quando a bola estiver na zona de ataque e completamente acima do topo da rede.
10 V - Completar um golpe de ataque do saque do adversário é falta, quando a bola estiver na zona de ataque e completamente acima do topo da rede.
11VA - Um jogador de defesa pode realizar qualquer tipo de golpe de ataque de qualquer altura, desde que no momento do golpe os glúteos do jogador não toque ou cruzem sobre a linha de ataque.
11 V - Um jogador de defesa pode realizar um golpe de ataque, exceto: a) os seus pés contatem ou ultrapassem a linha de ataque na decolagem e, b) no momento do golpe a bola esteja inteiramente acima do topo da rede.
12 VA - Jogadores da linha de frente estão permitidos de bloquear o saque adversário.
12 V - Bloquear o saque adversário é uma falta de bloqueio.
13 VA - O jogador deve ter contato com a quadra com a parte do corpo entre o ombro e os glúteos em todos os momentos quando tocar a bola. É proibido erguer-se, pôr-se de pé ou dar passadas.
Uma pequena perda de contato com a quadra é permitida para jogar a bola, excluindo-se o saque, o bloqueio e golpe de ataque, quando a bola estiver completamente mais alta que o topo da rede.
14 VA - O primeiro árbitro r ealiza suas funções de pé no solo no poste em uma das extremidades da rede.
14 V - O primeiro árbitro realiza suas funções sentado ou de pé na plataforma de árbitro localizada em uma da s extremidades da rede
Sua visão deve estar aproximadamente 50 cm acima da rede.
Atividade I
Com os alunos divididos em grupos e sentados em círculo começar um vôlei sentado com troca de passes de toque e manchete entre os alunos de cada grupo.
Essa será uma boa oportunidade para que o professor comece a abordar o voleibol adaptado, suas regras, inclusão, dificuldades e dinâmica do jogo.
Atividade II
Dividir a turma em dois times e montar um jogo de vôlei sentado e de preferência seguindo as regras oficiais deste jogo.
Discutir com a turma se já conhecia as paraolimpíadas e os jogos nela realizados. Discutir como as modificações das regras proporcionam a inclusão;
Verificar se os alunos entenderam e reconhecem as limitações das pessoas portadoras de necessidades especiais;
Discutir como a escola poderia fazer para contribuir para uma maior participação dos alunos portadores de necessidades especiais em todas as disciplinas.
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